Fale conosco pelo WhatsApp

O que é a Rinoplastia Estruturada ?

Paciente dormindo enquanto médico segura pinças para cirurgia de rinoplastia estruturada
07 out, 2020

Utilizando excertos de cartilagem, a rinoplastia estruturada tem como objetivo solucionar e corrigir incômodos ou deformidades da estrutura nasal.

 

A rinoplastia estruturada é uma cirurgia plástica nasal que utiliza enxertos estruturados de cartilagem para corrigir deformidades e solucionar queixas estéticas dos pacientes. Trata-se de uma técnica que foi desenvolvida com o intuito de alcançar resultados mais consistentes e duradouros a longo prazo, tanto do ponto de vista estético como no âmbito funcional do nariz operado.

Desenvolvida na década de 1990, nos Estados Unidos, a rinoplastia estruturada visa minimizar os casos de alterações nasais após a realização da cirurgia de nariz. Antes disso, as técnicas cirúrgicas se baseavam apenas em reduzir o formato do nariz, proporcionando um resultado delicado e sem se preocupar com a estruturação.

O que acontece, porém, é que os tecidos nasais sofrem um estresse contínuo ao longo dos anos, sendo afetados principalmente pela respiração e pelo envelhecimento natural do organismo. A longo prazo, esses efeitos podem alterar a cartilagem e reduzir a capacidade de sustentação da pele, levando a deformações estéticas ao longo dos anos — sobretudo se o indivíduo realizou uma rinoplastia redutora.

Quais são os diferenciais da rinoplastia estruturada?

Como foi explicado, a rinoplastia estruturada tem como principal diferencial o uso de cartilagens para dar sustentação às estruturas nasais, garantindo um reforço que permite a manutenção do formato conforme moldado pelo cirurgião plástico. Essas cartilagens são autólogas, ou seja, extraídas do próprio paciente — geralmente da orelha, costela ou até mesmo do nariz que está sendo operado.

O uso deste tipo de cartilagem ajuda a minimizar as chances de que ocorra rejeição do organismo, o que prejudicaria diretamente o resultado alcançado por meio da cirurgia nasal. Além disso, o cirurgião pode optar pela interrupção dos ligamentos cartilaginosos, o que possibilita uma melhor moldagem das estruturas nasais conforme o desejo estético do paciente.

Atualmente, a técnica de rinoplastia estruturada é a mais recomendada para praticamente todos os pacientes, independentemente de suas características e necessidades. A metodologia garante resultados mais persistentes, embora o nariz operado possa ficar mais endurecido ao tato.

Como o procedimento é realizado?

A rinoplastia estruturada é realizada preferencialmente a partir da metodologia aberta, que é a técnica mais segura executada pelo Dr. Paolo Rubez. Para este procedimento, o especialista faz uma incisão que expõe todas as estruturas nasais, permitindo que elas sejam moldadas e reposicionadas conforme a necessidade do caso. A rinoplastia aberta é mais indicada justamente porque permite uma boa visualização do nariz, garantindo resultados mais harmoniosos.

Esta cirurgia pode ser realizada com o paciente sob anestesia geral ou local, com sedação, dependendo do que for mais confortável e seguro para ele. O procedimento pode ser realizado juntamente com a correção funcional de aspectos como desvio de septo, proporcionando também uma melhora respiratória juntamente com os benefícios estéticos.

Cuidados pré e pós-operatórios

Os cuidados pré-operatórios para a rinoplastia estruturada são os mesmos de qualquer outro procedimento, e envolvem a realização de exames para avaliação do estado de saúde do indivíduo e identificação de possíveis fatores de risco. A preparação também inclui uma avaliação de um anestesiologista e recomendações específicas como suspender o consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e medicamentos com ação anticoagulante.

Embora o pós-operatório possa incluir o aparecimento de inchaço e hematomas, esses são efeitos passageiros e considerados comuns após uma rinoplastia. Para garantir um processo de recuperação dentro do esperado, é recomendado que o paciente adote os seguintes cuidados:

  • Mantenha repouso por aproximadamente 10 dias;
  • Dê preferência para o consumo de alimentos macios e frios nos primeiros dias;
  • Aplique compressas frias na face;
  • Mantenha a cabeça mais elevada que o tronco;
  • Evite a exposição solar;
  • Reduza o uso de cosméticos e evite usar óculos e outros acessórios que façam peso sobre a região operada.

Quer entender melhor como funciona a rinoplastia estruturada e descobrir se este procedimento é indicado para solucionar suas questões estéticas? Então, entre em contato com o Dr. Paolo Rubez e agende uma consulta!

Fontes:

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Paolo Rubez.

 

Sobre o autor
Formado na Escola Paulista de Medicina / Unifesp, é especialista em cirurgia plástica e cirurgia da enxaqueca. Além disso, passou por sete estágios em Cleveland, nos EUA, na University Hospitals, para se aprimorar em Rinoplastia.