A face é a região que mais apresenta queixas entre os pacientes que procuram por um cirurgião plástico. Nariz muito grande, lábios pequenos, papada saliente, queixo desproporcional e outras reclamações são sempre alvo das conversas nos consultórios. Após a rinoplastia, uma das cirurgias de maior procura é a mentoplastia de aumento.
A mentoplastia de aumento é o procedimento que corrige a região do queixo, quando o mesmo se mostra desproporcional ao restante da face. Ou o queixo é muito pequeno ou ele é retraído e isso causa um desconforto estético ao paciente.
Com a mentoplastia é possível corrigir essas pequenas assimetrias tornando o rosto mais harmonioso, e por consequência, mais belo. Por mais que pareça um procedimento complexo, ele é tido como simples pelos cirurgiões plásticos.
Para tornar o entendimento mais fácil, ao longo deste conteúdo, vamos explicar o que é a mentoplastia de aumento, como é feita a cirurgia plástica, quais os cuidados pré e pós-operatório, tempo de recuperação e demais dúvidas acerca do tema.
Índice
O que é a mentoplastia de aumento?
Como já mencionado acima, a mentoplastia de aumento é o procedimento cirúrgico feito para aumentar o queixo, tornando-o mais harmonioso com o restante da face. Além da questão estética, quando o paciente nasce com o queixo mais retraído, acidentes e traumas na região podem fazer com que a mentoplastia seja realizada como forma de reconstrução da região.
Quais os cuidados pré-operatório?
O paciente, assim que encontrar o cirurgião plástico que lhe trará mais confiança, deve agendar uma consulta para conversar com o profissional e tirar todas as suas dúvidas. Nesta consulta, esse profissional fará algumas perguntas ao paciente, para identificar possíveis fatores de risco e outras cirurgias já feitas por ele. Uma análise clínica desse paciente é feita nessa consulta, com exame físico detalhado.
Além dessa análise em consultório, será necessária a realização de diversos exames, como de sangue, uma radiografia da face, eletrocardiograma, entre outros. Com todos os exames em mãos, é necessário um retorno ao consultório para que o cirurgião veja os resultados dos exames.
Como é feita a mentoplastia de aumento?
Como mencionado, a mentoplastia de aumento com avanço ósseo é considerada uma cirurgia rápida, com duração média de uma hora — caso seja feita sozinha. A técnica de aumento ósseo é pouco utilizada pelos profissionais de medicina estética, mas segundo o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, é uma técnica eficaz para resolver a questão estética. “A mentoplastia de aumento com avanço ósseo é considerada uma técnica definitiva, já que as próteses podem precisar ser substituídas com o avançar dos anos”.
Outra diferenciação perante os demais métodos é o resultado na papada do paciente. “O avanço ósseo do queixo/mento ajuda a minimizar de forma mais evidente a papada, pois a projeção do queixo leva junto as outras estruturas e a musculatura, tornando a região menos perceptível”, explicou Rubez.
Mentoplastia com avanço ósseo
Na técnica em específico, o cirurgião faz uma incisão na gengiva do paciente até ter acesso a estrutura óssea do mento. Com a visão total da região, ele serrará o queixo em local específico e colocará mini-parafusos e placas de titânio para prender o osso na posição desejada.
Durante o processo de cicatrização, esse osso se recompõe, sendo essa técnica considerada com mínimas chances de complicação. Entre as vantagens de tal procedimento, quando comparadas as demais técnicas são: praticamente indolor, não traz prejuízo à mastigação, mínimas chances de complicações e resultado permanente.
Além, da mentoplastia com avanço ósseo, outras técnicas cirúrgicas possíveis são:
- Uso de implante de silicone;
- Uso de prótese de polietileno.
Todas as técnicas têm bons resultados, sendo que as que utilizam as próteses, as mesmas são produzidas em material maleável, tornando o resultado o mais natural possível.
Só a cirurgia corrige tal assimetria?
A resposta para tal questionamento é não. Há alguns anos o preenchimento com ácido hialurônico funciona como uma solução paliativa à cirurgia plástica. Com a técnica é possível trazer melhor assimetria ao queixo, porém o resultado é temporário.
A estimativa é que o preenchimento com ácido hialurônico tenha duração de até 18 meses, sendo necessária a reaplicação do ácido passado este período.
Cuidados pós-operatório
Como qualquer cirurgia plástica é necessário que o paciente se afaste das atividades cotidianas, por pelo menos, 10 dias. Em casa, evitar movimentar-se e dormir com o dorso para cima evita riscos ao mento.
Outros cuidados necessários após a mentoplastia de aumento são:
- Não praticar exercícios físicos;
- Fazer a correta higienização dos pontos;
- Não se expor ao sol por, pelo menos, 30 dias após a plástica;
- Ao se expor use protetor solar;
- Faça todas as consultas de retorno;
- Tome os medicamentos prescritos pelo cirurgião.
Por mais simples que a mentoplastia de aumento possa parecer, é necessária atenção por parte do paciente, para que o resultado seja o esperado. Falando em resultado, o tempo de cicatrização pode durar meses, ou seja, o resultado efetivo só será visto pelo paciente após 6 a 12 meses.