Você já nos segue no Instagram?

Fale conosco pelo WhatsApp

Rinoplastia além da estética: entenda como o procedimento cirúrgico é utilizado para tratar diversos problemas

Imagem ilustrativa

10 janeiro, 2023 Por:

Conheça quais são as possibilidades da rinoplastia para atender demandas funcionais do paciente e melhorar a função respiratória.

Em 2020, o Brasil foi o segundo país com maior número de cirurgias plásticas, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Todavia, liderou em número de rinoplastias: foram mais de 87 mil, à frente da Turquia e Estados Unidos.

Um dos fatores que explica a popularidade da cirurgia plástica do nariz é que é possível recorrer à rinoplastia além da estética, visando à correção de problemas funcionais, como do trato respiratório.

Rinoplastia para além da estética

Nos casos de rinoplastia além da estética, a ideia de cirurgia plástica é que seja possível tratar problemas de saúde relacionados ao nariz.

Os problemas nasais podem ser adquiridos por conta de traumas e infecções recorrentes, como as congênitas, que podem estar presentes desde o desenvolvimento fetal.

Nos tratamentos de rinoplastia além da estética, o cirurgião plástico vai avaliar as insatisfações do paciente relacionadas à aparência nasal, mas também direcionar seu foco para aspectos de saúde que comprometam a respiração ou mesmo a qualidade de vida do paciente.

Saiba mais sobre esse e demais procedimentos realizados pelo Dr. Palo Rubez entrando em contato

Agende agora mesmo sua consulta!

(11) 97339-7000

Quais problemas funcionais a rinoplastia pode resolver?

O campo de rinoplastia além da estética é bastante amplo, pois são diversas as demandas funcionais que podem ser atendidas durante o procedimento cirúrgico.

Deformidades do nariz

As deformidades do nariz estão mais frequentemente relacionadas a traumas na face que alteram a estética original do nariz.

Além do comprometimento estético que gera profundo pesar e comprometimento da qualidade de vida do paciente, essas ocorrências também tendem a afetar as estruturas nasais, prejudicando a respiração, o que é corrigido na cirurgia.

Desvio de septo

A correção do desvio de septo, chamada de septoplastia ou rinosseptoplastia quando associada às demandas estéticas, é uma das principais aplicações da rinoplastia além da estética.

O septo nasal é a parede que separa as cavidades nasais e, raramente, ele é totalmente reto. Porém, quando muito sinuoso para um dos lados, pode resultar em grave prejuízo ao fluxo respiratório, comprometendo a saúde e qualidade de vida do paciente.

Sinusite crônica

A sinusite consiste em um quadro inflamatório na face devido à insuficiência do sistema de drenagem paranasal. Ela pode ocorrer esporadicamente, especialmente associada a quadros de rinite, ou com elevada frequência, desenvolvendo-se um quadro de sinusite crônica.

A conduta medicamentosa pode ser suficiente em alguns casos, mas também é possível recorrer à rinoplastia.

No procedimento cirúrgico é realizada a drenagem dos líquidos dos seios paranasais e realizada a ampliação das aberturas naturais de drenagem, evitando a recorrência do quadro e amenizando sintomas também da rinite.

Hipertrofia dos cornetos (carne esponjosa)

Os cornetos são estruturas nasais responsáveis pela umidificação e aquecimento do ar que entra no sistema respiratório. Todavia, alguns pacientes apresentam a estrutura aumentada, o que é chamado de hipertrofia dos cornetos ou carne esponjosa, que resulta em sensação de entupimento nasal frequente. Esse crescimento pode ser crônico ou relacionado a:

  • quadros gripais;
  • quadros alérgicos;
  • rinite.

Com a rinoplastia além da estética é possível fazer a diminuição dos cornetos por meio da técnica de turbinectomia, facilitando a passagem de ar e reduzindo os sintomas associados à condição.

Rinoplastia funcional ou estética?

Considerando as possibilidades da rinoplastia além da estética, muitos pacientes têm dúvidas quanto à opção entre funcionalidade e aparência.

O mais importante é saber que mesmo em rinoplastias voltadas às demandas estéticas, a função respiratória do paciente nunca é comprometida no procedimento, pelo contrário, o cirurgião plástico sempre visa unir as demandas existentes.

Dessa forma, não é preciso escolher entre rinoplastia funcional ou estética, uma vez que a junção dessas demandas é totalmente viável e preferível para realização de uma única intervenção cirúrgica.

A dica é conversar com o cirurgião plástico sobre as demandas funcionais e o histórico de saúde, de forma que o pré-operatório seja, desde o início, voltado às necessidades estéticas e funcionais.

Portanto, conhecer a rinoplastia além da estética é fundamental para entender como esse procedimento pode contribuir amplamente no bem-estar e autoestima do paciente, mas também na saúde e qualidade de vida.

Saiba mais sobre esse e demais procedimentos realizados pelo Dr. Paolo Rubez agendando uma consulta aqui!

Referências:

Dr. Paolo Rubez

Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS)