(11) 5093-3921 (11) 96445-1045 contato@drpaolorubez.com.br
Fale conosco pelo WhatsApp

Benefícios do Preenchimento Labial

Revisado por: Dr. Paolo Rubez CRM/SP: 124773 - 5 de setembro de 2019

Benefícios do Preenchimento Labial

O preenchimento labial é um procedimento estético minimamente invasivo recomendado para pacientes que desejam melhorar a estética dos lábios tornando-os mais volumosos, definidos e turgidos. É possível preencher os lábios com ácido hialurônico ou com a própria gordura do paciente, utilizando uma técnica chamada de lipoenxertia.

Além dos benefícios com a melhora da estética dos lábios, o preenchimento labial permite amenizar rugas que estejam presentes no entorno da boca. No caso de fumantes uma marca comum é o “código de barras” formado na parte superior da boca, que também pode ser amenizada com a escolha da técnica.

Ainda que esse tipo de procedimento já tenha tido a fama de tornar o rosto artificial, atualmente com as novas técnicas, estudos e produtos cada vez mais eficientes obtém-se um resultado mais natural.

Quais as vantagens do preenchimento labial?

Não é à toa que cada vez mais pessoas, independentemente do gênero, têm recorrido ao preenchimento nos lábios para rejuvenescer o rosto. Existem diversos benefícios associados à realização do preenchimento labial tanto no que se refere aos resultados obtidos quanto a própria execução da técnica. Entre as vantagens que podem ser observadas destacam-se:

1.   Resultados naturais

Quando aplicado corretamente, o ácido hialurônico garante um resultado natural ao preenchimento labial, permitindo a correção de imperfeições sem que haja uma aparência forçada ou artificial. A mesma lógica vale para o enxerto de gordura, sendo que o resultado fica ainda melhor uma vez que o material utilizado não é estranho ao organismo.

O detalhamento da técnica faz com que mudanças sutis nos lábios proporcione uma aparência mais agradável e harmônica com o restante da face.

2.   Tempo de aplicação

O tempo de duração da aplicação do ácido hialurônico nos lábios é de menos de uma hora, sendo um procedimento rápido e que não causa dor ao paciente. Um dermatologista e o cirurgião plástico são os profissionais aptos a realizar o procedimento.

No caso da lipoenxertia, o cirurgião plástico é o profissional que pode executar a técnica. Em ambos os casos, o paciente não ficará afastado das atividades rotineiras por muito tempo. Enquanto o paciente que coloca ácido hialurônico pode voltar à rotina no mesmo dia, aquele que opta pela lipoenxertia deve aguardar até o dia subsequente.

3.   Duração dos resultados

O ácido hialurônico é uma substância que é reabsorvida pelo organismo após um tempo da aplicação, fazendo com que os resultados não sejam definitivos. No entanto, a aparência conquistada pode durar até um ano e meio.

Além disso, mesmo após a absorção da substância, a hidratação proporcionada na região garante uma aparência sutilmente mais volumosa, sendo os efeitos cumulativos. O preenchimento labial com gordura, por sua vez, pode ser considerado permanente. Isso porque, ao contrário do que acontece com o ácido hialurônico, parte da gordura é absorvida pelo organismo enquanto o restante é definitivo.

 4.   Rápida recuperação

No dia seguinte após a realização da técnica o paciente já pode retomar as atividades rotineiras sem prejuízo, só precisando ficar atento à exposição solar para evitar manchas na região.

Também é fundamental que o paciente evite batidas e lesões no local, bem como suspenda a prática de exercícios físicos por no mínimo 2 semanas.

5.   Substância segura

O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo próprio organismo para dar sustentação a uma série de tecidos, de forma que o paciente não sofre rejeição, tornando o preenchimento labial mais seguro.

O preenchimento nos lábios com gordura também é seguro para o paciente, pois, o material é repleto de células-tronco.

Aplicação de preenchimento labial com ácido hialurônico

Como é realizado o preenchimento nos lábios?

O preenchimento labial utiliza anestésico tópico para amenizar o desconforto do paciente, sendo que o procedimento pode ser realizado no próprio consultório do cirurgião plástico.

O preenchimento labial com o ácido hialurônico é o mais comum. A substância é aplicada em pontos específicos do lábio após estudo prévio do especialista, que pode ser tanto no contorno quando na área vermelha visando dar mais volume.

Quando o material utilizado para o preenchimento é a gordura do paciente, o cirurgião retira a quantidade necessária das costas, da parte interna das coxas ou do abdômen — para citar alguns dos locais mais utilizados — e faz a filtragem da gordura retirada por meio da técnica de lipoaspiração. Em seguida, o especialista seleciona a quantidade de gordura a ser reutilizada e aplica nos lábios do paciente usando cânulas ou agulhas.

A qualidade dos resultados depende de o procedimento ser realizado em etapas e por um cirurgião plástico especializado, o que garante maior perfeição ao preencher os lábios.  A técnica tem duração média de 40 minutos, mas os resultados podem ser vistos em cerca de três dias que é quando o inchaço da região diminui.

Em alguns casos, o cirurgião pode solicitar uma nova consulta após alguns dias para analisar os resultados e, se necessário, realizar uma finalização.

Portanto, são vários os benefícios relacionados ao preenchimento labial. No entanto, para que o procedimento de fato ofereça a harmonização desejada é essencial escolher um cirurgião plástico de confiança e que utilize substâncias seguras para a realização da técnica. Caso ainda tenha restado dúvidas, entre em contato e agende sua consulta.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-SP);

Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF);

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)