Fale conosco pelo WhatsApp

O que é a Rinoplastia Estruturada ?

28 out, 2014

A evolução das técnicas de rinoplastia ao longo dos últimos anos passou inicialmente pela chamada Endorino ou rinoplastia fechada, em que o procedimento era feito apenas por incisões dentro do nariz, sem exposição completa de suas estruturas; para a Exorino ou rinoplastia aberta, com incisão também externa e levantamento de toda a pele do nariz, evidenciando suas estruturas ósseas e cartilaginosas.

Atualmente a Exorino é bastante mais usada pelos cirurgiões plásticos do que a Endorinoplastia.

Um novo conceito dentro do arsenal de técnicas para a cirurgia nasal é o da Rinoplastia Estruturada, em que o nariz é “montado” com uma série de enxertos cartilaginosos, que reforçam a nova estrutura criada e permitem um resultado mais duradouro a longo prazo. Dentro desta técnica o nariz operado pode ficar mais endurecido ao tato, pela estruturação recebida, porém tende a manter as novas características com os anos.

Evidentemente, em qualquer técnica utilizada pelo cirurgião plástico, o resultado é imprevisível em seus detalhes, uma vez que depende não só da cirurgia em si, mas sobretudo da retração cicatricial que o nariz sofre com o tempo.

Sobre o autor
Formado na Escola Paulista de Medicina / Unifesp, é especialista em cirurgia plástica e cirurgia da enxaqueca. Além disso, passou por sete estágios em Cleveland, nos EUA, na University Hospitals, para se aprimorar em Rinoplastia.