A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que promove melhorias estéticas e funcionais no nariz do paciente, podendo ser realizada a partir de diferentes métodos
A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo melhorar a aparência e a proporção do nariz, fazendo com que o paciente aprimore sua autoestima e passe a se sentir bem consigo mesmo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o procedimento é um dos mais realizados no País. Estima-se que apenas no ano de 2018, mais de 46 mil pessoas tenham realizado uma rinoplastia.
Ainda que a cirurgia de nariz seja extremamente popular, muitos desconhecem sobre as particularidades do procedimento, especialmente a diferença entre rinoplastia aberta e fechada. Saiba mais a seguir!
Índice
O que é rinoplastia aberta e fechada?
Atualmente existem duas técnicas que podem ser utilizadas para a realização de uma rinoplastia. A principal delas é a rinoplastia aberta, denominada exorrinoplastia.
A técnica de exorrinoplastia consiste em uma pequena incisão na ponta do nariz e na parte interna das narinas, possibilitando que o cirurgião plástico consiga visualizar mais claramente as estruturas nasais. Por meio deste método, é possível realizar alterações mais significativas.
A rinoplastia aberta é a técnica de preferência do Dr. Paolo Rubez justamente pelos benefícios que oferece, fazendo com que o especialista tenha uma visão mais completa das estruturas, o que permite um desempenho ainda melhor.
O que é rinoplastia fechada?
A técnica de rinoplastia fechada, também chamada de endonasal, consiste em uma técnica mais rápida, deixando as cicatrizes ainda mais imperceptíveis, já que o procedimento é feito inteiramente dentro das narinas.
Qual a diferença entre rinoplastia aberta e fechada?
Resumidamente, a principal diferença entre rinoplastia aberta e fechada se dá pela maneira em que elas são realizadas. Na rinoplastia aberta, o cirurgião possui mais liberdade para fazer as alterações de acordo com os incômodos apresentados e discutidos com o paciente, realizando duas incisões — uma pequena na base do nariz, localizada entre as narinas, e outra na parte interna.
Por meio desta metodologia, é possível combinar outras técnicas para o aumento dos benefícios do paciente. Um dos métodos comumente associados é a correção do septo nasal, por exemplo.
A técnica de rinoplastia fechada, por sua vez, possui mais limitações, sendo usada apenas em casos pontuais, como mudar o formato da ponta do nariz. A aberta permite ao cirurgião uma visão completa das estruturas do nariz, enquanto a fechada isso não ocorre.
Onde fica a cicatriz da rinoplastia?
Uma grande preocupação de pacientes que se submetem a procedimentos cirúrgicos é a cicatriz resultante. Mesmo que a sua existência seja imprescindível para a realização da cirurgia, ela não deve ser um fator preocupante no caso da rinoplastia.
Cirurgiões especializados como o Dr. Paolo Rubez procuram sempre realizar incisões delicadas e em lugares estratégicos, para que os pacientes fiquem ainda mais satisfeitos com os resultados alcançados a partir do procedimento, e não tenham que se preocupar com a existência de cicatrizes.
De qualquer forma, as cicatrizes da rinoplastia são praticamente imperceptíveis. No caso da rinoplastia aberta, a cicatriz fica comumente localizada na columela — parte do meio do nariz que separa as duas narinas —, trazendo nenhum incomodo para o paciente.
Assim como o procedimento requer um tempo de recuperação, a cicatriz pode levar alguns meses para que atinja uma aparência mais discreta.
Quanto tempo leva para ver o resultado de uma rinoplastia?
Como todo procedimento cirúrgico, o paciente deve se submeter a um processo de recuperação, seguindo a orientação médica com atenção e cautela. Pode ser necessário:
- Dormir com a cabeça elevada sob um travesseiro pelo menos nos 5 primeiros dias;
- Manter uma alimentação pastosa para evitar que a mastigação atrapalhe a cicatrização;
- Evitar o uso de óculos, e retomar apenas sob liberação médica;
- Utilizar protetores solares e evitar a exposição do sol sempre que possível, principalmente durante os primeiros meses.
As primeiras semanas podem ser um tanto incômodas. Entretanto, na segunda semana de cirurgia pode ser que o paciente já não apresente mais hematomas, podendo retomar sua rotina gradativamente.
Após um mês, pode ser que o paciente consiga retornar à prática de exercícios físicos, mas sempre com cautela. Esportes de contato devem ser evitados para que não ocorram lesões.
Cuidados como esse são primordiais para que o paciente obtenha uma recuperação mais tranquila, um processo de cicatrização agradável e bons resultados. O paciente não deve esperar que o resultado imediato do procedimento seja o final, já que o nariz pode apresentar inchaço por várias semanas e até mesmo meses.
Estima-se que o resultado de uma rinoplastia pode ser visto em torno de 12 meses após a cirurgia. Para pacientes de pele grossa, o período pode ser maior.
Para maiores esclarecimentos sobre a diferença entre rinoplastia aberta e fechada, e qual método é o mais indicado para você, entre em contato com a clínica do Dr. Paolo Rubez e marque uma consulta!
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
Dr. Paolo Rubez – Instituto Rubez de Cirurgia Plástica.