Procedimento estético é útil para a remodelação do nariz, sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica.
A bioplastia de nariz é o nome de um procedimento estético não cirúrgico para a correção de aspectos estéticos incômodos no nariz. No entanto, é importante salientar que a técnica não é capaz de corrigir problemas funcionais, como o desvio de septo nasal. Este procedimento também pode ser chamado de rinomodelação ou rinoplastia sem cirurgia.
A bioplastia consiste em um preenchimento na região facial com ácido hialurônico, hidrogel ou PPMA, sendo realizado para trazer um novo aspecto estético ao nariz. Sua prática é recomendada para pacientes que não desejam se submeter a um procedimento cirúrgico — a rinoplastia, nesse caso.
Índice
Quando fazer a bioplastia de nariz?
A bioplastia de nariz, conforme já mencionado, é uma técnica para pacientes que não gostam de algum aspecto estético de seu nariz, mas não desejam ser operados. Dentre os principais resultados estéticos que o procedimento traz, podemos elencar:
- Empinar o nariz através de preenchimento;
- Aumentar um nariz achatado;
- Atenuar a aparência do nariz adunco — ou seja, aquele fino e pontiagudo para baixo;
- Disfarçar a giba nasal;
- Promover correções em outras eventuais imperfeições estéticas.
Quando a bioplastia não é recomendada?
A bioplastia é incapaz de corrigir problemas funcionais, como o desvio de septo, que pode ser corrigido com uma rinoplastia. Outras correções estéticas também não podem ser feitas com a bioplastia — como do nariz de batata ou do nariz negroide.
Como aqui estamos falando de estruturas grandes, para se conquistar o resultado desejado é preciso remover cartilagens e ossos. Assim, nestes dois casos, a rinoplastia também não é indicada, mas sim a alectomia.
Como a bioplastia é realizada?
Este procedimento consiste em um preenchimento na ponta do nariz — ou no dorso —, feito com a utilização de seringas. O médico aplica a substância escolhida em algumas regiões pré-determinadas do nariz, com o objetivo de deixar o local mais simétrico.
A aplicação deve ser feita em pequenas quantidades, uma vez que esta região não suporta excesso. Podem ser escolhidos três tipos de substâncias, como mencionado — PPMA, hidrogel ou ácido hialurônico.
Na bioplastia, costuma ser necessária a realização de mais de uma aplicação para que o resultado desejado seja atingido. Todavia, é importante que haja uma pausa de um a dois meses entre as aplicações, uma vez que elas incham a região do nariz.
Ou seja, o médico precisa aguardar que a região desinche para compreender onde poderá realizar a nova aplicação. A bioplastia tem duração média de 30 a 60 minutos, com alta imediata para que o paciente retome a rotina após a técnica.
A anestesia utilizada neste tipo de correção do nariz é a local, o que leva o paciente a permanecer acordado durante o procedimento.
Como é a recuperação da bioplastia?
O inchaço da região nasal pode surgir junto com alguns hematomas durante o período de recuperação. Estes desconfortos, contudo, tendem a desaparecer brevemente. Durante a fase pós-operatória, o paciente pode utilizar um curativo no local, de modo a modelar a região submetida à bioplastia.
Também é preciso que o indivíduo evite atividades físicas intensas e exposição à luz solar durante duas semanas. Ao sentir sintomas incomuns, como dores intensas, busque imediatamente orientação médica.
Para entender mais sobre a bioplastia, envie agora mesmo uma mensagem para o Dr. Paolo Rubez e agende uma consulta.