Uma das principais dúvidas relativas à mamoplastia é sobre o tempo de recuperação do procedimento, o que faz com que muitas mulheres adiem a realização da cirurgia, pois acreditam que o período de repouso é muito extenso.
O tempo para se recuperar e retomar as atividades, no entanto, é variável, sendo influenciado por alguns fatores, como tipo de mamoplastia, tamanho da incisão e também informações referentes à própria paciente, como capacidade de cicatrização do corpo e quadro de saúde após a cirurgia.
O tempo de recuperação varia de acordo com o tipo de mamoplastia, sendo ela redutora ou de aumento.
Tempo de recuperação da mamoplastia redutora
A paciente deve permanecer internada entre 12 e 24 horas para estabilização do quadro. Após esse período, ela recebe alta hospitalar e inicia a recuperação em casa.
Os pontos, quando não absorvíveis, são retirados entre uma semana e 14 dias, sendo que nesse período os movimentos ainda são bastantes limitados, principalmente na região operada.
É muito importante o cuidado com a movimentação dos braços para não causar problemas nas cicatrizes. Em casos de dores e desconfortos pode-se fazer uso de analgésicos conforme prescritos pelo cirurgião plástico.
O tempo de recuperação pode chegar a um mês, sendo que durante esse período deve-se usar um sutiã de sustentação durante as 24 horas do dia. Indica-se que a mulher durma de barriga para cima por, no mínimo, 60 dias posteriores à cirurgia.
O médico responsável vai liberar as atividades aos poucos, conforme o grau de esforço relativo a elas. Por exemplo, exercícios mais pesados e de impacto costumam ser permitidos a partir de três meses, entretanto, atividades cotidianos, como trabalho e estudos podem ser retomados em até uma semana.
Tempo de recuperação da mamoplastia de aumento
Assim como no caso da mamoplastia redutora, a de aumento também exige um período de internação de 12 a 24 horas. Os primeiros dias podem ocasionar algumas dores que podem ser aliviadas com a ingestão dos analgésicos prescritos pelo médico. No caso da mamoplastia com implante submuscular o desconforto costuma ser maior.
O tempo necessário para a retirada dos pontos também varia entre sete e dez dias, sendo que o cirurgião avaliará se esse período é o mais indicado no caso.
O tempo de afastamento do trabalho e estudo é de cerca de catorze dias, entretanto, para mulheres que exercem atividades mais pesadas com os braços, esse prazo pode ser um pouco maior, podendo chegar a até 30 dias de afastamento.
Entre as atividades que se pede para evitar nos primeiros dias após a cirurgia está a condução de veículos que pode ser retomada em cerca de sete dias. A realização de atividades físicas mais pesadas, como academia, deve aguardar até 30 dias, pelo menos.
Apesar desses prazos médios, o cirurgião plástico vai dar alta para as atividades conforme verificar a cicatrização e o quadro clínico da paciente, sendo essencial respeitar as indicações médicas para evitar complicações e alcançar melhores resultados.
Tanto a mamoplastia de aumento quanto a redutora possuem um pós-operatório bastante tranquilo e rápido quando as indicações do cirurgião plástico são corretamente realizadas. Procure um profissional de confiança e com registro na SBCP para condução do procedimento.