O especialista em rinoplastia é um cirurgião plástico que buscou aperfeiçoamento a partir de diferentes práticas para torná-lo mais experiente nesse tratamento. Entenda a seguir!
Pretende fazer uma cirurgia plástica no nariz, mas ainda não encontrou um cirurgião de confiança? Para maior segurança e qualidade nos resultados, é fundamental buscar por um especialista em rinoplastia.
A alta complexidade da rinoplastia faz com que a participação de um especialista seja requerida, de forma a tornar o tratamento mais seguro, devido à maior experiência e qualificação para essa cirurgia plástica específica. Entenda tudo sobre o especialista em rinoplastia a seguir!
Índice
O primeiro passo ao buscar um cirurgião plástico para realização da rinoplastia é consultar o número do CRM desse profissional junto ao Conselho Regional de Medicina. Sem esse registro na entidade, o cirurgião plástico não tem autorização legal para exercer a profissão, sendo passível de punição caso descumpra essa norma.
Em seguida, deve-se buscar se o profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o que atesta a especialização em cirurgia plástica.
Essa trajetória acadêmica inclui a formação em medicina, com residência em cirurgia geral, e posterior especialização em cirurgia plástica, que é atestada em exame da SBCP.
De acordo com a SBCP e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), qualquer cirurgião plástico com essa formação está apto à realização da rinoplastia e todas as demais cirurgias plásticas.
Apesar da rinoplastia não ser uma subespecialidade formal, o profissional pode buscar essa formação a partir de especializações, grupos de pesquisa e quantidade de cirurgias do nariz que o tornam mais experiente na técnica.
Pensando nisso, quando se fala em encontrar um especialista em rinoplastia, apesar da verificação no CRM e SBCP ser importante para atestar a qualificação do profissional, ela não é o suficiente para avaliar o quão experiente um cirurgião plástico é.
Alguns critérios podem ser usados pelo paciente em busca de um especialista em rinoplastia, como destacado a seguir.
O especialista em rinoplastia deve ter um vasto nível de conhecimento técnico sobre a cirurgia plástica do nariz, seja ela estética, funcional ou reparadora.
Para averiguar essa experiência e qualificação, a principal recomendação é buscar artigos científicos, em revistas médicas conceituadas, sobre o tema.
Isso não significa que você precisa ler esses artigos, mas esse levantamento ajuda a constatar que o cirurgião plástico é uma referência no campo de pesquisa, e também que está a par das principais técnicas e novidades da cirurgia plástica do nariz.
No currículo do profissional também é possível verificar a participação em congressos e conferências científicas, inclusive voltadas especificamente à rinoplastia, o que comprova o maior nível de conhecimento técnico na área.
A Medicina está em constante atualização, o que demanda ao profissional especialista em rinoplastia uma constante presença em cursos de formação e especialização da área médica de participação, de preferência em instituições médicas de renome que atestem essa busca por conhecimento especializado.
Além da atuação em instituições renomadas brasileiras, verifique também se o médico escolhido tem buscado atualizações em instituições estrangeiras, as quais, muitas vezes, são pioneiras em novas técnicas, recursos e protocolos para tornar a rinoplastia mais segura e satisfatória.
A indicação de pacientes que já se submeteram a uma cirurgia plástica no nariz também pode auxiliar nesta pesquisa.
Atualmente, a internet é uma importante aliada nesse quesito, podendo ser pesquisada a reputação do cirurgião plástico em fóruns específicos com muitos pacientes dispostos a ajudar.
Ter um histórico de avaliações positivas é, sem dúvida, um aspecto importante para transmitir mais segurança ao novo paciente.
A rinoplastia pode ser estética, funcional ou reparadora, mas existem diversas técnicas cirúrgicas viáveis a fim de entregar os resultados almejados pelo paciente.
