Você já nos segue no Instagram?

Fale conosco pelo WhatsApp

Mentoplastia

Perfil de uma mulher focando na parte do seu queixo simbolizando a mentoplastia.

Chamada de mentoplastia, a cirurgia plástica de queixo é um procedimento que consiste na remodelação do terço inferior da face, proporcionando assim um aspecto mais harmonioso ao rosto. Este é um dos procedimentos estéticos mais procurados por celebridades e pessoas que desejam alcançar um perfil facial mais fino e alongado.

Também conhecida no meio médico como genioplastia, a mentoplastia é uma cirurgia que confere maior equilíbrio entre as estruturas faciais por meio da correção do queixo e de sua harmonia em relação ao nariz e testa. Dependendo do caso, o procedimento pode ser associado a outras intervenções para atingir um resultado ainda mais satisfatório.

Quando a cirurgia de queixo é indicada?

A mentoplastia é indicada para corrigir deformidades funcionais e estéticas do queixo, que podem ser tanto uma falta de proporção entre o queixo e o restante da face ou até mesmo algum tipo de alteração que afeta a qualidade de vida do paciente. Quando o procedimento tem objetivos funcionais, é importante que seja feita uma avaliação a respeito da necessidade de alterar também a mandíbula — caracterizando assim uma cirurgia ortognática.

Vale lembrar que o mento é uma estrutura que exerce papel fundamental na aparência geral do rosto, influenciando diretamente na relação que o paciente tem com sua própria imagem. Nesse sentido, todo paciente que apresenta algum tipo de desproporção em relação ao queixo e se sente incomodado com isso pode se submeter à mentoplastia.

A indicação do procedimento, assim como a avaliação de sua viabilidade, deve ser feita apenas por um cirurgião plástico. Em geral, a intervenção é recomendada para casos de:

  • Macrogenia: caracterizada pelo queixo proeminente e desproporcionalmente maior do que as outras áreas evidenciadas da face (nariz e testa);
  • Microgenia: também chamada de “queixo deficiente”, a microgenia ocorre quando o paciente apresenta queixo menor do que a proporção ideal, conferindo um aspecto de queixo recuado;
  • Assimetria: se manifesta quando apenas um dos lados do queixo é proeminente ou deficiente.

Como é realizada a mentoplastia?

A técnica aplicada na cirurgia de queixo depende das características clínicas e funcionais apresentadas pelo paciente, assim como das correções que precisam ser realizadas. Caso a mordida também precise ser alterada, por exemplo, a mentoplastia precisa ser associada a um procedimento mais complexo que visa o reparo do posicionamento da mandíbula.

Quando a mordida do paciente está correta, o queixo é avaliado especialmente em relação ao perfil facial — analisando assim a possibilidade de avanço ou redução do mento. Em geral, a cirurgia pode ser feita a partir da redução do osso do queixo ou com um implante na área. Em ambos os casos, este geralmente é um procedimento simples e rápido, levando cerca de 90 minutos para ser realizado.

A mentoplastia é realizada com anestesia, preferencialmente a geral, e a incisão cirúrgica é feita na gengiva dos dentes inferiores. Assim, a cicatriz fica imperceptível e normalmente não é necessário remover os pontos, já que eles são absorvidos pelo organismo com o tempo.

No caso da cirurgia de avanço do queixo, que é mais comum do que a redutora, este aumento pode ser feito com auxílio de próteses de silicone ou por osteotomias (seccionamento de um osso). Para o recuo do queixo, por outra vez, o cirurgião plástico faz a remodelação ou o reposicionamento do osso do paciente, adequando o formato para uma melhor harmonização facial.

 

Saiba mais sobre esse e demais procedimentos realizados pelo Dr. Palo Rubez entrando em contato

Agende agora mesmo sua consulta!

(11) 97339-7000

 

Resultados e formato do queixo novo

Embora muitos pacientes sonhem com um formato de queixo específico e parecido com o de determinado artista, a mentoplastia visa um resultado que confira a harmonia do rosto como um todo. Por isso, o cirurgião plástico analisa as características da mandíbula e identifica o perfil facial do paciente, indicando assim o melhor formato para seu rosto.

Dependendo do caso, pode ser necessária até mesmo uma intervenção para correção das estruturas que cercam o queixo — como retirada da flacidez e/ou adiposidade acumulada no pescoço. Uma vez que existe uma relação direta entre o nariz e o queixo na harmonização facial, uma rinoplastia também pode ser indicada para o alcance de um melhor resultado geral.

Pré-operatório para a cirurgia plástica

O pré-operatório da mentoplastia começa com uma análise facial, em que o cirurgião avalia a proporção do queixo em relação ao restante das estruturas do rosto. Este estudo é importante para identificar a necessidade de realizar correções prévias no posicionamento dentário, uma vez que os dentes influenciam diretamente na estética dos lábios e perfil geral.

Além disso, os preparativos para a cirurgia de queixo incluem a realização de exames de sangue e imagem, avaliação do histórico clínico do paciente e suspensão do uso de medicamentos anticoagulantes. Também é necessário interromper o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo, bem como redobrar os cuidados com a higiene bucal e realizar o jejum conforme orientado pelo médico.

Cuidados pós-operatórios e resultados

Como foi citado, a mentoplastia é uma cirurgia considerada simples, e o paciente normalmente tem alta no mesmo dia do procedimento. Em casa, é fundamental que sejam adotados os seguintes cuidados pós-operatórios:

  • Tomar os medicamentos analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios conforme prescrição do cirurgião;
  • Ficar em repouso por, no mínimo, 7 dias — aguardando duas semanas para retomar a rotina;
  • Evitar o consumo de alimentos que exijam esforço para mastigar;
  • Evitar a exposição ao sol;
  • Praticar exercícios físicos apenas após liberação médica, o que geralmente ocorre após 30 dias;
  • Manter os cuidados redobrados com a higiene bucal;
  • Comparecer às consultas de retorno e seguir as recomendações médicas à risca.

Em geral, os resultados da mentoplastia podem ser observados 1 mês após o procedimento, mas o paciente ainda pode apresentar inchaço nesse período. Passados 2 a 3 meses da cirurgia, a aparência apresentada já está muito próxima da definitiva. A forma do queixo tem bastante influência sobre a aparência do indivíduo, e esta é uma intervenção que tem muitos efeitos positivos na autoestima e bem-estar do paciente.

Para saber mais sobre a cirurgia plástica de queixo, tirar dúvidas a respeito do procedimento e descobrir se a mentoplastia é indicada para seu caso, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Paolo Rubez.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Revista Saúde;

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Paolo Rubez.

AGENDE SUA
CONSULTA ATRAVÉS
DO NOSSO WHATSAPP

Facilidade na hora de marcar consultas

(11) 97339-7000