(11) 3849-1042 (11) 99687-5070 contato@drpaolorubez.com.br
Fale conosco pelo WhatsApp

Cuidados no Pré e Pós-operatório da Rinoplastia

Revisado por: Dr. Paolo Rubez CRM/SP: 124773 - 20 de dezembro de 2019

Cuidados no Pré e Pós-operatório da Rinoplastia

Pacientes que vão passar por uma rinoplastia têm várias dúvidas acerca do pré e do pós-operatório da plástica no nariz. Por mais seguro que o procedimento seja, o resultado pode vir a ser influenciado por fatores antes e após o procedimento.

É importante que o paciente siga à risca todas as indicações do pré-operatório da rinoplastia para chegar ao centro cirúrgico em condição de saúde favorável e ter o pós-operatório sem complicações.

Para saber todos os cuidados antes e depois da cirurgia plástica no nariz, veja as indicações dadas pelo cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Paolo Rubez, acerca do assunto.

Como me preparar para uma rinoplastia?

Passado todo o processo de encontrar o cirurgião plástico para fazer a rinoplastia, é chegada a hora do paciente se preparar para o procedimento. Não são necessários cuidados específicos, sendo que antes de qualquer orientação é indicado que o paciente faça uma série de exames diagnósticos. São eles:

  • Hemograma completo;
  • Coagulograma;
  • Eletrocardiograma;
  • Tomografia ou Raio X da face;
  • Análise dos níveis de ureia, sódio, creatinina e potássio.

Essas análises clínicas ajudam o cirurgião a confirmar a plena saúde do paciente e para que ele se torne realmente elegível à realização de uma rinoplastia após a consulta com o anestesiologista.

Nessa consulta, além de todas as informações acerca do tipo de anestesia a ser administrada, o paciente é orientado sobre as possíveis complicações antes e após a cirurgia no nariz. Segundo o Dr. Paolo Rubez, a anestesia mais segura em uma rinoplastia é a geral. Logo, o paciente será alertado sobre tudo que se refere a este tipo de anestesia.

Rinoplastia: Mulher com o dedo na ponta do nariz

Imagem: Shutterstock

Cuidados uma semana antes da cirurgia plástica no nariz

Liberado para agendar a rinoplastia, é chegada a hora de receber as orientações pré-operatórias. Neste momento, o cirurgião plástico dará algumas indicações  específicas sobre o uso de medicamentos. São elas:

  • Suspender determinados medicamentos: É necessário suspender o uso de medicamentos como o ácido acetilsalicílico (AAS), por exemplo. Os medicamentos usados como forma de afinar o sangue não devem ser ingeridos até 10 dias antes da cirurgia;
  • Anticoagulantes: A depender da composição da medicação, pode vir a ser solicitada a suspensão de seu uso sete dias antes da rinoplastia. Entretanto, é necessário que o paciente tenha resultados satisfatórios em seu coagulograma;
  • Anti-inflamatórios: O uso de anti-inflamatórios antes da cirurgia plástica no nariz não é recomendado, uma vez que esses medicamentos podem afetar a coagulação durante a cirurgia;
  • Hormônios: Os anticoncepcionais costumam ser mantidos, entretanto pacientes em tratamentos hormonais devem parar os cuidados um mês antes da rinoplastia.

Essas são apenas algumas indicações importantes no processo pré-operatório. Porém, o cirurgião plástico leva em conta a presença de doenças crônicas e a necessidade de utilização de remédios de forma contínua. Diabéticos, por exemplo, precisam suspender apenas um dia o uso de sua medicação contínua, sendo que ela pode ser administrada no ambiente hospitalar após a cirurgia plástica no nariz.

No dia anterior a rinoplastia

É importante que o paciente tenha uma alimentação balanceada no dia anterior à cirurgia no nariz. Estar hidratado e bem alimentado é fundamental!

Na noite que antecede a cirurgia é indicado ao paciente que se alimente bem, pois ele terá de ficar de jejum de líquido e de alimentos (de seis a oito horas). É orientado um banho com sabonete antisséptico e a suspensão de uso de cosméticos e dermocosméticos para não alterar a textura da pele que será movimentada durante a rinoplastia.

É de extrema importância o paciente estar acompanhado no dia da cirurgia de rinoplastia. Ele precisará de ajuda para se deslocar de volta para casa e de auxílio nos primeiros dias após a plástica no nariz, pois deve manter-se em repouso.

Cuidados pós-operatórios

Em casa e após a plástica no nariz o paciente deve seguir à risca algumas orientações. A primeira e mais importante é não remover o curativo colocado após a rinoplastia.

Ele é trocado em consultório, após sete dias da plástica e pelo cirurgião plástico. O profissional fará a remoção dos pontos e verificará se o processo de cicatrização está ocorrendo conforme o esperado.

É importante o paciente dormir de dorso elevado para evitar o sangramento no pós-operatório da rinoplastia e que faça a correta higienização. Nunca, e em hipótese alguma, ele pode assoar o nariz nos primeiros dias após a plástica. Isso pode acarretar problemas mais sérios.

A prática de exercícios é suspensa, em média, por 30 dias. A retomada deve ser gradual e com a certeza de que não se corre o risco de qualquer lesão no nariz durante a prática física.

Os hematomas e edemas se tornam imperceptíveis após 15 dias do procedimento, período em que o paciente faz as compressas de água fria e a drenagem linfática pós-operatória conforme orientação do cirurgião plástico. O retorno às rotinas laborais ou estudantis ocorrem no mesmo período.

Outros cuidados após a rinoplastia são:

  • Usar óculos de grau e sol apenas após autorização médica;
  • Não se expor ao sol e, quando o fizer, usar filtro solar;
  • Usar maquiagens e cosméticos só com o aval do cirurgião plástico;
  • Alimentar-se de forma correta, fator importante e que tem relação direta com o processo de cicatrização.

É importante salientar que as indicações pré e pós-operatórias da rinoplastia levam em consideração as necessidades de cada paciente. Por isso é de extrema importância contar com um cirurgião plástico devidamente apto para acompanhar o paciente em todo o processo.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);

Academia Americana de Cirurgiões Plásticos Faciais e Reconstrutores (AAFPRS na sigla em inglês);

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Paolo Rubez.