(11) 5093-3921 (11) 96445-1045 contato@drpaolorubez.com.br
Fale conosco pelo WhatsApp

Principais tipos de nariz dos brasileiros

Revisado por: Dr. Paolo Rubez CRM/SP: 124773 - 24 de outubro de 2019

Principais tipos de nariz dos brasileiros

O brasileiro tem como principal característica física a mistura de etnias. Toda essa miscigenação resulta em rostos belos e traços marcantes. Uma das principais características dessa população são os tipos de nariz.

Os tipos de nariz comuns ao redor do mudo são: nariz de batata, negroide, adunco, nariz de tucano, nariz romano, nariz fino, largo, curvo, nariz asiático e o curto. Todos esses formatos são reflexos da miscigenação.

No Brasil, alguns desses tipos de nariz têm maior incidência, sendo eles:

  • Fino e arrebitado;
  • Curto ou asiático;
  • Negroide;
  • Romano;
  • Adunco.

A mistura de índios, europeus e asiáticos resultou em narizes que nada se parecem com o formato que é tido como belo e simétrico, que é o nariz fino, pequeno e com a ponta levemente arrebitada.

Tipos de nariz: existe um formato ideal?

Segundo o Dr. Paolo Rubez — com base em estudos norte-americanos — o ângulo ideal de ponta nasal varia de 95 a 105 graus no caso de pacientes femininos e de 90 a 95 graus para pacientes masculinos. O nariz não deve apresentar a giba nasal (o popularmente chamado de calombo) e as fossas nasais devem ser proporcionais ao restante do formato.

Tais características, por vezes, podem ser conseguidas por meio da cirurgia plástica no nariz, a rinoplastia, sendo que o brasileiro é bem adepto à realização desse tratamento cirúrgico. Para se ter uma percepção da procura pelo nariz perfeito, pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS) apontou que a rinoplastia é o quarto procedimento com maior procura, tendo participação de 8,1% no mercado de cirurgias plásticas no nariz.

Respondendo ao questionamento acima feito. Depende. O formato ideal de um nariz deve estar em consonância com as demais características físicas e étnicas do paciente. Exemplificando: um nariz de batata costuma ser característico de quem tem descendência africana, logo, os demais traços também seguem essa etnia e a plástica no nariz deve seguir todas as características e encontrar o formato que melhor trará simetria e beleza ao paciente.

O mesmo ocorre com pacientes com nariz curto e fossas nasais bem evidentes. A rinoplastia, neste caso, vai melhorar os aspectos deste tipo de nariz,isso não significa que ele ficará perfeito ou que será igual ao de uma celebridade.

A relação com a celebridade deve-se ao fato dos inúmeros pacientes que entram no consultório de um cirurgião plástico e pedem o nariz da Angelina Jolie ou da Jennifer Aniston, por exemplo.

Moça levanta o nariz para identificar seu tipo
Imagem: Shutterstock

Os tipos de narizes brasileiros — conheça cada um deles!

1.      Fino e arrebitado

Tido como o tipo de nariz que melhor mostra assimetria, o nariz fino e arrebitado tem características como: comprimento e narinas estreitas, ponta levemente arrebitada e dorso com um leve côncavo.

Nos consultórios ele é o desejo de muitos pacientes, mas não são todos que ficam bons com esse formato de nariz. Ressaltando, o nariz deve estar em harmonia com o rosto, sendo que o seu formato deve respeitar ainda a projeção do mento, o tamanho dos olhos e demais pontos da face.

2.      Tipo de nariz negroide

Narinas mais largas, ponta arredondada e curta, essas são as características do nariz negroide. Eles são comuns em pacientes afrodescendentes, entretanto, como a miscigenação no Brasil é muito grande, ele é tido como um dos mais comuns no país.

Para melhorar seu aspecto, é comum o cirurgião plástico diminuir a largura das narinas e melhorar a proporção da ponta nasal.

3.      Nariz curto ou asiático

O nariz asiático é típico de pessoas com descendência oriental, sendo que a principal característica deste nariz é a pouca elevação de seu dorso. As narinas são projetadas para baixo, o que deixa o nariz com o aspecto de amassado.

4.      Nariz adunco

O nariz adunco pode ser observado em descendentes de europeus. A grande diferença entre os tipos de nariz mencionados ao longo deste conteúdo é que a sua ponta é caída, ou seja, aponta para os lábios. Isso fica ainda mais evidente quando o paciente com este tipo de nariz sorri.

5.      O nariz Romano

A giba dorsal é a principal característica de quem tem o tipo de nariz romano. Nessa parcela da população apelidos pejorativos como “narigudo” costumam ocorrer, uma vez que este tipo de nariz vem alongado e se sobressai aos demais pontos que compõem o rosto.

Mas afinal, como identificar o meu tipo de nariz

A primeira coisa a se observar nesta hora é a descendência. Europeus caucasianos, árabes e italianos costumam ter o nariz adunco. Já os orientais, pode-se dizer que eles têm o tipo de nariz asiático.

Esses são alguns exemplos dos tipos de nariz. Para ter certeza de qual é o seu, o ideal é consultar-se com um cirurgião plástico e com base na expertise desse profissional verificar como melhorar as características do nariz.

Fontes:

Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS);

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.