Fale conosco pelo WhatsApp

Tudo sobre rinomodelação

Perfil do rosto de uma mulher com um curativo no nariz.

7 abril, 2022 Por:

Procedimento pode ser uma boa opção para quem quer corrigir pequenas imperfeições no nariz sem ter que passar por cirurgia

Muitas pessoas gostariam de melhorar algum ponto em sua aparência, mas têm receio de fazer um procedimento estético que exija cirurgia. Uma das intervenções mais procuradas, por exemplo, é a que visa alterar o formato, tamanho ou alguma assimetria do nariz, mas nem todos querem passar por um processo pós-operatório que demanda muitos cuidados. Neste caso, uma boa opção é a rinomodelação.

O que é a rinomodelação?


A rinomodelação é um procedimento estético minimamente invasivo
, realizado em consultório, que corrige pequenas imperfeições e assimetrias do nariz, podendo ser indicado também para deixar o nariz mais empinado, elevando a ponta nasal.

A rinomodelação não altera a estrutura anatômica do órgão.

Como é realizada a rinomodelação?

Inicialmente, o paciente deve passar por uma avaliação clínica criteriosa, feita por um cirurgião plástico, que irá estudar as características do perfil anatômico facial do paciente. O objetivo da rinomodelação é fazer com que o nariz esteja em completa harmonia com o resto da face e que os resultados fiquem o mais natural possível.

No que diz respeito à execução do procedimento, a rinomodelação é feita com aplicação de ácido hialurônico, uma substância naturalmente produzida pelo organismo humano. Isso traz mais segurança ao procedimento, uma vez que não há risco de rejeição pelo corpo, mesmo o ácido sendo produzido de maneira sintética.

Antes de iniciar o procedimento, o cirurgião aplica um anestésico tópico no local, para evitar dores e desconfortos. Em seguida, por meio de uma agulha fina, ele começa a aplicar o ácido hialurônico em pequenas quantidades, para que o nariz possa ser remodelado.

O ácido hialurônico é uma substância utilizada para muitos fins estéticos, inclusive para hidratação profunda da pele, apresentando características diferentes para cada finalidade. No caso da rinomodelação, ele tem um aspecto mais viscoso e elástico, o que garante um resultado melhor e mais duradouro.

Um aspecto importante a ser destacado é que na rinomodelação não é utilizado o PMMA (polimetilmetacrilato). Essa substância não é reabsorvida pelo organismo, e suas partículas podem causar problemas de saúde graves e de difícil reversão.

O paciente não precisa adotar nenhum cuidado especial antes do procedimento e seu tempo de duração é de, em média, 30 minutos.

Para quem a rinomodelação é indicada?

A rinomodelação é indicada principalmente para pacientes que apresentam pequenas imperfeições no nariz. Ou seja, é um procedimento ideal para:

  • Melhorar a projeção da ponta;
  • Reduzir assimetrias entre os lados do nariz;
  • Aumentar levemente as asas ou a parte superior do nariz.

A rinomodelação é contraindicada para pessoas alérgicas ao ácido hialurônico ou que sofram de doenças crônicas autoimunes.

Quais cuidados devo ter depois do procedimento de rinomodelação?

Após a rinomodelação, é normal que a região do nariz fique inchada, sensível e um pouco arroxeada. Para reduzir o edema, é indicado aplicar compressas frias no local.

É recomendado ao paciente:

  • Manter o curativo colocado pelo médico nas primeiras 48 horas;
  • Evitar se expor ao sol — se o fizer, utilizar protetor solar para evitar manchas no local;
  • Evitar traumas ou pancadas no local;
  • Se possível, não usar óculos nos primeiros dias após a cirurgia;
  • Dormir com a cabeça ligeiramente elevada.

Resultados da rinomodelação

Os primeiros resultados já podem ser observados imediatamente após a rinomodelação. Porém, devido ao inchaço e presença de hematomas, muito comuns a esse tipo de procedimento, o resultado final pode ser visto em cerca de 4 semanas.

Em relação à duração dos efeitos, devemos lembrar que o ácido hialurônico usado na rinomodelação, é absorvido pelo organismo após cerca de 18 meses. Isso significa que os resultados da rinomodelação são temporários, e não definitivos, como acontece na rinoplastia.

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que consegue reduzir a giba nasal, diminuir o tamanho das asas nasais ou até mesmo mudar significativamente a projeção da ponta do nariz. A rinomodelação não permite essa amplitude de resultados, sendo indicada para casos mais simples.

Caso o paciente deseje, passado o tempo de duração dos resultados da rinomodelação, ele pode refazer o procedimento.

Quais os benefícios da rinomodelação?

Apesar de ser mais limitada do que uma rinoplastia, a rinomodelação tem vantagens que justificam optar por essa técnica. Entre os principais benefícios, podemos destacar:

  • Procedimento seguro e realizado em consultório médico;
  • Baixas chances de complicações;
  • Custos mais acessíveis;
  • Não demanda uma preparação específica, como a realização de exames prévios;
  • Não exige afastamento das atividades no pós-operatório.

Os benefícios da rinomodelação devem ser discutidos com um especialista em cirurgia plástica, o médico responsável pela realização deste procedimento.

Quais os riscos da rinomodelação?

Por ser um procedimento minimamente invasivo, a rinomodelação é segura e a ocorrência de imprevistos é bastante rara (sendo os principais: ondulações no local em que o ácido hialurônico foi aplicado, cegueira e necrose).

Porém, esses riscos existem quando o profissional não está qualificado para realizar a rinomodelação ou quando não é feito o manuseio correto do ácido hialurônico.

Agende uma consulta com o Dr. Paolo Rubez e saiba mais detalhes sobres o procedimento de rinomodelação.

Fontes

Dr. Paolo Rubez

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr. Paolo Rubez

Dr. Paolo Rubez

Cirurgião Plástico
CRM/SP: 124.773
RQE: 38.994
Formado pela UNIFESP, o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez coloca em prática toda a sua experiência em cirurgias estéticas, além de colaborar na disseminação da cirurgia de combate a enxaqueca, técnica em que é pioneiro no Brasil

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE