A cirurgia pode ser realizada para harmonização facial ou para garantir saúde e qualidade de vida. Entenda o que é a rinoplastia e quando ela deve ser indicada
É diante do espelho que se percebe alguns detalhes que podem ou não agradar e logo despertar o desejo de fazer algum procedimento estético. Como o nariz é o ponto central da face, ele costuma ser o alvo dessa observação crítica. Mas você já se perguntou quando a rinoplastia é indicada?
Apesar de ser considerada uma das cirurgias plásticas mais praticadas na atualidade, qualquer procedimento na área exige a atuação de um especialista com profundo conhecimento no assunto para saber quando a rinoplastia é indicada e, assim, realizar as correções necessárias no nariz.
Muitos podem pensar que a rinoplastia só tem finalidades estéticas, mas o procedimento serve também para corrigir condições que afetam a respiração e prejudicam a qualidade de vida do indivíduo, bem como para restaurar imperfeições causadas por traumas diversos e deformidades congênitas. Neste conteúdo, você vai saber quando a rinoplastia é indicada e se existem contraindicações. Acompanhe!
Índice
Indicação estética
A melhora da estética é o caso mais comum de quando a rinoplastia é indicada. O objetivo da rinoplastia estética é melhorar a harmonização facial ao corrigir uma série de imperfeições no nariz que interferem na autoestima do paciente, como:
- Tamanho maior ou menor do que o desejado;
- Casos de dorso alto ou largo;
- Assimetria nasal;
- Narinas desproporcionais;
- Formato caído.
Uma conversa franca entre o cirurgião plástico e o paciente é o primeiro passo para avaliar os motivos e necessidades para a realização da cirurgia, além de alinhar as expectativas quanto ao resultado.
A composição das características físicas e estéticas do paciente será determinante nesses casos, com a preservação da proporcionalidade. O nariz deve acompanhar o formato do rosto, as dimensões do queixo, as características étnicas, entre outros fatores, para um resultado harmonioso e o mais natural possível.
Indicação funcional
Outro caso de quando a rinoplastia é indicada é para corrigir aspectos funcionais para trazer mais qualidade de vida ao paciente. A rinoplastia funcional visa reparar problemas no nariz que prejudicam a respiração. Por exemplo, a rinosseptoplastia é indicada para casos de desvio de septo, uma condição que pode ocasionar:
- Entupimento nasal;
- Quadro de sinusite;
- Problemas com olfato e paladar;
- Dificuldades para dormir;
- Dificuldade de respiração durante alguma atividade física.
A rinoplastia com turbinectomia, cirurgia para a redução dos cornetos (carnes esponjosas situadas nas laterais das fossas nasais), também é outro caso de quando a rinoplastia é indicada para questões funcionais.
Indicação reparadora
Depois de entender as questões estéticas e funcionais, você pode se perguntar se existem ainda outras situações de quando a rinoplastia é indicada. A rinoplastia reparadora é indicada para restaurar o nariz em casos de traumas e acidentes, pós-câncer ou no caso de alguma doença congênita.
Porém, devido à anatomia complexa do nariz, existe a possibilidade de a rinoplastia reparadora não produzir os resultados estéticos esperados, mesmo com uma melhora significativa do quadro.
A rinoplastia é contraindicada para quais pacientes?
Existe uma série de fatores que o especialista vai levar em consideração para comprovar a viabilidade da cirurgia. O principal deles é avaliar a condição clínica do paciente. A existência de hipertensão e diabetes descontroladas pode impedir a realização da rinoplastia, assim como os seguintes fatores:
- Ocorrência de tumores cancerígenos (neoplasia), com crescimento anormal do número de células;
- Mulheres em fase de amamentação;
- Doenças infecciosas;
- Distúrbios de coagulação sanguínea;
- Menores de 15 anos que ainda não desenvolveram completamente a região crânio-maxilo-facial;
- Estado de recuperação pós-cirúrgica.
Nunca é demais lembrar que, acima de tudo, um especialista experiente deve ser consultado para se ter certeza de quando a rinoplastia é indicada, seja por questões estéticas, funcionais ou reparadoras.
Saiba mais sobre esse e demais procedimentos realizados pelo Dr. Paolo Rubez agendando uma consulta!
Fontes:
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica