Fale conosco pelo WhatsApp

Cuidados no Pré e Pós-operatório da Rinoplastia

Rinoplastia: Mulher se olhando no espelho
27 ago, 2020

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo a melhora na aparência e na proporção do nariz do paciente, promovendo uma melhor harmonia facial e reconquistando sua autoestima. Embora a maior atenção fique atrelada aos resultados que esta cirurgia pode oferecer, é fundamental que o paciente se atente aos cuidados do procedimento, especialmente ao pós-operatório da rinoplastia.

Tanto o pré quanto o pós-operatório da rinoplastia são fundamentais para que o paciente tenha maior segurança na realização do procedimento e quanto aos seus resultados. Assim, é possível que ele conquiste a desejada harmonia facial, evitando quaisquer incômodos desnecessários em todas as etapas do tratamento.

Por isso, neste artigo iremos citar os principais cuidados que o paciente deve ter para atingir o resultado desejado com segurança e melhor eficácia do procedimento.

Como é o pré-operatório da cirurgia de nariz?

O pré-operatório da rinoplastia compreende toda a análise necessária feita pelo cirurgião plástico com o intuito de averiguar se o paciente se encontra com as condições físicas necessárias para dar continuidade à cirurgia.

Neste momento, são investigados os hábitos do paciente, assim como o seu histórico médico, verificando a existência de condições que possam interferir na realização do procedimento ou na recuperação cirúrgica.

Além da análise médica, o paciente deverá realizar alguns exames médicos, como:

  • Hemograma completo;
  • Coagulograma;
  • Eletrocardiograma;
  • Tomografia ou então Raio-X da face;
  • Análise dos níveis de sódio, ureia, potássio e creatinina.

Outros cuidados que englobam o momento do pós-operatório são:

  • Suspender hábitos prejudiciais, como o tabagismo;
  • Ajuste ou suspensão de medicamentos atuais que podem interferir no procedimento, como aspirina e determinados anti-inflamatórios, já que esses medicamentos costumam afetar a coagulação do sangue.

Ainda no pré-operatório, o cirurgião pode analisar a estrutura facial do paciente, fazendo registros fotográficos para ficarem no prontuário médico.

Rinoplastia: Mulher com o dedo na ponta do nariz
Imagem: Shutterstock

Por que o pré-operatório é importante?

O pré-operatório de qualquer cirurgia é fundamental para a análise das condições de saúde do paciente, permitindo ao médico compreender a possibilidade de realização do procedimento e quais as possíveis intercorrências que podem acontecer durante a intervenção cirúrgica.

Apenas por meio dessa análise, e dos dados obtidos por ela, será possível prosseguir ou não com a cirurgia plástica do nariz. É também no pré-operatório que o cirurgião tem o diálogo com o paciente sobre suas expectativas, alinhando-as com as possibilidades que podem ser alcançadas com a rinoplastia. Assim, é possível garantir que os benefícios da cirurgia atinjam os objetivos apresentados pelo paciente.

Como é o pós-operatório da rinoplastia?

Após receber a alta hospitalar, o paciente deve seguir cuidadosamente as orientações médicas para um pós-operatório da rinoplastia satisfatório e seguro.

Um dos primeiros cuidados essenciais é não remover o curativo da cirurgia. Este curativo deve ser apenas retirado pelo profissional na consulta após o procedimento, que geralmente acontece em 7 dias. Nesta consulta, o cirurgião analisará os pontos e se a cicatrização está ocorrendo como o esperado.

Nos primeiros dias, o paciente deve dormir com o dorso elevado para evitar o sangramento, e em hipótese alguma assoar o nariz, para que não ocorram complicações no pós-operatório da rinoplastia.

A prática de exercícios deve ser suspensa por, no mínimo, 30 dias, período em que o paciente também deve evitar o uso de força excessiva, escoriação ou movimento durante o período de cicatrização.

Outros cuidados fundamentais no pós-operatório da rinoplastia são:

  • Não utilizar óculos de grau ou de sol durante a recuperação. O paciente só deve retomar o uso após liberação médica;
  • Não se expor ao sol. Caso o faça, utilizar protetor solar;
  • O uso de maquiagens e cosméticos deve ser interrompido até autorização médica;
  • Se alimentar adequadamente, o que ajuda na cicatrização do procedimento.

Seguir as recomendações médicas dos cuidados no pós-operatório da rinoplastia é imprescindível para uma boa recuperação e sucesso da cirurgia.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Paolo Rubez.

Sobre o autor
Formado na Escola Paulista de Medicina / Unifesp, é especialista em cirurgia plástica e cirurgia da enxaqueca. Além disso, passou por sete estágios em Cleveland, nos EUA, na University Hospitals, para se aprimorar em Rinoplastia.