(11) 5093-3921 (11) 96445-1045 Contato@drpaolorubez.com.br
Fale conosco pelo WhatsApp

Como Funciona a Rinoplastia Fechada?

Revisado por: Dr. Paolo Rubez CRM/SP: 124773 - 20 de junho de 2019

Como Funciona a Rinoplastia Fechada?

A cirurgia plástica no nariz pode ser feita por meio de técnicas distintas. Entre elas está a rinoplastia fechada, tida por alguns cirurgiões como a metodologia mais complexa, uma vez que a visibilidade das estruturas nasais é mais reduzida.

Na rinoplastia fechada, também denominada de endo-rinoplastia, o cirurgião plástico manuseia os instrumentos por baixo da pele do nariz, sem levantá-la completamente portanto, com menor campo de visão.

Pela complexidade, é aconselhado ao paciente que procure por um cirurgião plástico que seja especialista em rinoplastia, ou seja, estudioso de técnicas para a obtenção de melhor resultado.

Para tornar o entendimento da técnica mais simples, o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, que tem afinidade com rinoplastia, explicará todas as peculiaridades da técnica de rinoplastia fechada. Confira.

Quando optar pela rinoplastia fechada?

A decisão da metodologia cirúrgica, sendo ela a rinoplastia fechada ou a rinoplastia aberta, fica a cargo do cirurgião plástico com base nas necessidades e expectativas do paciente, somada a metodologia de maior domínio por parte do cirurgião.

Hoje, além das duas técnicas mencionadas, algumas técnicas novas passam a ser executadas por alguns profissionais, sendo elas: rinoplastia ultrassônica e a rinoplastia preservadora.

Para a escolha da metodologia cirúrgica, o médico solicitará exames de imagem da face, como a tomografia, para ter melhor entendimento do caso e conseguir traçar o plano cirúrgico com o melhor resultado.

A opção pela rinoplastia aberta ou fechada respeitará a complexidade do que será reparado, assim como se a cirurgia se refere a uma rinoplastia secundária, por exemplo.

Como é feita a cirurgia de rinoplastia fechada?

Considerada a técnica mais tradicional de cirurgia plástica no nariz, a cirurgia de rinoplastia fechada pode ser feita de duas maneiras distintas, sendo elas:

  • Tradicional: em que o cirurgião plástico não tem visão nenhuma das estruturas nasais;
  • Parcial: método em que o cirurgião expõe a cartilagem para fora das incisões e tem uma visão melhor das estruturas.

A opção por uma das metodologias cabe ao cirurgião plástico e sua experiência com a técnica escolhida. Requer desse profissional muita habilidade, pois, toda a modificação no nariz é feita “às cegas”.

Atualmente muitos cirurgiões optam pela rinoplastia aberta exatamente por permitir uma melhor visualização das estruturas nasais e maior facilidade de manuseá-las.

Tempo de cirurgia e cuidados pós-cirúrgicos

O tempo de duração da rinoplastia fechada é, em geral de 2 a 3 horas. Isso se, durante o procedimento, não forem realizadas outras intervenções cirúrgicas. É comum que associado à rinoplastia seja feita a mentoplastia (cirurgia plástica no queixo – mento), tornando a simetria facial ainda mais harmônica.

É comum o uso de moldes, denominados aquaplast, para imobilizar a região e manter a nova estrutura posicionada sem nenhuma movimentação. Passados alguns dias da rinoplastia fechada, o molde é substituído por um curativo menor de micropore, prezando sempre pela manutenção da nova estrutura nasal.

Durante os 30 dias após o procedimento, são necessários cuidados em relação a higienização do nariz, sendo necessário cuidado para não afetar o processo de cicatrização. Não praticar exercícios físicos, não se expor ao sol, manter-se hidratado e prezar por uma alimentação mais balanceada, ajudam durante a recuperação.

Compressas frias ajudam na melhoria dos hematomas e edemas, assim como a amenizar quadros de dor no processo de recuperação.

Imagem de uma cirurgia de rinoplastia fechada

Benefícios da rinoplastia fechada

Um dos principais benefícios da rinoplastia fechada é a ausência de cicatrizes. Todas as incisões ficam na parte interna do nariz, não sendo visíveis.

Estima-se ainda que, pela menor manipulação na região, o pós-operatório é mais simples, com menor incidência de edemas.

Tempo de recuperação

Assim como em outras técnicas, o tempo de recuperação da rinoplastia fechada é de 2 semanas para melhora do inchaço e desaparecimento dos hematomas. Por se tratar de uma cirurgia plástica que modifica a estrutura nasal, é possível que o formato (aquele criado na cirurgia) se torne definitivo após um ano da plástica no nariz.

Esse tempo dependerá de cada caso, assim como na reação do organismo de cada paciente ao grau invasivo da cirurgia plástica no nariz. Independentemente de qual método usado, rinoplastia aberta ou fechada, o tempo de recuperação é semelhante, sendo variável apenas pelo processo cicatricial de cada paciente.

Contras da rinoplastia fechada

Devido à pouca visibilidade das estruturas do nariz do paciente, esse procedimento cirúrgico tem maior limitação. Como já mencionado, ela não expõe totalmente as estruturas e apresenta maior dificuldade para aplicação de algumas técnicas.

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida acerca da rinoplastia fechada e demais metodologias, entre em contato, agende uma consulta e veja se a plástica no nariz é indicada para o seu caso.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).