Fale conosco pelo WhatsApp

Lipoenxertia

Ter o corpo dos sonhos e o rosto com aquele aspecto sempre jovial é bem mais acessível do que parece. A prática de exercícios somada a boa alimentação são os primeiros passos para tal feito, sendo o segundo a cirurgia plástica. Uma das técnicas para remodelar o corpo ou corrigir pequenas imperfeições no rosto é a lipoenxertia.

Nunca ouviu falar em lipoenxertia? A técnica é chamada popularmente como preenchimento com gordura e é um procedimento que pode ser feito tanto no rosto quanto no corpo. Um dos diferenciais da técnica está em sua durabilidade, sendo considerado definitivo.

Mas, como é feito o procedimento? Por mais comum que a técnica possa parecer, ela tem certa complexidade e envolve um outro procedimento, sendo esse a lipoaspiração. O enxerto de gordura, ou preenchimento, é feito com a própria gordura do paciente, depois de a mesma ser preparada pelo cirurgião plástico para este fim.

Como em qualquer procedimento cirúrgico, o paciente precisa passar por consulta e exames pré-operatórios para avaliar seu quadro de saúde geral, e a possibilidade da anestesia, sem riscos.

A retirada da gordura é feita principalmente do abdômen, mas também pode ser das coxas, culotes e costas. Dentro do centro cirúrgico o anestesista sedará o paciente e o cirurgião plástico aplicará uma anestesia no local em que será retirada essa gordura. A lipoaspiração é feita por meio de uma cânula, que sugará essa gordura para um recipiente que será manipulado pelo médico. Essa manipulação se resume a filtragem dessa gordura, eliminando partes desnecessárias e resultando em uma gordura limpa que será reaplicada no paciente.

A lipoenxertia pode ser feita nas seguintes regiões:

  • Queixo;
  • Lábios;
  • Região malar;
  • Região da mandíbula
  • Ao redor dos olhos;
  • Têmporas;
  • Bigode chinês;
  • Glúteos;
  • Coxas;
  • Seios
  • E demais regiões que apresentem pequenas assimetrias que possam ser corrigidas com o enxerto de gordura.

Esculpir o corpo é o maior benefício da lipoenxertia. Por mais que a prática de exercícios faça parte da rotina de muitos pacientes, nem sempre um glúteo arredondado e com volume é conseguido na academia, não é mesmo?

Por isso muitos optam pelo enxerto de gordura na região, sendo uma solução tão eficaz quanto o implante de silicone nos glúteos. A diferença entre uma técnica e outra é que a lipoenxertia tem um efeito muito mais natural que os implantes.

A técnica pode ser empregada ainda nos seios para pequenos aumentos e correção de assimetrias, para tornear as coxas e até mesmo para esculpir a cintura. Em resumo, é possível desenhar um corpo curvilíneo com a cirurgia de preenchimento de gordura.

As cicatrizes são muito pequenas e discretas, pois a cirurgia é realizada através de pequenas incisões, apenas o necessário para passagem das cânulas de lipoaspiração.

Umas das grandes vantagens da lipoenxertia é o fato da gordura apresentar células-tronco, o que confere uma melhora na qualidade e aspecto da pele da região que recebe o preenchimento da gordura.

Por isso é aconselhado que a lipoenxertia ou qualquer cirurgia plástica seja feita por um médico certificado e gabaritado, evitando que o sonho do corpo e do rosto perfeito se torne um pesadelo. Outro ponto a ser ressaltado que a técnica visa efeitos naturais, logo é indicado que a lipoenxertia não seja exagerada para não tornar o resultado artificial, não é mesmo?

O primeiro é o repouso depois da alta hospitalar, devido às dores que podem ocorrer na região de lipoaspiração, e segundo para evitar maiores inchaços e sangramentos, e garantir também que a gordura permaneça nas áreas enxertadas.

O tempo médio de recuperação é de 7 a 14 dias, sendo que apenas após a consulta de retorno com o cirurgião plástico e o mesmo dando alta total para retorno das rotinas, que o paciente pode voltar a praticar exercícios, por exemplo.

Assim como qualquer cirurgia plástica, é de extrema importância que o paciente procure por um médico com registro junto a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), pesquise  por pessoas que já realizaram procedimentos com o mesmo  profissional e fuja de quem oferta a lipoenxertia com um preço muito baixo, pois por se tratar de uma cirurgia — por menos invasiva que a mesma possa ser — é necessário ser feita em um centro cirúrgico e com acompanhamento de equipe médica multidisciplinar e isso incide em custos.