Fale conosco pelo WhatsApp

Blefaroplastia

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que melhora a aparência das pálpebras superiores e inferiores por meio da remoção do excesso de pele da região, eliminação de bolsas de gordura, rugas e flacidez. O intuito é promover o rejuvenescimento dos olhos, além de melhorar o campo de visão dos pacientes que apresentam ptose palpebral — queda das pálpebras superiores.

Dependendo das características do paciente e sinais de envelhecimento apresentados por ele, a blefaroplastia pode ser realizada na pálpebra superior, inferior ou em ambas, sendo por vezes associada a outras técnicas — tais como ritidoplastia do terço superior da face. Trata-se de uma cirurgia bastante delicada e individualizada, que precisa respeitar a anatomia e as particularidades do paciente para que o resultado seja satisfatório.

Entenda como é realizada a blefaroplastia

A blefaroplastia é um procedimento relativamente rápido. Dura cerca de 40 minutos a até 2 horas para ser realizado. Com o paciente anestesiado e sedado, o cirurgião plástico faz cortes na região palpebral e retira o excesso de pele, gordura e músculo. Em seguida, as estruturas são reposicionadas e o especialista faz o preenchimento de sulcos ou deformidades encontradas na região.

Por fim, as incisões são fechadas por meio de suturas absorvíveis ou adesivos de pele, que conferem um resultado melhor ao procedimento cirúrgico. A cicatriz resultante é simples e fina, sendo facilmente escondida entre as dobras da pele ou sob os cílios. O aparecimento de queloides é muito raro nesta região, embora possa acontecer em alguns casos.

Indicações para a cirurgia

Não existe uma idade ideal para a realização da blefaroplastia, e a cirurgia pode ser realizada em qualquer paciente que se sinta incomodado com a aparência ou funcionalidade de suas pálpebras. O procedimento geralmente é procurado por indivíduos que apresentam flacidez na região ou presença de bolsas sob os olhos, causando uma aparência envelhecida e olhar de cansaço.

Em geral, essas características são observadas em pessoas com mais de 40 anos, mas alguns fatores podem contribuir diretamente para o envelhecimento precoce das pálpebras. São eles:

  • Exposição solar sem proteção adequada;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo;
  • Predisposição genética;
  • Doenças oculares específicas.

Embora a maioria das pessoas que se submetem a uma blefaroplastia façam a cirurgia por questões estéticas, a intervenção também é indicada para indivíduos que apresentam campo de visão prejudicado pelo caimento das pálpebras. Existem casos, ainda, em que é necessário tratar a região que contém os cílios.

Cuidados antes e depois da blefaroplastia

Assim como em qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico, a blefaroplastia exige atenção específica tanto antes como depois da cirurgia. Os cuidados pré-operatórios incluem a realização de exames específicos que visam avaliar se o paciente apresenta condições de saúde para se submeter à intervenção e identificar possíveis alterações que possam comprometer a recuperação do paciente ou o resultado da operação.

Antes da cirurgia, também é necessário conversar honestamente com o especialista para alinhar expectativas em relação aos resultados que podem ser alcançados e receber orientações específicas e individualizadas. O cirurgião também poderá registrar imagens para efeitos comparativos do antes e depois da blefaroplastia.

Previamente à cirurgia também pode ser necessário ajustar medicamentos de uso contínuo, parar de fumar e evitar fármacos que prejudicam a cicatrização.

Pós-operatório e recuperação

Após a cirurgia, é esperado que o paciente apresente inchaço e hematomas no local operado, podendo inclusive ter dificuldade para abrir e fechar os olhos. Porém, esses são efeitos passageiros e que devem passar após alguns dias, com ajuda de repouso e compressas frias. Outros cuidados essenciais no pós-operatório da blefaroplastia incluem evitar maquiagem nos olhos, se proteger contra a exposição solar e dormir de barriga para cima.

Quanto tempo para ver o resultado da blefaroplastia?

Os pontos resultantes do procedimento são removidos em até 8 dias, e o paciente pode retomar as atividades físicas entre 2 a 3 semanas após o procedimento. O inchaço e os hematomas desaparecem gradualmente, e os resultados da cirurgia de pálpebras pode ser observado já nas primeiras semanas após a realização da blefaroplastia. Apesar disso, o resultado pode levar até um ano para ser observado.

Vale lembrar que, por mais que o procedimento seja capaz de corrigir imperfeições e sinais de envelhecimento que afetam a região dos olhos, o corpo certamente continuará apresentando as consequências do passar dos anos à medida que o tempo passa. Nesse sentido, é importante adotar cuidados para minimizar esses efeitos e ajudar a manter os resultados da blefaroplastia.

Como fica a cicatriz da blefaroplastia?

A cirurgia deixa uma cicatriz discreta, que fica escondida na dobra da pálpebra superior ou bem abaixo dos cílios inferiores, dependendo da região que foi tratada a partir da cirurgia. Como foi explicado, o aparecimento de queloides nesta região é muito raro, e a cicatriz resultante é bem fina e praticamente imperceptível.

É necessário aguardar pelo menos 3 meses para o amadurecimento da cicatriz. Após esse período, ela pode ser disfarçada com uma maquiagem leve, caso o paciente sinta necessidade.

Quanto custa uma cirurgia de blefaroplastia

De acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), a divulgação de valores de um procedimento médico não pode ser feita pela internet. Para saber o valor da blefaroplastia, é preciso se consultar presencialmente com um cirurgião plástico de confiança, que vai analisar o caso e identificar se o procedimento realmente é adequado às necessidades e expectativas do indivíduo.

Se você quiser saber mais sobre a blefaroplastia, portanto, entre em contato com o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez e agende uma consulta!

Fontes:

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Instituto Rubez de Cirurgia Plástica.

Dr. Paolo Rubez

Dr. Paolo Rubez

Cirurgião Plástico
CRM/SP: 124.773
RQE: 38.994
Formado pela UNIFESP, o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez coloca em prática toda a sua experiência em cirurgias estéticas, além de colaborar na disseminação da cirurgia de combate a enxaqueca, técnica em que é pioneiro no Brasil

    AGENDE SUA
    CONSULTA ATRAVÉS
    DO NOSSO WHATSAPP

    Facilidade na hora de marcar consultas

    (11) 99687-5070