O curativo é fundamental ao processo de cicatrização. Veja os cuidados necessários, a seguir.
O nariz, por colaborar para a simetria facial, tem impacto direto na imagem e na autoestima de homens e mulheres. E é justamente devido a este fato que a rinoplastia vigora entre as cirurgias de maior procura.
O tempo da cirurgia, a recuperação, os cuidados pós-operatórios e o curativo da rinoplastia são os temas das dúvidas mais comuns dos pacientes. Todas podem ser sanadas com uma consulta com o cirurgião plástico de confiança, mas aqui falaremos um pouco sobre esses assuntos (em especial, sobre o curativo da rinoplastia). Confira.
Índice
O curativo é fundamental no pós-operatório e pode impactar diretamente o resultado da rinoplastia. Isso porque ele ajuda a prevenir infecções e auxilia na imobilização do nariz, etapa fundamental no processo de cicatrização, já que a nova estrutura nasal está fragilizada.
São comumente utilizados tampões (placas termoplásticas) que ajudam na sustentação e não devem ser manuseados nem removidos sem o auxílio do cirurgião plástico.
A remoção do curativo da rinoplastia ocorre, em média, sete dias após a cirurgia e envolve alguns cuidados. No mais, em casa, algumas orientações devem ser seguidas à risca pelo paciente.
Alguns cuidados, todos explicados pelo cirurgião plástico antes mesmo da rinoplastia, são indispensáveis. Segui-los corretamente colabora no resultado da cirurgia plástica. Logo, muita atenção a este ponto. Veja os principais cuidados a seguir.
A higienização do rosto, assim como o banho, no pós-cirúrgico, demanda alguns cuidados. O curativo deve ser mantido seco, para evitar infecções e demais complicações. Para isso, use recursos como algodão molhado com sabão nas demais áreas, loções adstringentes de limpeza ou lenços umedecidos específicos para o rosto.
Não jogue água diretamente no rosto, espere até a remoção do curativo para isso.
Esse é o mais importante de todos. O curativo vai incomodar e pode até fazer com que o paciente tenha vontade de espirrar e assoar o nariz. Mas é fundamental que esses ímpetos sejam controlados. Assoar o nariz fará uma pressão ruim à região e pode resultar em dor e tirar os curativos do lugar.
Em resumo, o paciente não deve assoar o nariz enquanto está com os curativos da rinoplastia.
As gazes que ficam na parte externa das narinas e sob os pontos das incisões devem ser trocadas ao menos uma vez ao dia. O paciente deve utilizar soro fisiológico para desprender a gaze da pele e higienizar o local. Após isso, deve colocar gazes limpas no lugar. A correta higienização evita infecções nos pontos e colabora para cicatrizes mais sutis.
Além dos cuidados já mencionados, existem outros que devem ser tomados para a boa recuperação da rinoplastia. São eles:
Ao seguir todas os cuidados listados pelo cirurgião plástico, o pós-operatório e o dia a dia com o curativo da rinoplastia serão mais fáceis.
A média é de sete dias. Entretanto, o tempo necessário com os curativos depende da complexidade do caso, assim como da resposta do organismo do paciente quanto à cicatrização.
Fonte:
Lifting facial ou preenchimento? Veja aqui
Veja Saúde, a maior e melhor revista de medicina, nutrição e bem-estar do Brasil, clique…