(11) 5093-3921 (11) 96445-1045 contato@drpaolorubez.com.br
Fale conosco pelo WhatsApp

Harmonização facial masculina: como funciona?

Revisado por: Dr. Paolo Rubez CRM/SP: 124773 - 10 de outubro de 2019

Harmonização facial masculina: como funciona?

Os homens estão cada vez mais vaidosos e em busca de tratamentos estéticos. Dentre essa grande procura está a harmonização facial masculina, que já teve a adesão do DJ Alok e outras celebridades.

A harmonização facial masculina procura ressaltar características do rosto masculino, tornando-os mais proeminentes e harmônicos com as demais partes da face.

Segundo o cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Dr. Paolo Rubez, o material utilizado na harmonização facial dos homens é igual ao usado na mulher, o que muda são os locais que recebem o preenchimento com ácido hialurônico.

“A intenção do preenchimento facial em homens é ressaltar as características faciais masculinas”, explica o especialista. Desta forma alguns pontos em específico são manipulados na técnica, sendo eles:

  • Mandíbula;
  • Mento (queixo);
  • Nariz, por meio da rinomodelação;
  • Lábios, mas em quantidades mínimas.

A harmonização facial masculina pode ser complementada com a aplicação da toxina botulínica, o popular Botox®. Com a toxina, se diminui a presença das rugas periorbitais — os temidos pés de galinha — minimiza e/ou melhora o aspecto das linhas e rugas de expressão, assim como evita o surgimento das rugas na glabela, parte localizada entre os olhos.

O que a harmonização facial masculina valoriza?

Dr. Paolo Rubez explica que os homens desejam ter um rosto mais quadrado, com um ângulo de mandíbula marcado e o mento (queixo) mais proeminente.

“Esteticamente, o homem tem características faciais distintas das mulheres. Na harmonização facial em homens evidenciamos o mento, tornando-o maior, marcamos mais a mandíbula. Poucos retoques nos lábios são necessários e eu, particularmente, não vejo necessidade de fazer rinomodelação”, diz Rubez. Para o cirurgião, ao manipular o mento e a mandíbula é possível evidenciar as características de um rosto masculino mais harmônico.

O preenchimento facial com ácido hialurônico cumpre bem o seu papel e consegue evidenciar todos os pontos ressaltados. A única questão é que as melhorias não são permanentes. O produto é reabsorvido pelo organismo em cerca de 18 meses, sendo necessária a realização de uma nova harmonização facial masculina, passado o período.  

Marcações no rosto do paciente para a realização da harmonização facial
Imagem: Shutterstock

Como é feito o preenchimento facial masculino?

Antes de se submeter à harmonização facial masculina, o paciente terá suas proporções faciais analisadas pelo profissional, neste caso, um cirurgião plástico.

Será medido o ângulo da mandíbula, a projeção do queixo em relação ao nariz e todos os pontos que receberão o preenchimento serão marcados pelo cirurgião.

O preenchedor de ácido hialurônico é injetado nesses locais com o auxílio de uma agulha. A quantidade de material é proporcional aos pontos que precisam ser preenchidos. Com o auxílio dos dedos, o profissional espalha o componente e ajuda a modelar a região.

A harmonização facial masculina é indolor, e em menos de uma hora o paciente sai do consultório com o rosto “transformado”. Não costumam surgir hematomas, apenas pontos de inchaço devido à manipulação do ácido hialurônico com uma agulha.

Os resultados oficiais do procedimento aparecem após 15 dias da administração do ácido hialurônico, sendo necessário o retorno ao consultório do médico para verificar como ficou e se existe a necessidade de pequenos ajustes.

Cuidados após o procedimento

Não são necessários cuidados meticulosos após o tratamento de harmonização facial masculina. Veja algumas indicações a seguir!

  • Não faça exercícios: no dia após o procedimento, é indicado que o paciente se ausente de atividades físicas;
  • Cuidado com o sol: caso tenha surgido algum hematoma é necessário atenção redobrada com a exposição ao sol. O roxo pode dar lugar a uma mancha;
  • Hidrate-se: a hidratação é fundamental;
  • Espere antes de dormir: o ácido hialurônico é uma substância maleável e demora um tempo para firmar, ou seja, preencher. Logo, espere algumas horas antes de dormir, para não impactar de forma negativa o tratamento;
  • Mantenha a rotina de higienização: A limpeza do rosto é importante, logo, lave o rosto duas vezes ao dia, no mínimo, inclusive após o tratamento com o ácido hialurônico.

Não gostei do resultado, e agora?

Não é necessário desespero, caso o paciente não tenha gostado da harmonização facial masculina, ele deve retornar ao consultório do profissional que fez o tratamento e solicitar que seja aplicada a enzima que suspende o efeito do ácido hialurônico, a hialuronidase.

É incomum pacientes que não gostam do resultado, uma vez que a técnica visa um resultado harmônico e poucos percebem que houve uma modificação nas características do rosto. É percebido um aspecto mais jovial e belo, não sendo fácil identificar que o paciente se submeteu a uma harmonização facial masculina.