Sendo uma das causas mais comuns de obstrução do nariz, o desvio de septo ocorre quando o septo não está corretamente centralizado no nariz. A condição é facilmente diagnosticada, tanto por otorrinolaringologistas quanto por cirurgiões plásticos, e facilmente corrigida por meio de uma cirurgia denominada septoplastia.
O septo nasal é a estrutura localizada no nariz que é responsável por separar as fossas nasais. Ele é formado por ossos na parte posterior e cartilagem na parte anterior, formando as duas narinas. Seu revestimento é feito pelo tecido conhecido como mucosa nasal. Se o septo estiver torto para algum dos lados, chamamos de desvio de septo, que pode ser tanto da parte óssea quanto da cartilagem.
Índice
Desvio de septo sintomas
A obstrução e congestão nasal são os principais sintomas desse desalinhamento do septo nasal. O desvio de septo nasal faz com que a entrada do ar seja dificultada devido à diminuição no espaço. Essa alteração anatômica costuma aparecer na puberdade, que é o período em que ocorre um crescimento da cartilagem e do osso do nariz. Quando não há a adequação no espaço existente, ele resulta nessa alteração que acaba dificultando o processo natural de respiração. Há também outros sinais dessa alteração que vale ficar atento:
- Dificuldade para dormir;
- Apneia do sono;
- Dores de cabeça e no rosto;
- Sangramento no nariz;
- Respiração pela boca;
- Ronco;
- Cansaço excessivo;
- Enxaqueca.
Caso apresente esses sintomas, a recomendação é consultar um otorrinolaringologista. Através de exames como a videoendoscopia nasal, ele poderá confirmar se há o desvio de septo e qual a melhor forma de tratar a condição. A reparação é por meio cirúrgico, sendo que a cirurgia de correção de desvio de septo pode ser feita simultaneamente a uma rinoplastia, que é a cirurgia plástica no nariz para fins estéticos.
Tratamentos para o desvio de septo
A septoplastia, conhecida como cirurgia de desvio de septo, é a forma definitiva de solucionar o problema. Ela é mais comum e mais simples do que você imagina, solucionando de forma eficaz um problema que causa desconforto e mal-estar durante muito tempo ao paciente diagnosticado com a condição.
Há também alguns tratamentos para amenizar os sintomas, como realizar irrigações nasais para o alívio da congestão nasal. Você encontra soluções prontas na farmácia para esse tipo de lavagem. Corticoides tópicos nasais, descongestionantes nasais ou anti-histamínicos também são alguns dos medicamentos utilizados para melhorar a permeabilidade nasal.
Entretanto, todas são soluções paliativas e não corrigem a condição médica. Para a resolução do problema o paciente deve se submeter a uma intervenção cirúrgica.
Como funciona a septoplastia?
A septoplastia será indicada em casos de desvios que impedem a passagem adequada do ar das narinas para a região dos pulmões, o que afeta a função respiratória do paciente. Ela é realizada em um tempo médio de 40 a 60 minutos e é considerada delicada por conta da região em que é feita. O nariz possui muitas artérias e veias que correspondem a irrigação de fossas e dos seios nasais.
O paciente estará sob efeito de anestesia geral, que é a mais segura para a cirurgia. Com uma pequena incisão na cavidade interna do nariz, o cirurgião plástico separa a mucosa nasal que reveste osso e a cartilagem, encontrando o desvio e retirando-o para retificar o septo nasal.
Em caso de mudanças estéticas, além da alteração na estrutura do nariz, o cirurgião pode combinar a cirurgia de desvio de septo com uma rinoplastia.
Sua recuperação é rápida e simples. Não é necessário o uso de tampão dentro do nariz. Para cuidados pós-operatórios é preciso seguir as prescrições médicas. Mas as recomendações principais costumam ser:
- Não expor a área ao sol durante a recuperação;
- Utilizar medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios;
- Limpeza abundante do nariz com soro fisiológico;
- Não realizar atividades físicas nas primeiras semanas.
Em relação a preços, uma cirurgia de desvio de septo envolve os custos com equipe médica e hospital. É possível acionar o convênio médico nestes casos, pois, se trata de uma cirurgia funcional.
Caso o paciente associe a cirurgia de correção do desvio de septo a uma rinoplastia, a cirurgia estética deve ser paga a parte e depende da equipe médica que o paciente escolher. O mais indicado é sempre consultar um profissional especialista que lhe dará as melhores indicações.