Os pacientes que pretendem fazer uma cirurgia no nariz procuram o maior número de informações possível para saber se o procedimento é o melhor para seu caso. Nesse processo, um tópico que sempre é contemplado diz respeito ao antes e depois da rinoplastia.
O aumento na procura pelo antes e depois da rinoplastia está relacionado à expectativa que o paciente tem com o resultado. Na maioria dos casos, o indivíduo tem o desejo de sair melhor nas selfies ou pretende obter um resultado similar ao conquistado por alguma celebridade.
No entanto, o sucesso do procedimento depende de diversos fatores tanto internos quanto externos ao paciente. A seguir, o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez explica quais são as mudanças antes e depois da plástica no nariz e de que maneira o paciente pode contribuir no resultado alcançado.
Como é o antes e depois da plástica no nariz?
A primeira medida adotada pelo cirurgião plástico antes da plástica no nariz é ouvir o relato do indivíduo, entendendo melhor quais são as imperfeições que o paciente pretende corrigir com a rinoplastia. Na maioria das vezes, antes de fazer a rinoplastia o paciente se encontra em uma ou mais das situações abaixo:
- Desvio de septo;
- Obstrução nasal frequente;
- Nariz com curvatura para cima;
- Insatisfação com uma rinoplastia anterior;
- Nariz com comprimento grande ou pequeno;
- Nariz com ponta grande, caída ou arrebitada;
- Desconforto com o formato do nariz, que pode ser adunco, romano, entre outros;
- Aumento dos cornetos (lâminas de ossos esponjosos que fazem parte da cavidade nasal).
Para que o resultado depois da rinoplastia seja satisfatório, é fundamental que o paciente verifique com o cirurgião de que maneira a plástica no nariz pode deixar o rosto mais belo e harmonioso. Por isso, quando o assunto é o antes e depois da rinoplastia as características físicas do indivíduo são essenciais.
É com base no gênero, proporções faciais, estrutura nasal, capacidade respiratória e espessura da pele do paciente, que o cirurgião plástico determinará qual é a técnica de rinoplastia mais indicada para o caso. Por esse motivo, é errôneo afirmar que é possível atingir um resultado igual ao de uma celebridade, por exemplo: cada rosto tem sua especificidade e necessidade.
Tendo isso em mente, os principais resultados atingidos depois da cirurgia de plástica no nariz são:
- Afinamento nasal;
- Diminuição da giba nasal;
- Remodelação das asas nasais;
- Rosto mais harmônico e simétrico;
- Melhora considerável na autoestima e autoconfiança;
- Correção da capacidade respiratória (caso o paciente tenha desvio de septo).
Quais são os cuidados antes e depois da rinoplastia?
O paciente exerce um papel fundamental antes e depois da rinoplastia. Isso porque, cabe a ele colocar em prática todas as recomendações do cirurgião plástico, seguindo à risca o que deve ser feito para obter um procedimento mais seguro e uma recuperação mais tranquila.
Antes de fazer a plástica no nariz o paciente realiza várias análises laboratoriais. Algumas delas são:
- Exames de sangue;
- Avaliação cardiológica;
- Dosagem de potássio, ureia, sódio e creatinina;
- Tomografia computadorizada (em casos específicos).
A preparação antes e depois da rinoplastia também inclui o dia da cirurgia, no qual o paciente deve estar há 8 horas em jejum e há pelo menos 15 dias sem beber ou fumar. Também é importante que o indivíduo esteja sem joias e maquiagem, bem como tenha interrompido o uso de medicamentos coagulantes por, pelo menos, duas semanas. A rinoplastia leva cerca de 3 horas para ser concluída, podendo se estender caso o cirurgião faça outra intervenção cirúrgica como a mentoplastia, por exemplo.
Dependendo da técnica utilizada (aberta ou fechada) o paciente terá que seguir recomendações distintas no pós-operatório, contudo, é possível elencar algumas indicações cruciais para a recuperação da cirurgia plástica no nariz. São elas:
- Manter-se hidratado;
- Não apoiar os óculos no nariz;
- Não praticar exercícios físicos intensos nos primeiros 30 dias;
- Dormir com a cabeceira da cama elevada durante 5 dias, no mínimo;
- Fazer compressas frias na região operada, sobretudo nos 3 primeiros dias;
- Manter uma dieta com refeições mornas e pastosas por, pelo menos, 7 dias;
- Manter o curativo colocado após a cirurgia por aproximadamente uma semana;
- Fazer repouso absoluto durante 7 dias, passando para moderado até o 15º dia;
- Caso não seja possível evitar a exposição ao sol, é importante usar protetor solar com alto fator de proteção.
Os resultados do antes e depois da rinoplastia aparecem gradativamente. Geralmente, dentro de 90 dias o inchaço desaparece por completo, dando espaço para o resultado definitivo da plástica no nariz. É importante salientar que a recuperação pode variar dependendo do caso, pois é preciso aguardar o processo cicatricial do paciente.
Para que o processo antes e depois da rinoplastia ocorra da melhor maneira possível, é fundamental que o paciente escolha um cirurgião plástico de confiança e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato e agende sua consulta.
Fontes
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
Academia Americana de Cirurgiões Plásticos Faciais e Reconstrutores (AAFPRS na sigla em inglês).