Você já nos segue no Instagram?

Fale conosco pelo WhatsApp

Rinomodelação ou rinoplastia: qual a diferença entre esses procedimentos?

Mulher negra com dedo apontando para o nariz.

18 abril, 2023 Por:

Saiba como decidir entre a rinomodelação ou rinoplastia conhecendo como cada tratamento é realizado e os prós e contras de cada uma das técnicas disponíveis.

Conhecer e saber escolher entre a rinomodelação ou rinoplastia é essencial para um resultado mais satisfatório do tratamento.

Tanto a rinomodelação quanto a rinoplastia são tratamentos para corrigir insatisfações estéticas com o nariz. Entretanto, os procedimentos se diferem em execução e indicações. Entenda mais a seguir.

O que é a rinomodelação e rinoplastia e como elas diferem entre si?

Entender as particularidades de cada procedimento permite escolher entre rinomodelação ou rinoplastia com mais segurança de que a técnica entregará os resultados desejados.

Rinomodelação

A rinomodelação consiste em um procedimento estético não invasivo no qual a correção da estética nasal é feita por meio da aplicação subcutânea de ácido hialurônico.

A substância, também encontrada naturalmente no corpo humano, atrai moléculas de água promovendo hidratação, estímulo ao colágeno, mas principalmente, preenchimento.

Assim, a rinomodelação é uma técnica recomendada especialmente para quando a insatisfação pode ser amenizada por meio de substâncias preenchedoras. Alguns exemplos incluem:

  • correção de assimetrias;
  • disfarçar a giba nasal;
  • aumentar o nariz;
  • alterar a estética da ponta nasal.

Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, a rinomodelação quase não apresenta restrições, não deixa cicatriz e tem uma recuperação rápida, sem exigir afastamento das atividades.

Como desvantagem, a duração dos resultados da rinomodelação é de, em média, 12 a 18 meses, a depender de fatores individuais, como espessura da pele, cuidados de skincare e outros.

Rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz, de forma que consegue atender demandas muito mais variadas do que a rinomodelação, como:

  • reduzir o tamanho das asas nasais;
  • corrigir o nariz torto;
  • corrigir a giba nasal;
  • mudar a angulação da ponta nasal;
  • aumentar o nariz com uso de enxertos autógenos ou prótese.

Entre as principais vantagens da rinoplastia, podemos destacar que o procedimento cirúrgico pode ser utilizado para a correção de problemas funcionais no nariz, como o desvio de septo. Além disso, como se trata de uma técnica cirúrgica, os resultados são definitivos.

Apesar de ser bastante discreta, sendo realizada na dobra natural da pele, a rinoplastia resulta em cicatriz.

A cirurgia do nariz exige cuidados pré-operatórios, como exames específicos, e apresenta restrições de acordo com a saúde do paciente. Outra questão a ser considerada é quanto ao pós-operatório, que demanda cuidados variados e pode demorar alguns meses para que os resultados estéticos sejam visíveis.

Rinomodelação ou rinoplastia: quando escolher cada técnica?

Conhecendo cada uma das técnicas é possível indagar entre rinomodelação ou rinoplastia, qual seria a melhor opção para cada caso.

A rinomodelação é indicada para pacientes que tenham alguma contraindicação à realização da rinoplastia, como diabéticos e hipertensos.

O procedimento também é mais apropriado para pessoas que têm pequenas insatisfações em relação à estética nasal e desejam um resultado rápido.

Já a rinoplastia será mais adequada aos pacientes que apresentam insatisfações mais significativas ou quando há problemas funcionais associados, uma vez que a cirurgia permite associar correções estéticas e respiratórias.

Entretanto, nesses casos, o paciente precisa ter consciência que se trata de um processo mais lento, tanto antes como depois da cirurgia, até chegar aos resultados almejados.

Em muitos casos, na questão entre rinomodelação ou rinoplastia, o primeiro tratamento é realizado antes, como uma prévia, e caso o paciente goste do resultado, pode investir na cirurgia com resultados definitivos.

Conclusão

Portanto, a escolha entre rinomodelação ou rinoplastia depende das necessidades e objetivos individuais do paciente.

A recomendação é que as opções sejam discutidas com um cirurgião plástico de confiança, a fim de comparar qual tratamento apresentará maiores benefícios para o caso específico, uma vez que ambos são eficazes para melhorar a aparência do nariz.

Não há resposta certa quanto à rinomodelação ou rinoplastia, sendo que a investigação das especificidades do caso e objetivos do paciente vão definir qual abordagem será mais satisfatória.

Saiba mais sobre esse e demais procedimentos realizados pelo Dr. Paolo Rubez agendando uma consulta!

Referências:

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica