Fale conosco pelo WhatsApp

A rinoplastia deixa cicatriz?

rinoplastia deixa cicatriz
24 set, 2020

Ao surgir o desejo de realizar uma rinoplastia, podem surgir muitas questões — tanto de cunho funcional como estético — nos indivíduos interessados no procedimento. O resultado que pode ser obtido com a cirurgia é uma das principais preocupações, e é natural que os pacientes apresentem diversos questionamentos sobre o tema. Dentre eles está a dúvida se a rinoplastia deixa cicatriz.

Assim como qualquer cirurgia plástica, a rinoplastia deixa cicatriz. Embora essa informação possa ser alarmante para alguns, é importante salientar sobre a aparência da incisão e dos cuidados adequados durante o período de cicatrização. Confira a seguir todas as particularidades da cicatriz após a rinoplastia.

A rinoplastia deixa cicatriz: qual a sua aparência?

Ainda que seja inevitável o fato de que a rinoplastia deixa cicatriz, este fator não deve ser um alarde e tampouco uma característica que faça o indivíduo desistir do procedimento. Atualmente, os cirurgiões estão cada vez mais preocupados em minimizar a aparência das incisões, optando por realizar em lugares que ajudem a tornar as cicatrizes praticamente imperceptíveis — tanto para o paciente quanto para terceiros.

No caso da rinoplastia aberta, são necessárias incisões nas asas nasais, que resultam naturalmente, em duas pequenas e discretas cicatrizes. Nesta técnica, também pode ser feita uma incisão na região da columela, que também ocasiona em uma cicatriz. Entretanto, ela não fica visível após passados os meses de cicatrização.

Além do questionamento a respeito das cicatrizes, o paciente pode apresentar outras dúvidas a respeito do procedimento, como ocorrência de queloides no nariz, por exemplo. Queloides são extremamente incomuns, mesmo para pacientes que os têm em outras áreas do corpo. Mesmo assim, se o paciente considera necessário questionar sobre essa ou outras sequelas, é fundamental que ele se sinta confortável para conversar abertamente com seu cirurgião plástico.

O que passar na cicatriz da rinoplastia?

Não é necessário o uso de medicamentos na incisão, apenas seguir a orientação do cirurgião quanto a higienização do local. É fundamental que o paciente siga à risca os cuidados indicados pelo médico, fato esse que colabora e tem impacto direto no processo de cicatrização da rinoplastia.

Cicatrização da cirurgia plástica no nariz

Os cuidados no pré e no pós-operatório da rinoplastia — além de serem fundamentais para que a cirurgia seja feita com segurança e para alcançar um bom resultado — ajudam também para que ocorra uma ótima cicatrização. Portanto, todo cuidado é essencial para que a cicatrização seja efetiva.

Com os cuidados adequados no pós-operatório e atenção com a pele após a recuperação, como com o uso do protetor solar, a cicatriz da rinoplastia se torna imperceptível.

A cicatrização completa da rinoplastia pode demorar entre seis meses e um ano — quando será possível observar os resultados do procedimento. Sendo que, em alguns casos, podem ocorrer mudanças na cicatriz gradativamente com o passar do tempo, podendo ficar imperceptíveis.

Esse processo pode variar de um indivíduo para o outro, já que o repouso adequado, o tipo de pele do paciente e a intensidade das alterações realizadas podem influenciar diretamente no resultado e nos cuidados que o cirurgião julgue necessários.

O tempo de cicatrização e a aparência da cicatriz podem ser impactados por tais especificidades do caso. Entretanto, o cirurgião pode estabelecer uma média de tempo baseado em casos prévios. Mas é importante que o paciente esteja sempre em contato com o profissional, que irá acompanhar as particularidades apresentadas durante o processo de recuperação e cicatrização.

O fato de que a rinoplastia deixa cicatriz é apenas mais um dos detalhes que necessitam da atenção do paciente que deseja se submeter a um procedimento estético. Compreender todos os processos que antecedem a cirurgia, assim como aqueles que devem ser enfrentados após o procedimento, garantem uma maior estabilidade, especialmente dos resultados que podem ser alcançados com a intervenção cirúrgica.

Ter consciência sobre o tempo necessário de repouso e período de espera até que seja possível visualizar os resultados é imprescindível, assim como a noção de que a rinoplastia deixa cicatriz, por mais que ela seja discreta e quase imperceptível. Para saber mais, entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Dr. Paolo Rubez;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Sobre o autor
Formado na Escola Paulista de Medicina / Unifesp, é especialista em cirurgia plástica e cirurgia da enxaqueca. Além disso, passou por sete estágios em Cleveland, nos EUA, na University Hospitals, para se aprimorar em Rinoplastia.