Estima-se que 8 a cada 10 pessoas possuam problema de desvio de septo.
A septoplastia, ou cirurgia de desvio de septo, como também é conhecida, tem como principal objetivo fazer a correção, de forma cirúrgica, do desvio do septo nasal para aumentar a permeabilidade das fossas nasais e, por sua vez, melhorar a respiração e qualidade de vida do paciente.
Nem todos os tipos de desvio precisam de intervenção cirúrgica, uma vez que existem graus e localizações distintas da condição. Geralmente, a indicação do médico especializado para a realização da cirurgia é nos casos em que o desvio confere queixas funcionais — como dificuldade para respirar pelo nariz, dores de cabeça, formação de crostas e sangramentos nasais recorrentes — ou estéticas, como nariz torto ou desviado.
Já no caso das crianças, a septoplastia de desvio de septo é considerada apenas quando existem desvios extremos e que causam dificuldade para respirar ou deformidades no nariz muito marcantes.
Índice
Como é realizada a septoplastia?
A cirurgia de septoplastia é realizada sem qualquer tipo de incisão na pele externa do nariz, sendo feita por meio das narinas, ou seja, a estrutura interna, não causando nenhum tipo de cicatriz visível.
Essa incisão interna é pequena e serve para corrigir segmentos do septo nasal desviados que impedem a passagem do ar. Por norma, são colocadas no local pequenas placas com aproximadamente 1mm de espessura em cada uma das narinas, que devem permanecer na região por 4 dias.
A cirurgia é realizada sob anestesia geral para garantir o conforto do paciente, mas pode ser feita sob anestesia local ou sedação.
Vale ressaltar que a septoplastia não muda o aspecto do nariz externamente, a não ser que o septo apresente um desvio na porção caudal. No entanto, caso seja necessário, a cirurgia pode ser realizada de forma simultânea com a rinoplastia, que permite corrigir imperfeições no nariz.
Quais são os cuidados que devo ter no pós-operatório da septoplastia?
Os cuidados após septoplastia são essenciais para garantir o resultado esperado. Sendo assim, o paciente precisa ficar atento às orientações passadas pelo médico especialista e seguir todas as recomendações dadas por ele.
As precauções após septoplastia devem ser iniciadas logo no primeiro dia do procedimento e seguidas até o terceiro dia, período em que será preciso repousar e manter uma dieta com alimentos frios e pastosos ou líquidos, a fim de evitar esforço durante a mastigação.
Dessa forma, os alimentos sólidos só poderão ser reintroduzidos na dieta após o terceiro dia, salvo alimentos que exijam muito esforço na mastigação ou que são difíceis de fazer digestão.
Outros cuidados após septoplastia devem ser tomados pelo paciente, como a limpeza do nariz, que deve ser feita da forma indicada pelo médico, evitando inserir objetos na região durante o período de recuperação, para evitar machucar e causar algum dano no local.
Também pode-se indicar o uso de spray nasal para a lavagem, para que se mantenha a área sempre úmida, evitando ressecamentos e sangramentos. A solução usada para essa lavagem durante as precauções após septoplastia é o soro fisiológico a 0,9%.
Além disso, outros cuidados após a septoplastia devem ser tomados pelo paciente. Dentre eles, estão:
- Evitar viagens de avião durante as 3 primeiras semanas após a cirurgia;
- Dormir com a cabeceira elevada para ajudar na diminuição do inchaço;
- Fazer compressa fria sobre o nariz e olhos;
- Evitar assoar o nariz com muita força;
- Utilizar medicamentos analgésicos conforme prescrição médica e necessidade do paciente.
As atividades cotidianas mais intensas devem ser retomadas somente após 45 dias da cirurgia, já as mais leves podem ser retomadas entre três dias e três semanas, de acordo com a liberação do médico.
Contudo, caso o paciente mantenha corretamente os cuidados após a septoplastia, as atividades poderão ser retomadas em menos tempo, desde que sejam leves e acordadas com o médico responsável.
Vale destacar que é preciso ficar atento a alguns sinais de alerta durante esse período de cuidados após septoplastia, que incluem:
- Febre alta durante a recuperação;
- Sangramento nasal persistente e excessivo;
- Dor intensa, dias após a realização da cirurgia;
- Presença de secreção purulenta em grande quantidade.
Caso apresente alguns desses sintomas durante a realização das precauções após septoplastia, é imprescindível que o paciente procure ajuda médica o mais rápido possível, para que possa tomar as medidas necessárias e evitar maiores problemas.
Quais os benefícios da septoplastia?
De acordo com um estudo realizado, 8 em cada 10 brasileiros têm desvio de septo. Sendo assim, são muitas as pessoas que sofrem com essa questão, que pode levar a sérios problemas respiratórios. Entretanto, com a septoplastia é possível solucionar esse problema, a fim de melhorar a respiração do paciente e lhe trazer uma melhor qualidade de vida.
Dentre os problemas mais comuns relatados pelos pacientes que possuem desvio de septo, podemos citar:
- Nariz entupido constantemente;
- Sinusite constante;
- Diminuição do olfato e paladar;
- Dificuldade em inspirar o ar.
No caso de todos esses sintomas, é preciso procurar por um cirurgião para que seja feita uma avaliação para a realização da septoplastia. É importante sempre contar com um profissional adequado e qualificado para que o processo seja cumprido com total excelência, o que facilitará também nos cuidados após a septoplastia.
Saiba mais sobre a septoplastia, agendando uma consulta!
Fontes: