(11) 5093-3921 (11) 96445-1045 contato@drpaolorubez.com.br
Fale conosco pelo WhatsApp

Benefícios da cirurgia de desvio de septo

Revisado por: Dr. Paolo Rubez CRM/SP: 124773 - 7 de novembro de 2019

Benefícios da cirurgia de desvio de septo

O desvio de septo é uma deformidade na parede interna do nariz que pode dificultar a respiração do paciente, resultando em noites mal dormidas e menos qualidade de vida. Como o tratamento cirúrgico é o mais indicado para acabar com os sintomas, é comum as pessoas com essa condição se perguntarem quais são os benefícios da cirurgia de desvio de septo antes de se submeterem ao procedimento.

Antes de explicar sobre os benefícios da cirurgia de desvio de septo, ou septoplastia como o procedimento é conhecido no meio médico, é importante esclarecer como essa condição clínica se desenvolve. O desvio do septo nasal acontece quando a estrutura interna do nariz possui uma alteração em sua posição, provocando a tortuosidade do septo.

Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), 85% dos brasileiros possuem o desvio do septo nasal em diferentes graus de intensidade. Por conta disso, a recomendação cirúrgica deve ser feita com cautela, respeitando a necessidade de cada caso. Confira a seguir quais são as principais vantagens da cirurgia de desvio de septo.

Quais são os benefícios da septoplastia?

Considerando que o objetivo da septoplastia é melhorar e corrigir a obstrução nasal, os pacientes notam os seguintes benefícios da cirurgia de desvio de septo:

  • Paladar e olfato mais ativos;
  • Melhora significativa na respiração;
  • Sono mais profundo e sem interrupções;
  • Redução dos sintomas de sinusite crônica;
  • Eliminação das dores de cabeça relacionadas à condição;
  • Melhora na realização de atividades físicas, tanto para os pacientes que fazem exercícios para ter uma vida saudável quanto para os esportistas.

Como é feita a cirurgia desvio de septo?

Uma das dúvidas de quem quer saber os benefícios da septoplastia é sobre como é realizada a cirurgia. O procedimento pode ser feito em homens e mulheres por um otorrinolaringologista ou por um cirurgião plástico — sendo que este último pode corrigir tanto a parte funcional do nariz quanto a estética, somando a cirurgia com a rinoplastia.

A cirurgia de desvio de septo é iniciada com uma pequena incisão (corte) dentro do nariz. Em seguida, o profissional faz o descolamento da mucosa localizada sobre o osso do septo e da cartilagem. O próximo passo é remover as partes desviadas e recolocar a mucosa sobre o septo centrado.

Um dos benefícios da cirurgia de desvio de septo é que o procedimento demora aproximadamente 90 minutos para ser concluído. Geralmente, o paciente recebe uma sedação e anestesia local e é liberado dentro de 24 horas.

Septoplastia: Benefícios da cirurgia de desvio de septo
Imagem: Shutterstock

Benefícios da cirurgia de desvio de septo: quando é indicado fazer

É importante salientar que nem todo indivíduo com desvio de septo é um candidato elegível para a septoplastia. A recomendação para a cirurgia dependerá do grau de severidade do quadro e da intensidade dos sintomas relatados pelo paciente.

Por conta disso, antes de decidir usufruir dos benefícios da cirurgia de desvio de septo é fundamental obter a avaliação de um médico de confiança — otorrino ou cirurgião plástico — para verificar se o tratamento cirúrgico é o mais adequado.

Outro fator que interfere na indicação da cirurgia de desvio de septo é a idade. Os médicos costumam operar somente os pacientes com mais de 16 anos, já que nesta idade o crescimento septal está concluído. A única exceção é para os casos de desvio de septo severo.

No mais, a septoplastia é recomendada nos casos em que o paciente apresenta uma ou mais das condições abaixo:

  • Cefaleia;
  • Obstrução nasal;
  • Infecção nos seios paranasais.

Uma das vantagens da cirurgia de desvio de septo é que ela pode ser utilizada como um complemento para outros tratamentos. Isso acontece nos casos em que a dificuldade para respirar provoca distúrbios do sono como a apneia e o ronco, por exemplo.

Quanto tempo leva a recuperação da cirurgia de desvio de septo?

O pós-operatório é um dos benefícios da cirurgia de desvio de septo. Apesar de haver um sangramento nasal discreto nos primeiros dias após, a recuperação é tida como rápida e simples.

Para obter um resultado satisfatório é importante que o paciente siga todas as recomendações do médico. Os cuidados necessários nos 15 dias subsequentes da septoplastia — período no qual a região operada está mais delicada — são os seguintes:

  • Evitar a exposição solar;
  • Manter uma alimentação leve;
  • Não consumir alimentos quentes;
  • Dormir com um umidificador de ar;
  • Não fazer atividades físicas intensas;
  • Usar somente os medicamentos prescritos pelo médico;
  • Fazer compressas geladas na face para amenizar o inchaço;
  • Evitar banhos quentes para não facilitar o sangramento nasal;
  • Ficar de repouso durante o período recomendado pelo médico;
  • Realizar lavagens nasais com soro fisiológico, no mínimo, três vezes ao dia.

O paciente deve manter os cuidados pós-operatórios até liberação médica. O resultado definitivo aparece entre 20 e 30 dias da septoplastia.

Os benefícios da cirurgia de desvio de septo são especialmente significativos para os pacientes que sofrem com o ronco, nariz entupido, rinossinusite crônica e retenção de secreção. Caso queira saber como a septoplastia pode melhorar sua qualidade de vida, entre em contato e agende uma consulta com o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez.

Fontes

Fundação Otorrinolaringologia (FORL);

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).