(11) 5093-3921 (11) 96445-1045 contato@drpaolorubez.com.br
Fale conosco pelo WhatsApp

Benefícios da Rinomodelação

Revisado por: Dr. Paolo Rubez CRM/SP: 124773 - 26 de setembro de 2019

Benefícios da Rinomodelação

O conceito de autopercepção tem modificado significativamente com as redes sociais. Com o contato diário com celebridades que exibem uma aparência diferenciada e desejada, as pessoas passaram a procurar procedimentos que potencializem sua beleza natural. Um bom exemplo disso é a rinomodelação.

A rinomodelação é um procedimento que consiste na modificação temporária da estética do nariz. A técnica pode ser combinada com a harmonização facial, tratamento que melhora a beleza da face com um conjunto de procedimentos cirúrgicos estéticos.

A bioplastia nasal, como a técnica também é conhecida, consiste na modificação do nariz sem cirurgia. Isso ocorre devido ao uso de preenchedores — como o ácido hialurônico, por exemplo — capazes de minimizar a giba nasal, levantar a ponta e afinar o nariz. O procedimento é realizado em consultório por dermatologistas ou cirurgiões plásticos, sendo esses profissionais gabaritados a definir o formato que melhor trará simetria ao rosto do paciente.

Segundo a Academia Americana de Cirurgiões Plásticos Faciais e Reconstrutores (AAFPRS, na sigla em inglês) um dos principais motivos que levam os pacientes a fazer procedimentos estéticos na face é obter um melhor resultado nas selfies. Confira a seguir quais são os benefícios da rinomodelação.

Quais são as vantagens da rinomodelação?

É possível elencar 5 principais benefícios envolvendo a rinomodelação. São eles:

1.     Resultado perceptível com mais agilidade

Um dos benefícios mais conhecidos da bioplastia nasal é a rapidez no tratamento e no resultado. Enquanto em uma rinoplastia é necessário aguardar cerca de um mês para verificar o efeito parcial da cirurgia plástica, ao usar preenchedores para melhorar a aparência, a modificação é praticamente instantânea.

1.     Estimativa de como ficará uma futura rinoplastia

Uma das dúvidas mais recorrentes nos pacientes que desejam fazer uma cirurgia plástica no nariz é descobrir como ficaria o resultado do procedimento. Nesse sentido, a rinomodelação pode ser bastante benéfica.

Isso porque, a técnica possibilita que o paciente tenha uma percepção de como ficará o nariz após uma rinoplastia. Considerando que a cirurgia plástica no nariz é definitiva, realizar uma bioplastia nasal pode ajudar o paciente a decidir pela rinoplastia com mais segurança.

2.     Pós-operatório mais simples

O processo de recuperação do procedimento requer menos cuidados quando comparado a outras cirurgias mais complexas. O curativo, que é colocado para que o preenchedor possa assumir a forma desejada, é retirado em cerca de 5 dias após a rinomodelação.

O paciente não precisa de afastamento das atividades diárias quando se submete à bioplastia nasal. A única contraindicação é quanto à prática de exercícios físicos nas 24 horas após o procedimento.

É recomendado, também, que o paciente compareça às consultas pós-tratamento para verificar os resultados.

3.     Possibilidade de refazer o procedimento

Ao contrário do que acontece com procedimentos definitivos, o paciente pode se submeter à rinomodelação novamente caso o resultado não fique como o esperado. Isso é possível porque a técnica utiliza o ácido hialurônico — preenchedor sintético (que também é produzido pelo organismo de forma natural) que é neutralizado quando aplicada a enzima Hialuronidase.

4.     Custo relativamente menor

Uma das vantagens que mais tem atraído os pacientes aos consultórios é o custo da bioplastia nasal, podendo ser consideravelmente mais reduzido em comparação à rinoplastia.

É importante salientar que o valor do tratamento é feito com base na necessidade do paciente e na quantidade (medida em unidade) de ácido hialurônico e ser utilizado. Por recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM) os médicos só podem compartilhar o valor total dos procedimentos em consultório.

Procedimento de rinomodelação
Imagem: Shutterstock

Como é feita a bioplastia nasal?

Após aplicar a anestesia no paciente e fazer a assepsia do local (nariz), o cirurgião aplica cuidadosamente o ácido hialurônico em pontos específicos. A rinomodelação leva aproximadamente 40 minutos para ser concluída.

Apesar de ser um procedimento simples, é crucial que o paciente escolha um profissional qualificado para realizar a bioplastia nasal. A expertise do profissional que fará o procedimento oferece mais segurança para o paciente, proporcionando o melhor resultado possível.

Conforme dito anteriormente, o preenchimento feito com ácido hialurônico é absorvido naturalmente pelo organismo, logo, apresenta baixo risco de complicações. No entanto, em casos raros é possível ocorrer necrose e ondulações na área que recebeu a aplicação. Por esse motivo, é fundamental reportar ao cirurgião qualquer anormalidade notada durante o período de recuperação.

Qual é o tempo de duração da rinomodelação?

O tempo de duração dos preenchedores é de no máximo 18 meses. Passado esse período, o paciente deve se submeter a uma nova rinomodelação ou partir para cirurgia plástica, sendo essa a única técnica definitiva para modificar a estrutura do nariz.

A rinomodelação oferece melhorias notáveis para a aparência facial. No entanto, caso a insatisfação com a beleza facial seja fruto de uma alteração específica no nariz a rinoplastia é o procedimento mais indicado. Portanto, é importante consultar um cirurgião plástico para obter uma análise profissional e personalizada. Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato conosco e agende a sua consulta.

Fontes:

Academia Americana de Cirurgiões Plásticos Faciais e Reconstrutores (AAFPRS);

Conselho Federal de Medicina (CFM);

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP).