Fale conosco pelo WhatsApp

Especialista em Rinoplastia

Consulta com um especialista em rinoplastia
27 jun, 2019

Pretende fazer uma cirurgia plástica no nariz, mas ainda não encontrou um cirurgião de confiança? Saiba que para tal procedimento a procura deve ser por um especialista em rinoplastia.

Entende-se por especialista em rinoplastia profissional formado em medicina, com residência em cirurgia geral e posterior especialização em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), e com foco de atuação nesta área.

Nem a SBCP, nem o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) reconhecem um cirurgião plástico como especialista em determinado procedimento e sim um cirurgião gabaritado a realizar diversos protocolos cirúrgicos de cunho estético e reparador.

Desta forma, subentende-se que um cirurgião plástico especialista em rinoplastia é estudioso de técnicas de cirurgia facial, com maior foco e atenção às metodologias de rinoplastia, sendo elas:

  • Rinoplastia aberta;
  • Rinoplastia fechada;
  • Rinoplastia estruturada.

A necessidade de buscar constante de atualização por parte de um cirurgião plástico especialista em cirurgia no nariz deve-se ao fato da complexidade de tal procedimento cirúrgico.

O nariz é o ponto central da face e qualquer assimetria pode acarretar na necessidade de uma rinoplastia secundária, com maior grau de complexidade e maior margem de não ficar como o esperado.

Por isso, quando procurar por um cirurgião plástico para uma cirurgia no nariz, pesquise a formação desse profissional e se ele foca seu trabalho para tornar-se um especialista em rinoplastia.

Como encontrar um especialista em rinoplastia?

Após se formar em medicina pela Escola Paulista de Medicina /UNIFESP e concluir todas as residências e especializações necessárias para tornar-se cirurgião, o Dr Paolo Rubez foi buscar aperfeiçoamento e se tornar especialista em rinoplastia na University Hospitals, em Cleveland – EUA.

No Brasil participou de grupos de estudos em Rinoplastia Estética e Reparadora pelo Hospital São Paulo/ UNIFESP, tendo se tornado especialista em rinoplastia na metodologia aberta e estruturada.

Em 2019, Rubez voltou a Cleveland, na University Hospitals, para aprimorar suas técnicas de rinoplastia e replicá-las em seus pacientes no Brasil. Rubez tem aptidão na realização de rinoplastia aberta e estruturada, que segundo ele, confere um resultado mais satisfatório ao paciente, assim como maior previsibilidade de resultado a longo prazo.

Para encontrar um especialista em rinoplastia, o paciente deve primeiro consultar o número do CRM desse profissional junto ao Conselho Regional de Medicina. Sem esse registro na entidade, o cirurgião plástico não tem autorização legal para exercer a profissão, sendo possível punição a quem infringir essa norma.

A indicação de pacientes que já se submeteram a uma cirurgia plástica no nariz também pode auxiliar nesta pesquisa. Após agendar uma consulta e o paciente sentir-se seguro quanto ao cirurgião, basta certificar-se do registro do mesmo para então tomar a decisão de optar por esse especialista em rinoplastia.

É importante salientar que médicos que informam valores sem consulta prévia, não cumprem com a norma imposta pelo CFM, que proíbe tal ação, sendo necessário que o paciente passe por uma consulta antes de ter acesso ao valor de qualquer procedimento cirúrgico de cunho estético.

Atividades Extracurriculares do cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez

  • Presença nos principais congressos nacionais e internacionais;
  • Apresentação de trabalhos científicos em congressos;
  • Estágios com cirurgiões e serviços especialistas em face e nariz;
  • Seguimento mensal das principais revistas científicas da especialidade.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

Conselho Federal de Medicina;

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP).

Sobre o autor
Formado na Escola Paulista de Medicina / Unifesp, é especialista em cirurgia plástica e cirurgia da enxaqueca. Além disso, passou por sete estágios em Cleveland, nos EUA, na University Hospitals, para se aprimorar em Rinoplastia.