A cirurgia plástica do nariz visa corrigir imperfeições e melhorar a aparência e a proporção do nariz em relação ao restante da face. Por conta dos bons resultados alcançados, é natural que muitas pessoas procurem informações sobre como funciona uma rinoplastia.
De fato, compreender como funciona uma rinoplastia é o primeiro passo para quem deseja seguir com esse objetivo. Isso porque é apenas entendendo sobre as indicações da técnica, como ela é feita e quais são os cuidados pré e pós-operatórios que o paciente poderá ter consciência ao optar por fazer o procedimento.
Embora muitas pessoas tenham interesse em realizar a rinoplastia para fins estéticos, a cirurgia plástica nasal também pode ser feita com o intuito de corrigir alguma disfunção do aparelho respiratório que seja causada por deformidades na estrutura do nariz.
De acordo com o último censo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), são realizadas por ano 1,7 milhão de cirurgias plásticas no País, sendo 60% delas com fins estéticos e 40% para atender demandas funcionais. A rinoplastia está entre os procedimentos mais procurados, representando 4% do total de intervenções.
Índice
Quando a rinoplastia é indicada?
Como visto, a cirurgia para o nariz também pode ser motivada por problemas funcionais na respiração, como o desvio de septo. Esse problema é um dos principais responsáveis pelo ronco — que atinge 40% dos homens e 30% das mulheres.
No entanto, a correção funcional pode ser realizada isoladamente, sendo chamada de septoplastia, ou em conjunto com a correção estética, sendo denominada de rinosseptoplastia. Portanto, demandas funcionais em conjunto com questões estéticas podem motivar a realização de uma cirurgia plástica no nariz.
Em outros casos, a motivação do paciente é exclusivamente estética, sendo realizada apenas a intervenção para correção da aparência nasal. Esse recurso auxilia no bem-estar, autoestima e satisfação pessoal dos pacientes. A rinoplastia, portanto, é a cirurgia mais recomendada para pacientes que sentem diferentes incômodos com a estética nasal.
A técnica possibilita mudanças como:
- Alterar o tamanho do nariz;
- Mudar a largura do dorso nasal;
- Corrigir assimetrias e desvios nasais;
- Amenizar a giba nasal;
- Modificar a ponta do nariz, que pode ser afinada ou arrebitada, por exemplo;
- Melhorar aspectos funcionais do nariz, entre outras alterações.
Apesar de este ser um procedimento estético bastante comum, é necessária a avaliação de um especialista em cirurgias plásticas para confirmar a possibilidade de realizar a rinoplastia de maneira segura e satisfatória.
Como é a avaliação para rinoplastia?
A avaliação é fundamental para o cirurgião plástico compreender as expectativas do paciente com o procedimento, avaliar qual técnica é a mais indicada para o caso e, principalmente, confirmar se a pessoa é uma boa candidata à rinoplastia.
Durante a avaliação, o especialista solicita a realização de exames a fim de se certificar do estado de saúde do paciente. Dentre as questões analisadas pelo cirurgião plástico para confirmar a possibilidade de realização da cirurgia plástica do nariz, estão:
- Fatores de risco pré-existentes, como doenças crônicas;
- Estrutura nasal para a passagem de ar;
- Quadro atual de saúde do paciente;
- Proporção do nariz em relação às outras estruturas faciais, como testa, queixo, bochechas, entre outras;
- Motivação principal que levou o paciente a buscar a cirurgia, podendo ser uma necessidade tanto estética quanto funcional;
- Elasticidade da pele do paciente;
- Formato do osso nasal, que, dependendo do procedimento, precisa ser alterado;
- Rigidez das cartilagens;
- Estrutura interna do nariz (como septo, cornetos e válvulas).
Após realizar essa avaliação completa, caso considere o paciente apto à realização do procedimento, o cirurgião plástico irá explicar como ocorre a rinoplastia, esclarecendo todas as possíveis dúvidas do interessado.
Como a cirurgia plástica do nariz é realizada?
Um aspecto fundamental para saber como funciona uma rinoplastia é compreender a execução do procedimento em si. Durante a realização da rinoplastia aberta, que é a técnica mais segura realizada pelo Dr. Paolo Rubez, o especialista deixa expostas as estruturas nasais e as molda e reposiciona de acordo com a necessidade do caso.
É bastante comum que, caso as estruturas nasais do paciente não apresentem condições favoráveis ou não sejam suficientes para realizar o procedimento, sejam utilizadas cartilagens de outras partes do corpo do paciente, tais como costelas ou orelhas. A rinoplastia pode ser realizada sob anestesia geral ou local com auxílio de sedação, dependendo do que for mais confortável ao paciente e mais seguro para ele.
Em ambas as situações, o paciente pode receber alta em, no máximo, 24 horas, salvos os casos nos quais há a necessidade de um período maior de recuperação, como quando a rinoplastia é associada à outra cirurgia plástica, por exemplo.
Quais os tipos de rinoplastia?
Um aspecto relevante sobre como funciona uma rinoplastia é que não existe apenas um tipo de cirurgia plástica do nariz. A escolha pelo método mais adequado depende das particularidades do caso, preferência do cirurgião plástico e extensão das mudanças desejadas.
Como visto anteriormente, a rinoplastia pode ser aberta (fazendo uma incisão na columela nasal para reverter a ponta e melhorar a visibilidade das estruturas internas) ou fechada — quando as incisões são feitas apenas na parte interna do orifício nasal, mas limitando a visão do cirurgião plástico.
Além disso, diferentes condutas podem ser necessárias de acordo com o caso específico. Por exemplo, para diminuição do dorso nasal realiza-se a ressecção para remoção de tecidos, enquanto para correção da giba nasal é preciso fazer a fratura do osso, no caso de aumentar a projeção da ponta pode ser necessário o uso de cartilagens.
Todos esses aspectos devem ser considerados e explicados pelo cirurgião plástico, garantindo a definição do tipo de rinoplastia mais apropriado ao caso e que o paciente esteja consciente e entenda como o procedimento funciona.
Como é a recuperação da rinoplastia?
Um dos principais receios dos pacientes que desejam realizar a cirurgia plástica do nariz e estão em busca de mais informações sobre como funciona uma rinoplastia é quanto ao pós-operatório.
Uma pesquisa inicial pode fazer com que o paciente se depare com imagens de pessoas com a face roxa, inchada e com hematomas. De fato, esses efeitos colaterais ocorrem no pós-cirúrgico, mas são passageiros. Algumas das recomendações pós-operatórias da rinoplastia incluem:
- Manter repouso por cerca de 10 dias, afastando-se do trabalho e escola;
- Ingerir alimentos macios e frios nos primeiros dias;
- Realizar compressas frias na face;
- Manter a cabeça mais elevada que o tronco para reduzir o inchaço e possíveis sangramentos nasais;
- Evitar a exposição solar;
- Não usar óculos ou outros acessórios e objetos que pesem sobre a região operada;
- Reduzir o uso de cosméticos e maquiagens.
Todas as recomendações do pós-operatório da rinoplastia serão apresentadas pela equipe médica antes da alta hospitalar. Segui-las corretamente garante uma recuperação mais adequada, segura e em menos tempo.
Entender como funciona uma rinoplastia é fundamental antes de optar por essa cirurgia plástica. Escolha um cirurgião plástico de confiança e esclareça suas dúvidas!
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Paolo Rubez.