Cirurgia tem o objetivo de rejuvenescer o rosto e o pescoço, mas exige atenção, principalmente no pós-operatório
A ritidoplastia, ou lifting facial, é um procedimento cirúrgico-estético que tem a finalidade de suavizar os sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço. Por meio da remoção de rugas e excesso de pele, a cirurgia proporciona um aspecto mais jovem ao paciente.
O lifting facial é realizado em centro cirúrgico, com anestesia geral e sedação. O cirurgião plástico faz uma incisão (corte) entre a parte posterior da orelha direita e a parte posterior da orelha esquerda. Em seguida, ele remove a pele flácida excedente, reposiciona as musculaturas faciais e faz a sutura, esticando a pele de maneira a deixar o rosto levemente tensionado.
Como todo procedimento cirúrgico, a ritidoplastia exige alguns cuidados antes e depois da cirurgia para que a recuperação seja adequada e os resultados sejam os desejados.
Índice
Na ritidoplastia, antes e depois do procedimento é importante seguir todas as orientações do cirurgião, sendo a mais importante realizar todos os exames pré-operatórios. Esta medida colabora para minimizar riscos em centro cirúrgico, assim como no período de recuperação.
Antes do lifting facial o paciente deve:
Após o lifting facial, o paciente fica em observação por, no máximo, 24 horas. O médico pode colocar drenos para evitar acúmulo de líquidos no local, o que pode prejudicar a cicatrização. Em geral, depois de dois dias eles podem ser retirados.
Como durante o procedimento é feita uma incisão de uma ponta à outra da orelha, a sutura tem tamanho proporcional e deve ser o ponto de atenção no pós-operatório.
Isso significa que o paciente deve estar atento à correta higienização do local e à consulta de retorno com o cirurgião plástico, que deve ocorrer sete dias após o procedimento.
As principais recomendações no pós-operatório do lifting facial incluem:
É normal que o paciente sinta inchaço, dormência ou sensibilidade na pele por até duas semanas. Além disso, a pele pode ficar mais ressecada e tensa do que o normal.
Também é possível sentir um aperto na região do pescoço e uma dificuldade de virar a cabeça de um lado para o outro por cerca de um a dois meses.
Como em qualquer procedimento cirúrgico, a ritidoplastia também tem riscos relacionados à infecção, à hemorragia e a outras complicações. Entre em contato com o seu médico caso você observe:
Uma das principais perguntas dos pacientes antes de realizar o lifting facial é em relação aos resultados. Após o procedimento, passado o inchaço, é possível notar um rosto com aparência mais jovem, descansado, com menos linhas e marcas de expressão, o que impacta diretamente a autoestima do paciente.
Como a cicatrização demora para se completar, o resultado total só é visualizado cerca de seis meses depois do lifting facial.
Porém, para que os resultados do lifting facial sejam os esperados, é de fundamental importância realizar o procedimento com um cirurgião especializado e capacitado, como o Dr. Paolo Rubez. Agende uma consulta com o consultório agora mesmo.
Fonte:
Lifting facial ou preenchimento? Veja aqui
Veja Saúde, a maior e melhor revista de medicina, nutrição e bem-estar do Brasil, clique…