As recomendações após a aplicação de toxina botulínica são muito simples: se abster da prática de exercícios após a aplicação, evitar massagear os locais em que a toxina foi aplicada e não se deitar/dormir pelas próximas quatro horas. Tais medidas evitam que o produto se desloque e chegue a regiões que podem afetar o resultado do procedimento.
Por se tratar de um procedimento estético minimamente invasivo, as recomendações após a aplicação da toxina botulínica são simples, sendo todas feitas em casa e envolvem cuidados básicos com a pele do rosto.
Essas recomendações após a aplicação da toxina botulínica colaboram para que o efeito do tratamento seja mais duradouro. A toxina começa a ter efeito após 3 a 5 dias da aplicação e dura em torno de 4 a 5 meses, variando um pouco de pessoa para pessoa.
Confira algumas dicas de cuidados após a aplicação de toxina botulínica cedidas pelo Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Índice
A primeira recomendação após a aplicação de toxina botulínica é que o paciente tenha feito a aplicação com um profissional devidamente certificado e apto a realizar o procedimento. O rosto é uma região extremamente vascularizada e como a toxina botulínica é administrada com uma agulha, uma falha pode resultar em hematomas bem evidentes, além de um resultado estético desagradável.
Como a função da toxina botulínica é de bloquear a contração muscular, a aplicação em local incorreto pode paralisar um músculo importante, resultando em um “desastre estético”. Já imaginou uma sobrancelha projetar-se mais que a outra e parecer que o rosto está torto?
Como a intenção do tratamento não é essa, a principal recomendação após aplicação da toxina botulínica é a certeza que ele foi feito por quem domina a técnica.
Como mencionado, o tratamento com a toxina botulínica é simples, mas alguns cuidados após a aplicação de toxina botulínica são primordiais. O primeiro deles é a abstenção da atividade física no dia do procedimento.
As caretas comuns a quem pratica atividade física podem alterar o resultado. Logo, após a aplicação de toxina botulínica não devem ser feitas atividades físicas.
Alguns pacientes, os mais sensíveis, costumam ficar com os locais de aplicação da toxina botulínica doloridos, e para aliviar, ficam massageando a região. Ao massagear, o paciente pode fazer com que a toxina se espalhe para outros locais e prejudique o efeito do tratamento.
Lavar o rosto, aplicar os produtos de skin care e o protetor solar estão liberados. Uma das recomendações após a aplicação da toxina botulínica é reforçar o uso do bloqueador solar, pois, como é utilizada uma agulha, ela pode causar pequenas lesões nos locais de aplicação e o surgimento de hematomas.
A exposição solar desses hematomas pode causar o desenvolvimento de manchas na região, demandando muitos tratamentos para sua remoção.
É recomendado que o paciente não se deite até quatro horas após a aplicação da toxina botulínica. Isso evita que o material se espalhe de forma irregular e impacte o resultado do tratamento estético.
A toxina botulínica começa a agir no organismo em 3 a 5 dias. O resultado do tratamento estético é alcançado 15 dias após a aplicação. Logo, uma das recomendações após a aplicação da toxina botulínica é fazer a consulta de retorno e verificar a necessidade de algum retoque.
Essas são algumas dicas e recomendações após a aplicação de toxina botulínica. Caso tenham restado dúvidas, agende uma consulta com o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez que ele ajudará a sanar todos os questionamentos.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
Lifting facial ou preenchimento? Veja aqui
Veja Saúde, a maior e melhor revista de medicina, nutrição e bem-estar do Brasil, clique…