Você já nos segue no Instagram?

Fale conosco pelo WhatsApp

Plástica no Nariz: Tudo que você precisa saber

Mulher depois de uma plástica no nariz

8 agosto, 2019 Por:

A plástica no nariz é uma das mais procuradas nos consultórios de cirurgiões plásticos e a que mais gera dúvidas nos pacientes. Resultados, pós-operatório, anestesia e tempo de recuperação são os questionamentos mais corriqueiros.

Para minimizar as dúvidas sobre a plástica no nariz, o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez respondeu as principais sobre o tema. Leia tudo o que você precisa saber sobre a rinoplastia!

Cirurgia plástica no nariz e a miscigenação, qual a relação?

É muito comum pacientes queixarem-se do formato e do tamanho do nariz. Isso deve-se ao fato de a população brasileira ter grande miscigenação de etnias, resultando em narizes dos mais variados tipos. Os principais são:

  • Nariz adunco;
  • Romano;
  • Negroide;
  • Asiático ou curto;
  • Nariz fino e arrebitado.

A maioria desses pacientes, quando analisados de perfil evidenciam a desproporção do nariz com as demais estruturas faciais.

Logo, são aptos a realização da cirurgia plástica no nariz, a rinoplastia na linguagem médica, para minimizar o desconforto estético. Entretanto, é preciso evidenciar que a cirurgia de rinoplastia respeitará a etnia do paciente, para que o nariz tenha um formato adequado ao rosto.

Dentre essas especificações, o único formato de nariz que mais se aproxima da simetria ideal é o nariz fino e de ponta levemente arrebitada. Os demais apresentam características que muito incomodam os pacientes. Giba nasal (o famoso calombo), ponta caída, narinas muito abertas etc.

Simplificando, não adianta chegar ao consultório do cirurgião plástico e informar que o “sonho é ter o nariz de estrela de cinema”, não funciona desta forma.

A rinoplastia corrige problemas funcionais do nariz?

Sim, a plástica no nariz pode atuar na funcionalidade, melhorando a respiração. Para isso é necessário exames que identifiquem o que tem prejudicado o desempenho funcional do nariz.

Neste caso, pode ser que o cirurgião plástico conte com o apoio de um otorrinolaringologista durante a rinoplastia. Enquanto um fará o procedimento para garantir a estética perfeita do nariz, o outro se preocupará com a funcionalidade.

Quais os cuidados com a pele antes da plástica no nariz?

O paciente que será submetido a uma rinoplastia pode manter a rotina de cuidados básicos com a pele: higienização, hidratação e proteção solar. Caso esteja em processo de tratamento com ácidos ou laser, é necessário esperar a completa cicatrização.

A pele tem que estar saudável, pois, haverá manipulação dela durante o procedimento, em especial quando a técnica adotada é a rinoplastia aberta. Logo, para evitar complicações no pós-operatório da cirurgia de rinoplastia, potencializar a hidratação pode ser uma medida assertiva.

Quanto tempo demora a cirurgia plástica no nariz?

O procedimento leva, em média, três horas. O tempo dependerá do que será modificado no nariz, se será necessário o uso de enxertos, se o septo será manuseado no procedimento e demais situações que podem ocorrer durante um procedimento cirúrgico.

Qual o tipo de anestesia?

A anestesia costuma ser geral, em especial quando serão feitos procedimentos combinados, como, por exemplo, rinoplastia mais mentoplastia ou rinoplastia mais blefaroplastia.

Para amenizar possíveis quadros de dor após a plástica no nariz, pode ser combinada a anestesia local.

Paciente pronta para a realização de uma plástica no nariz
Imagem: Shutterstock

Precisa de internação após a rinoplastia?

O tempo de internação hospitalar não é superior a 24 horas e está relacionado ao tempo que o paciente precisa para recobrar os sentidos após a anestesia e verificação se não houve nenhuma reação adversa.

Quando a cirurgia plástica no nariz é combinada a outros procedimentos, pode vir a ser necessário um tempo maior de internação.

O pós-operatório da rinoplastia é dolorido?

É comum o paciente sentir certo incômodo após a plástica no nariz. A dor não é comum, mas pode ser relatada em pacientes com menor grau de tolerância.

O que pode ocorrer são hematomas nas pálpebras devido à manipulação óssea na cirurgia plástica. Ela é facilmente minimizada com o uso de compressas e para que o inchaço diminua, o cirurgião plástico pode indicar a drenagem linfática pós-cirúrgica feito por um fisioterapeuta especialista em pós-cirurgia.

De resto, a respiração começa a voltar ao normal após uma semana da cirurgia plástica no nariz, quando o inchaço começa a regredir. Em 15 dias, o processo de cicatrização está avançado, nem podendo ser percebido que houve uma intervenção cirúrgica.

O resultado da plástica no nariz é imediato?

A primeira percepção de como ficará o novo formato é possível 30 dias após a rinoplastia. Entretanto, o resultado só é visto 12 meses após o procedimento. O inchaço interno demora a cessar e pode ocorrer movimentação da cartilagem durante o longo processo cicatricial.

Nesse período, pode vir a ser necessário algumas consultas com o cirurgião plástico ao longo desse processo de recuperação após rinoplastia.

Qual o preço da cirurgia plástica no nariz?

Os valores relativos a uma plástica no nariz só são fornecidos em consultório e após análise clínica do paciente. A orientação parte do Conselho Federal de Medicina que não permite informar valores sem consulta médica.

Somado ao valor do trabalho do cirurgião plástico, o paciente deve arcar com os seguintes custos:

  • Internação hospitalar;
  • Diária em centro cirúrgico;
  • Equipe médica;
  • Anestesia;
  • Exames pré-operatórios;
  • Medicamentos;
  • Drenagem linfática;
  • Despesas com locomoção.

Logo, é necessário somar todos os custos para se ter o valor de uma plástica no nariz.  Esses são alguns dos questionamentos sobre uma rinoplastia e caso ainda tenham restado dúvidas, o Dr. Paolo Rubez pode saná-las. Basta agendar uma consulta.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica.