Fale conosco pelo WhatsApp

Mentoplastia antes e depois: como é feita e quanto tempo de cirurgia?

Mulher fazendo avaliação para mentoplastia - mentoplastia antes e depois
11 ago, 2021

Cuidados antes e depois da mentoplastia garantem uma intervenção cirúrgica mais segura e satisfatória, melhorando os resultados estéticos e a harmonia facial do paciente

O passo a passo antes e depois da mentoplastia é essencial para que essa cirurgia plástica seja mais segura e satisfatória ao paciente que conhece antecipadamente quais as etapas do pré-operatório e do período de recuperação.

A mentoplastia recebe diferentes nomes — como cirurgia no queixo, cirurgia do contorno cervical e genioplastia. Todas elas referem-se à cirurgia plástica para alteração estética do queixo.

As indicações da cirurgia do queixo incluem pacientes com assimetria entre os lados do contorno cervical, pessoas com macrogenia (queixo proeminente) ou microgenia (queixo retraído). Conheça mais sobre essa cirurgia plástica a seguir!

Como é feita a cirurgia no queixo?

O primeiro passo é definir quais as necessidades do paciente, identificando se a cirurgia do queixo tem uma motivação exclusivamente estética ou se também é preciso corrigir a mordida, o que demanda uma intervenção mais complexa.

Caso a insatisfação tenha motivações apenas estéticas é definida a abordagem cirúrgica, que pode incluir:

  • Macrogenia: tipo de intervenção que visa reduzir a proeminência do queixo, sendo menos comum. Nesses casos pode ser feita a remodelação ou o reposicionamento do osso do paciente, seja por meio da raspagem ou quebra do osso, visando uma estrutura mais harmônica com o restante da face;
  • Microgenia: a cirurgia do contorno cervical para aumentar o queixo é mais comum, sendo usada uma prótese de silicone ou osteotomias (seccionamento de um osso) para alcançar esse objetivo.

No caso de assimetrias, será verificada qual opção é mais condizente com a estrutura facial para garantir um rosto mais harmônico.

Independentemente da técnica escolhida para a cirurgia no queixo, o procedimento tem duração aproximada de 90 minutos, sendo usada a anestesia geral.

Quais os cuidados antes e depois da mentoplastia?

Para que a execução da genioplastia seja satisfatória, entretanto, o paciente deve ser informado e estar consciente dos cuidados antes e depois da mentoplastia.

Antes da cirurgia do queixo é importante que o paciente informe-se e prepare-se para a intervenção cirúrgica. Alguns passos incluem:

  • Escolher um cirurgião plástico experiência, qualificado para realizar a técnica e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
  • Esclarecer todas as dúvidas sobre a mentoplastia e os possíveis resultados com a cirurgia em uma consulta de avaliação;
  • Fazer exames médicos de sangue e cardiológicos que comprovem o bom estado de saúde, aumentando a segurança da intervenção cirúrgica;
  • Interromper o tabaco por, pelo menos, um mês antes da cirurgia plástica;
  • Seguir as recomendações da equipe médica quanto ao pré-operatório imediato, o que inclui interromper alguns tipos de medicações de uso contínuo, fazer jejum e outros.

A atenção adequada ao antes e depois da mentoplastia é determinante nos resultados estéticos alcançados e também na segurança da cirurgia.

Além disso, é preciso atentar-se aos cuidados do pós-operatório da mentoplastia, que devem ser informados ao paciente antes da cirurgia. Eles incluem:

  • Manter-se em repouso por 7 dias e aguardar 14 dias para retomar a rotina;
  • Priorizar alimentos mais macios nos primeiros dias, evitando que haja esforço na mastigação;
  • Evitar a exposição solar no primeiro mês após o procedimento;
  • Aguardar a alta médica para retomar exercícios físicos, o que pode demorar cerca de um mês;
  • Tomar apenas a medicação prescrita pelo cirurgião plástico.

Com bons cuidados no antes e depois da mentoplastia, o paciente obterá resultados mais satisfatórios com a cirurgia no queixo.

Os resultados da mentoplastia ficam mais visíveis cerca de um mês após a cirurgia, quando os efeitos colaterais — como inchaço e hematomas — regridem. A estética do mento após 2 a 3 meses é muito próxima do resultado final alcançado com o procedimento.

O cirurgião plástico tem um papel fundamental nas recomendações antes e depois da mentoplastia e nos resultados estéticos alcançados. Agende uma consulta e saiba mais!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Instituto Rubez de Cirurgia Plástica.

 

 

 

Sobre o autor
Formado na Escola Paulista de Medicina / Unifesp, é especialista em cirurgia plástica e cirurgia da enxaqueca. Além disso, passou por sete estágios em Cleveland, nos EUA, na University Hospitals, para se aprimorar em Rinoplastia.