Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp

Quanto tempo dura o preenchimento?

Cirurgião plástico aplica preenchimento facial em paciente deitada em maca
24 nov, 2020

Saber quanto tempo dura o preenchimento facial é apenas um item para definir o tratamento ideal. Entenda a seguir indicações de cada opção, resultados possíveis e substâncias usadas!

A escolha de um tratamento estético deve levar em consideração diversos aspectos, como indicações da técnica, resultados possíveis, quanto tempo dura o procedimento em caso de tratamentos temporários, entre outros fatores.

Existem diversas técnicas e procedimentos de preenchimento, sendo que o tempo de duração dos resultados podem variar entre 12 e 48 meses, dependendo da substância usada. Saiba mais a seguir!

5 tratamentos faciais com preenchimento

Os tratamentos que utilizam preenchedores podem ser realizados para amenizar sulcos faciais, como o bigode chinês, melhorar o contorno facial, amenizar olheiras, aumentar a produção de colágeno, melhorar o tônus muscular ou até mesmo para dar volume.

A escolha do procedimento ideal depende de quanto tempo dura o preenchimento, de quais são as insatisfações do paciente e de suas expectativas em relação ao tratamento. A seguir, apresentamos 5 técnicas e as indicações de cada uma. Confira!

Preenchimento facial e labial: entre 12 meses e 18 meses

Os tratamentos de preenchimento facial ou labial são realizados, frequentemente, com ácido hialurônico, uma substância muito segura porque já se encontra naturalmente no organismo humano, promovendo hidratação e melhorando o volume da cútis.

Nos procedimentos faciais, o ácido hialurônico pode ser indicado para amenizar olheiras, preencher sulcos e melhorar o volume e contorno das maçãs do rosto, mandíbula e lábios.

A aplicação é realizada em consultório médico com agulha, podendo ou não ser usado um anestésico tópico para reduzir o desconforto do paciente. O ácido hialurônico costuma ser totalmente reabsorvido pelo organismo entre 12 e 18 meses, sendo essa a duração desse tipo de preenchimento.

Saiba mais sobre o preenchimento facial com ácido hialurônico aqui!

MD Codes: 12 a 18 meses

O MD Codes também utiliza o ácido hialurônico como substância de preenchimento, sendo que a duração dos resultados com o tratamento também varia entre 12 e 18 meses.

O que diferencia o MD Codes do preenchimento facial é que o tratamento utiliza uma técnica moderna de mapeamento da face para identificar os pontos ideais para aplicação da substância visando um resultado mais harmônico e natural.

Radiesse: 18 a 24 meses

O Radiesse é um tratamento estético indicado para amenizar sulcos faciais e depressões, repondo o volume perdido na face.

A técnica utiliza bioestimuladores do colágeno para aumentar a produção da proteína. A substância usada é composta por microesferas de hidroxiapatita de cálcio, que permanecem no organismo por até 24 meses antes de serem completamente reabsorvidas e eliminadas.

Sculptra®: cerca de 24 meses

O Sculptra® é um preenchimento estético facial que utiliza o ácido polilático, substância de origem não animal que estimula as atividades dos fibroblastos e eleva a produção das fibras de colágeno.

Antes de saber quanto tempo dura o preenchimento com ácido poliláctico, é importante saber que os resultados desse tratamento demoram cerca de 2 meses para amadurecer, período necessário para que haja o estímulo à produção de colágeno.

Em geral, dependendo dos hábitos do paciente (cuidados diários, exposição solar, alimentação, exercícios físicos), os resultados podem durar até 24 meses.

Ellansé®: 1, 2, 3 ou 4 anos

O Ellansé® é um tipo de preenchimento facial que também utiliza bioestimulantes. A tecnologia presente no tratamento permite que ele possa ter durações diferentes com versões de 1, 2, 3 e 4 anos.

Uma opção é que quem está fazendo o tratamento pela primeira vez opte por uma versão de curta duração para verificar se gosta dos resultados e, posteriormente, realiza versões mais duradouras do tratamento.

Portanto, existem diferentes tipos de tratamentos faciais e substâncias usadas que determinam quanto tempo dura o preenchimento, quais insatisfações estéticas podem ser corrigidas, valores de cada tratamento e indicações.

Como fazer o preenchimento durar mais?

Para fazer o preenchimento durar mais, são recomendados cuidados com a saúde e a estética, incluindo bons hábitos. Algumas dicas incluem:

  • Use protetor solar diariamente e associe com o uso de um antioxidante, como a vitamina C;
  • Tenha uma alimentação saudável e com mais opções naturais;
  • Reduza o consumo de bebidas alcoólicas e corte definitivamente o tabaco;
  • Tenha boas noites de sono;
  • Faça atividades físicas regularmente.

É essencial que antes, de decidir por um ou outro tratamento, o cirurgião plástico seja consultado. Ele auxiliará a identificar o procedimento de preenchimento facial mais recomendado ao seu caso. Agende sua consulta!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia;

Instituto de Cirurgia Plástica – Dr. Paolo Rubez.

Sobre o autor
Formado na Escola Paulista de Medicina / Unifesp, é especialista em cirurgia plástica e cirurgia da enxaqueca. Além disso, passou por sete estágios em Cleveland, nos EUA, na University Hospitals, para se aprimorar em Rinoplastia.