Fale conosco pelo WhatsApp

Como funciona a rinoplastia aberta?

Cliente sorrindo após cirurgia.

26 julho, 2022 Por:

O procedimento cirúrgico corrige a estética do nariz e pode trazer mais auto-estima ao paciente

Quem busca alterar a estética do nariz através da rinoplastia vai se deparar com dois procedimentos cirúrgicos muito conhecidos: a rinoplastia aberta e a rinoplastia fechada. Mas qual será que é a diferença entre os dois?

Tanto uma quanto a outra são eficazes para harmonizar esteticamente o nariz com o resto do rosto. A grande diferença está na maneira como são feitas e a decisão médica de optar por uma ou outra segue alguns critérios estabelecidos pela medicina. Conheça agora as principais características da rinoplastia aberta.

Quando optar pela rinoplastia aberta?

A cirurgia de rinoplastia aberta é recomendada em casos de desarmonia do nariz em relação aos outros traços do rosto. Como se trata de uma cirurgia aberta, ela permite que o tamanho e o formato do nariz sejam modificados, fazendo com que um novo nariz melhore a aparência do paciente e a sua autoestima.

Além da questão estética, é indicada para pessoas que sofreram algum trauma, como acidentes, e correções de problemas respiratórios também.

Como é feita a cirurgia de rinoplastia aberta?

Na rinoplastia aberta, o médico cirurgião faz uma incisão no espaço entre as narinas para ter uma visualização ampla e direta do local. Com as estruturas nasais bem visíveis, ele consegue remodelar o nariz e atingir um ótimo resultado.

Tempo de cirurgia e cuidados pós-cirúrgicos

Em média, a rinoplastia aberta costuma durar duas horas. Assim que a cirurgia for finalizada, uma tala será colocada no local para a finalização da modelagem e a proteção do nariz, que estará sensível devido à cirurgia.

É comum que o rosto e o nariz fiquem com hematomas e inchados no pós-operatório, além disso, o paciente também pode sentir dores de cabeça e uma maior sensibilidade na região operada.

Benefícios da rinoplastia aberta

Como vimos, a rinoplastia aberta permite uma maior remodelagem do nariz para a harmonização do rosto do paciente, já que ela aumenta a possibilidade de precisão do cirurgião ampliando o seu campo de visão. É possível diminuir a ponta, a rotação, melhorar o tamanho e ressaltar o dorso.

Além disso, o risco clínico da rinoplastia aberta é baixo, o que costuma ser um ponto positivo no processo de recuperação após a cirurgia.

A rinoplastia aberta conta com muitas vantagens, mas por se tratar de um procedimento cirúrgico mais invasivo, os pacientes podem ficar receosos quanto ao resultado estar condicionado ao aparecimento de novas cicatrizes, que possam ficar aparentes no rosto.

No entanto, isso não é verdade, já que quando a cirurgia de rinoplastia aberta é feita por um cirurgião plástico experiente, as cicatrizes são quase imperceptíveis.

Desvantagens da rinoplastia aberta

A rinoplastia aberta é um procedimento rápido e seguro. Quando feito por um bom profissional cirurgião, costuma trazer resultados satisfatórios capazes de melhorar a harmonia do rosto e melhorar a autoestima dos pacientes.

No entanto, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de optar pelo procedimento que o diferencia da rinoplastia fechada. Entre as desvantagens da rinoplastia aberta, podemos citar:

  • O procedimento leva mais tempo para ser realizado do que a rinoplastia fechada;
  • Existem mais chances de ter edema no pós-operatório;
  • Perda de pele no retalho columelar, que é a ponta do nariz.

Tempo de recuperação

Em geral, os pacientes costumam retomar as suas rotinas de sete a dez dias após o procedimento da rinoplastia aberta. No entanto, exercícios mais intensos só devem ser feitos após um mês, seguindo sempre as orientações do profissional da saúde responsável pela cirurgia.

Respeitando as orientações médicas, o pós-operatório da rinoplastia aberta costuma acontecer sem grandes problemas e trazer excelentes resultados aos pacientes.

Saiba mais sobre rinoplastia aberta agendando uma consulta! – https://drpaolorubez.com.br/agendar-consulta//.

Fontes:

Dr. Paolo Rubez

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr. Paolo Rubez

Dr. Paolo Rubez

Cirurgião Plástico
CRM/SP: 124.773
RQE: 38.994
Formado pela UNIFESP, o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez coloca em prática toda a sua experiência em cirurgias estéticas, além de colaborar na disseminação da cirurgia de combate a enxaqueca, técnica em que é pioneiro no Brasil