O cirurgião plástico especialista em rinoplastia deve dominar essas diferentes possibilidades e ser um estudioso das técnicas de cirurgia facial, com maior foco e atenção às metodologias de rinoplastia, sendo elas:
A necessidade de constante atualização por parte de um cirurgião plástico especialista em cirurgia no nariz deve-se ao fato da complexidade de tal procedimento cirúrgico.
O nariz é o ponto central da face e qualquer assimetria pode acarretar na necessidade de uma rinoplastia secundária, com maior grau de complexidade e maior margem para resultados insatisfatórios.
Por isso, quando procurar por um cirurgião plástico para uma cirurgia no nariz, pesquise a formação desse profissional e, também, se ele dedica sua atuação médica para tornar-se um especialista em rinoplastia.
É fundamental que a qualificação e experiência sejam critérios mais importantes na hora de escolher o cirurgião plástico do que os valores em si.
Os custos da cirurgia plástica serão influenciados por fatores diversos, incluindo centro cirúrgico, exames pré-operatórios, honorários do anestesista e também do cirurgião plástico, que, nesse caso, terá valores condizentes com seu nível de experiência e qualificação.
É importante salientar que médicos que informam valores sem consulta prévia não cumprem com a norma imposta pelo CFM, que proíbe tal ação, sendo necessário que o paciente passe por uma consulta antes de ter acesso ao valor de qualquer procedimento cirúrgico de cunho estético.
Essa restrição ocorre porque o valor da rinoplastia pode ser influenciado por outros fatores, como extensão do tratamento, associação de procedimentos ou técnica cirúrgica, de forma que o valor total só poderá ser decidido após uma avaliação individualizada.
É possível que um paciente tenha mais dificuldades de encontrar um especialista em rinoplastia, de acordo com os critérios anteriormente apresentados, em seu local de residência, e por isso surge a dúvida: vale a pena viajar para uma consulta?
A resposta é que sim, vale a pena! A centralidade do nariz na estética e complexidade dessa cirurgia plástica, com implicações estéticas e funcionais, demanda experiência e qualificação por parte do profissional, o que é inegociável.
Optar por um especialista em rinoplastia, mesmo que precise viajar, é ainda mais importante no caso da rinoplastia secundária, quando o paciente já teve uma experiência insatisfatória anteriormente, o que torna o nível de complexidade do tratamento ainda maior, devido ao tecido fibroso presente na região a ser operada.
Como visto, além da formação básica do cirurgião plástico, o profissional pode buscar o aprimoramento na rinoplastia a partir de outras práticas profissionais e acadêmicas, e esse é o caso do Dr. Paolo Rubez.
Após se formar em medicina pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP e concluir todas as residências e especializações necessárias para tornar-se cirurgião plástico, o Dr. Paolo Rubez foi buscar aperfeiçoamento e se tornar especialista em rinoplastia na University Hospitals, em Cleveland – EUA.
No Brasil, participou de grupos de estudos em Rinoplastia Estética e Reparadora pelo Hospital São Paulo/UNIFESP, tendo se tornado especialista em rinoplastia na metodologia aberta e estruturada.
Em 2019, Rubez voltou a Cleveland, na University Hospitals, para aprimorar suas técnicas de rinoplastia e replicá-las em seus pacientes no Brasil. Rubez tem aptidão na realização de rinoplastia aberta e estruturada, que segundo ele, confere um resultado mais satisfatório ao paciente, assim como maior previsibilidade de resultado no longo prazo.
Para desenvolver-se acadêmica e profissionalmente, Rubez tem conciliado a atuação clínica com diversas atividades extracurriculares, como:
Constata-se, assim, que é possível encontrar um especialista em rinoplastia que, devido à sua formação, dedicação e atuação na área, seja o profissional mais qualificado a realizar essa cirurgia plástica.
Saiba mais sobre esse e demais procedimentos realizados pelo Dr. Paolo Rubez agendando uma consulta!
Lifting facial ou preenchimento? Veja aqui
Veja Saúde, a maior e melhor revista de medicina, nutrição e bem-estar do Brasil, clique…