A cirurgia pode ser realizada por diversas técnicas. O cirurgião, em conjunto com o paciente, define qual a melhor opção para cada caso
Uma das consequências do envelhecimento é a queda natural das sobrancelhas, o que pode causar um aspecto de cansaço e comprometer a jovialidade do rosto. Entre os tratamentos que podem corrigir essa alteração está o lifting de sobrancelhas.
O procedimento consiste na elevação/reposicionamento dos supercílios, podendo ser realizado por diversas técnicas, que diferem nas vias de acesso (local, através das pálpebras, couro cabeludo) e objetivos.
Não existe uma idade mínima ou máxima para fazer o lifting de sobrancelhas. No entanto, a cirurgia costuma ser realizada em pacientes entre os 40 e 60 anos, pois seu objetivo é corrigir os efeitos naturais do envelhecimento.
O lifting de sobrancelhas só é indicado para pacientes mais jovens quando a queda das sobrancelhas ocorre precocemente, seja por exposição excessiva ao sol, características genéticas ou estado de saúde.
Índice
Como o lifting de sobrancelhas é realizado
O lifting de sobrancelhas pode ser realizado por diversas técnicas. São elas:
- Suspensão dos supercílios com fios: são feitas quatro incisões mínimas de cada lado das sobrancelhas, sendo duas em cima do supercílio e duas escondidas no couro cabeludo (1 mm cada), com descolamento apenas no trajeto da área a ser suspensa por fios passados por uma agulha longa;
- Ressecção de pele acima dos supercílios: é feita uma pequena incisão na parte lateral e superior das sobrancelhas, o suficiente para elevá-las. A cicatriz fica disfarçada na linha do pelo;
- Frontoplastia endoscópica: a partir de 3 a 5 incisões no couro cabeludo (0,5 a 2,0 cm cada) e com uma câmera conectada a um monitor é feito o descolamento de toda a área frontal até os limites do nariz e dos olhos. Em seguida, o médico faz o reposicionamento natural dos supercílios ou tração de suas laterais com fios cirúrgicos;
- Frontoplastia aberta:é feita uma incisão bilateral no couro cabeludo, com descolamento de toda a área frontal até os limites do nariz e dos olhos. Em seguida, o cirurgião suspende os supercílios através de tração e ressecção do tecido.
De maneira geral, a cirurgia dura de 30 minutos a duas horas, dependendo da técnica utilizada pelo médico. O tempo de internação varia de acordo com a anestesia empregada, mas a alta do paciente geralmente ocorre no mesmo dia do procedimento.
Cuidados pré-operatórios
Os cuidados pré-operatórios do lifting de sobrancelhas se iniciam com a realização dos exames solicitados pelo médico. Antes da cirurgia, o paciente é orientado a:
- Parar de fumar 15 a 30 dias antes do lifting de sobrancelhas;
- Ajustar a dose de medicamentos de rotina ou iniciar uma nova terapia;
- Suspender o uso de medicamentos ou produtos naturais que interfiram na coagulação;
- Evitar consumir bebidas alcoólicas ou comidas gordurosas na véspera do lifting de sobrancelhase fazer jejum de dez horas antes da cirurgia.
Cuidados no pós-operatório do lifting de sobrancelhas
Após a alta hospitalar, o paciente deve manter repouso no leito ou recostado em uma cadeira inclinável. Na hora de dormir, deve-se manter a cabeceira da cama elevada pelo menos nos cinco primeiros dias após realizado o lifting de sobrancelhas.
A retirada dos curativos é feita um ou dois dias depois do procedimento, e os pontos são retirados de sete a dez dias depois da cirurgia. O banho é permitido no dia seguinte à cirurgia, no entanto, as feridas operatórias devem ser lavadas com cuidado e utilizando-se sabão apropriado.
As atividades de rotina podem ser retomadas após 24 horas, mas algumas atividades requerem maior tempo de recuperação:
- Dirigir: três a cinco dias;
- Realizar tarefas domésticas: 20 dias;
- Se expor ao sol: 30 dias;
- Tingir os cabelos: 30 dias;
- Realizar atividades físicas: três meses.
O lifting de sobrancelhas é uma opção cirúrgica segura e eficaz para rejuvenescer o olhar. Mas antes de sua execução, ele deve ser planejado com calma para que transcorra em total segurança. Um passo muito importante é a escolha do cirurgião plástico. Procure indicações e verifique se o profissional é credenciado junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC).
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
Instituto Rubez de Cirurgia Plástica.