Cirurgia de adenoide com rinoplastia: é possível fazer as duas juntas?

Nariz com curativo.

19 julho, 2022 Por:

Entenda os detalhes sobre a combinação da cirurgia de adenoide com rinoplastia

Popularmente conhecida como carne esponjosa do nariz, a adenoide são duas pequenas partes do tecido linfoide que ficam na rinofaringe.

A adenoide faz parte do nosso sistema imune, no entanto, quando ela cresce além do esperado, pode ficar inflamada e inchada, gerando um acúmulo desse tecido no fundo das fossas nasais.

É comum que esse crescimento anormal provoque sintomas parecidos com os da rinite e sinusite, roncos noturnos, além de dificuldade para respirar. Isso tudo causa um incômodo no paciente, que precisa recorrer ao centro cirúrgico para corrigir o problema.

Em alguns casos, a cirurgia de adenoide com rinoplastia pode ser indicada, já que a rinoplastia é capaz de corrigir cirurgicamente a estética do nariz, enquanto a adenoidectomia melhora a função nasal. Entenda quando a cirurgia com adenoide com rinoplastia é indicada.

Quando a cirurgia de adenoide pode ser associada à rinoplastia?

A adenoidectomia, ou cirurgia de adenoide, pode ser combinada com a rinoplastia somente com a orientação do profissional responsável pelo procedimento. Geralmente esses profissionais indicam a cirurgia de adenoide com rinoplastia em crianças a partir dos seis anos, que é quando a adenoide começa a crescer fora do considerado normal pela medicina.

A cirurgia de adenoide com rinoplastia tem dupla funcionalidade, já que ela costuma combinar pelo menos duas técnicas para melhorar a estética e a estrutura nasal do paciente, trazendo mais saúde e qualidade de vida através do mesmo procedimento.

É comum que os médicos indiquem a adenoidectomia com rinoplastia em casos em que é necessário corrigir a passagem do ar e também a harmonização do nariz com o resto do rosto.

Quando a realização dos dois procedimentos juntos pode não ser indicada?

O mais comum é realizar a cirurgia de adenoide na idade infantil, mas a rinoplastia só é indicada quando há uma necessidade médica de corrigir a estética do nariz.

Na fase adulta, a cirurgia de adenoide com rinoplastia pode englobar outros pontos de melhoria no nariz, como a correção do desvio de septo e até mesmo a remoção de alguns tumores.

Como é feita a cirurgia?

Quando mesmo após o uso de medicamentos a adenoide não diminui de tamanho, o procedimento cirúrgico pode ser indicado para evitar infecções e inflamações que prejudicam a qualidade de vida do paciente.

A cirurgia de adenoide precisa ser feita com anestesia geral e dura, em média, trinta minutos. Como as adenoides são retiradas pela boca, não é necessário cortar a pele do paciente. É uma cirurgia rápida e relativamente simples de ser feita.

Quais os riscos e complicações?

Entre os principais riscos e complicações da cirurgia de adenoide com rinoplastia, podemos citar:

• Febre;
  • Dor de garganta e dor de ouvido;
  • Infecções;
  • Hemorragia;
  • Mau hálito;
  • Refluxo;
  • Voz anasalada.

Cuidados no pré-operatório

O médico responsável pela cirurgia de adenoide com rinoplastia deverá solicitar alguns exames antes do procedimento. Além disso, por se tratar de uma cirurgia com anestesia geral, o paciente deverá estar em jejum para o procedimento.

Cuidados no pós-operatório

A cirurgia de adenoide sem a combinação com a rinoplastia não costuma exigir muitos cuidados do paciente por se tratar de um procedimento simples, geralmente com alta até no mesmo dia.

Quando falamos da cirurgia de adenoide com rinoplastia, em média, o tempo de recuperação dura duas semanas. Nesse período, o paciente deve manter alguns cuidados básicos, como:

• Repouso;
  • Tomar os remédios indicados;
  • Evitar aglomerações;
  • Seguir a dieta recomendada pelo médico, que inclui uma alimentação pastosa e líquida.

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, a adenoidectomia com rinoplastia deve sempre ser feita por um bom profissional e os pacientes precisam seguir as recomendações médicas para uma melhor recuperação.

Saiba mais sobre cirurgia de adenoide agendando uma consulta! – https://drpaolorubez.com.br/agendar-consulta//.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica