Ainda que a mamoplastia de aumento seja uma cirurgia plástica bastante recorrente no Brasil, alguns detalhes do procedimento são menos conhecidos, inclusive entre as pessoas que desejam realizar a inclusão de implantes mamários.
Esse é o caso de informações como material da prótese e formatos disponíveis. Essas questões são abordadas pelo cirurgião plástico nas consultas pré-cirúrgicas, nas quais essas diferenciações serão apresentadas à paciente, assim como detalhes do procedimento e a avaliação do quadro clínico.
Inicialmente é relevante saber que existem próteses de diferentes materiais. Elas são divididas basicamente em três grupos:
Além do material do qual é feita, a prótese pode se diferenciar pelo formato que possui, sendo uma decisão importante para o resultado final que será obtido.
O formato da prótese mamária deve ser escolhido levando em consideração as características anatômicas da paciente e também a opinião do cirurgião plástico responsável. O formato impacta diretamente no resultado do procedimento. O implante mamário pode ser:
O material e o formato do implante mamário interferem no resultado obtido com a mamoplastia de aumento, sendo, portanto uma decisão importante a ser tomada. Ela deve ser feita considerando os objetivos da paciente com o procedimento, mas também respeitando as indicações do cirurgião plástico.
Caso a paciente queira um efeito mais natural ou mais artificial, o especialista poderá indicar qual prótese atenderá melhor aos anseios. O cirurgião plástico indica determinado tipo de implante de acordo com a anatomia da paciente.
Recomenda-se que, ao optar por uma mamoplastia de aumento haja um consenso entre a paciente e o cirurgião, para que alinhem os objetivos. Para tal, converse com o cirurgião plástico responsável.
Lifting facial ou preenchimento? Veja aqui
Veja Saúde, a maior e melhor revista de medicina, nutrição e bem-estar do Brasil, clique…