Fale conosco pelo WhatsApp

Quais os 5 principais exames para uma rinoplastia?

Imagem ilustrativa.

28 julho, 2022 Por:

O procedimento cirúrgico demanda alguns exames para o médico estar por dentro do quadro clínico do paciente

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico geralmente buscado por quem pretende harmonizar melhor o formato do nariz com os traços do rosto. Ao tomar a decisão de se submeter a esse procedimento cirúrgico, o paciente deve ter um cuidado especial com os principais exames para uma rinoplastia.

Os exames corretos são fundamentais para um bom resultado na cirurgia e um pós-operatório mais tranquilo, já que eles são capazes de indicar a condição de saúde do paciente e preparar os médicos para possíveis imprevistos. Confira os principais exames para uma rinoplastia.

Quais os principais tipos de exames que não podem faltar no pré-operatório da rinoplastia?

Os principais exames para uma rinoplastia são recomendados pelos cirurgiões para que eles possam ter clareza quanto ao quadro clínico do paciente, facilitando o processo de entender qual a melhor estratégia para aquele caso. Entre os principais exames para uma rinoplastia, podemos citar:

Exame físico

Na avaliação física, o profissional de saúde será capaz de avaliar questões sobre o estado de saúde geral do paciente. Aqui, serão investigadas possíveis doenças que possam interferir no procedimento cirúrgico, como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.

Para analisar a saúde do coração, o eletrocardiograma é fundamental, já que ele é responsável por detectar a atividade elétrica do coração.

Caso o paciente tenha alguma doença cardíaca, os principais exames para uma rinoplastia devem ser capazes de identificar essa condição, porque situações como arritmias e infartos prévios podem afetar negativamente o procedimento cirúrgico.

Exame de sangue

Para analisar o metabolismo e a capacidade de coagulação do paciente, um dos principais exames para uma rinoplastia é o hemograma completo. Além dele, é comum também que o médico peça por um exame de bioquímica básica, para entender a função renal e a glicemia.

Esses exames de sangue serão capazes de detectar a presença de anemias, diabetes e outras doenças. Os que costumam ser pedidos são:

  • Hemograma: para identificação das hemácias, leucócitos e plaquetas;
  • Glicemia em jejum: verifica os níveis de glicose, já que uma alta concentração de glicose no sangue pode indicar um maior risco de infecção para o paciente;
  • Coagulograma: para identificar a coagulação do sangue;
  • Uréia e creatinina: também no sangue, serve para o médico entender o funcionamento dos rins.

Exame de gravidez

No caso de mulheres em idade reprodutiva que farão a cirurgia, um dos principais exames para rinoplastia solicitados é o exame de gravidez, mais conhecido também como beta HCG. Ele é fundamental, já que em casos de gravidez a cirurgia deverá ter uma atenção especial do médico ou deverá ser adiada.

Coagulograma

Fundamental principalmente para o período de pós-cirurgia, o coagulograma avalia se a coagulação do sangue está dentro dos níveis de normalidade. Também é possível analisar se há a presença de alguma doença hemorrágica.

Tomografia computadorizada

O último entre os principais exames para rinoplastia é o exame de imagem. A tomografia computadorizada é produzida através de imagens criadas a partir da exposição à radiação. A partir dela é possível analisar órgãos e tecidos de uma maneira mais detalhada e completa do que a radiografia convencional.

Aqui, é possível fazer a radiografia do tórax, mais conhecida como raio-X, para avaliar se está tudo bem com a caixa torácica, pulmões e coração do paciente.

Também é recomendado fazer a tomografia dos seios da face para analisar a anatomia do nariz. Através desse exame, situações como desvio de septo e rinossinusites podem ser identificadas e tratadas já na cirurgia de rinoplastia.

Todos os exames solicitados pelo médico cirurgião responsável devem ser feitos antes da cirurgia de rinoplastia. Isso garante um procedimento mais assertivo e uma recuperação mais tranquila para o paciente.

Saiba mais sobre os exames necessários para uma rinoplastia agendando uma consulta! – https://drpaolorubez.com.br/agendar-consulta//.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr. Paolo Rubez

Dr. Paolo Rubez

Dr. Paolo Rubez

Cirurgião Plástico
CRM/SP: 124.773
RQE: 38.994
Formado pela UNIFESP, o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez coloca em prática toda a sua experiência em cirurgias estéticas, além de colaborar na disseminação da cirurgia de combate a enxaqueca, técnica em que é pioneiro no Brasil