Fale conosco pelo WhatsApp

Qual é o procedimento para levantar a sobrancelha?

foto com antes e depois d

26 janeiro, 2022 Por:

Conheça diferentes procedimentos recomendados para levantar a sobrancelha, incluindo técnicas não invasivas e cirurgias plásticas com resultados definitivos.

O desejo de levantar a sobrancelha pode acometer homens e mulheres, dada à centralidade da região dos olhos na estética facial e a aparência envelhecida e triste associadas à sobrancelha caída.

Atualmente, existem diversos procedimentos estéticos que contribuem para resultados satisfatórios para levantar a sobrancelha incluindo opções não-invasivas, realizadas no próprio consultório, ou cirurgias plásticas com resultados mais definitivos. Saiba mais a seguir!

6 procedimentos estéticos para levantar a sobrancelha

A queda da sobrancelha pode ser influenciada por diferentes fatores, incluindo o envelhecimento cutâneo, flacidez, exposição solar intensa ao longo da vida e outros.

Identificar as causas da queda da sobrancelha também contribui na definição de qual o procedimento estético mais apropriado para reverter o problema. Conheça os principais a seguir.

1. Toxina botulínica

A toxina botulínica promove uma paralisia temporária na região da aplicação para evitar a contração muscular que resulta em rugas dinâmicas. O relaxamento promovido pelo tratamento corrige a queda da sobrancelha que gera insatisfação.

A duração dos resultados do tratamento varia entre quatro e seis meses, a depender dos hábitos de vida, mas a abordagem costuma ser satisfatória para casos leves.

2. Fios de sustentação

Os fios de polidioxanona ou PDO são usados no tecido subcutâneo para promover sustentação à pele e assim tratar sinais relacionados à flacidez e queda da musculatura, como ocorre nas sobrancelhas.

Com esse procedimento é possível levantar as sobrancelhas e a técnica contribui no estímulo à produção de colágeno, resultando em uma pele mais firme.

3. Ressecção de pele acima dos supercílios

Trata-se de uma das opções para levantamento da sobrancelha na qual é realizada uma pequena incisão com ressecção da pele na parte lateral e superior das sobrancelhas, viabilizando deixá-las arqueadas.

Nesse tratamento, as cicatrizes são quase imperceptíveis e ficam disfarçadas na linha do pelo.

4, Frontoplastia endoscópica

Consiste na realização de três a cinco pequenas incisões no couro cabeludo fazendo a inserção de uma câmara endoscópica e instrumentos cirúrgicos para descolar os tecidos até a linha nasal.

Dessa forma, o cirurgião plástico consegue fazer o reposicionamento dos tecidos e sutura ou tração da musculatura para levantar a sobrancelha.

5. Frontoplastia aberta

Consiste na mesma técnica, mas realizada com uma incisão bilateral no couro cabeludo, descolando a área os tecidos da fronte até a linha nasal para realizar as ressecção e trações dos tecidos do supercílio para levantar a sobrancelha.

Essa abordagem também é chamada de lifting das sobrancelhas, sendo recomendada para casos mais graves de queda dos tecidos e pode ser usada para corrigir outras insatisfações estéticas na região dos olhos, como rugas e flacidez.

6. Blefaroplastia

A blefaroplastia é a cirurgia plástica para correção da ptose palpebral, seja em decorrência da queda por fraqueza da musculatura como também apenas na pele.

Dessa forma, a indicação principal da blefaroplastia é amenizar os sinais do envelhecimento das pálpebras e problemas adjacentes, como xantelasmas, mas também a queda da sobrancelha.

Essa opção é mais indicada para pacientes com mais de 50 anos nos quais a queda da sobrancelha e das pálpebras é mais significativa e incômoda.

Apesar de demandar cuidados pré e pós-operatórios, a cirurgia plástica tem como vantagem entregar resultados definitivos e um olhar mais jovial.

Como escolher entre os procedimentos disponíveis?

São diversos os procedimentos disponíveis para levantar a sobrancelha o que pode resultar em dúvidas sobre qual abordagem escolher. Alguns fatores que devem ser considerados incluem:

  • grau de queda da sobrancelha;
  • causas associadas ao problema, como envelhecimento facial, flacidez e outros;
  • idade do paciente;
  • disponibilidade de tempo para realização do pré-operatório;
  • possibilidade de cumprir as recomendações do pós-operatório.

Além desses fatores, o cirurgião plástico pode contribuir na decisão de qual abordagem é a mais apropriada para o caso. É fundamental escolher um profissional de confiança e experiente para realização de qualquer intervenção estética para levantar a sobrancelha. Agende sua consulta aqui!

Referências:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr. Paolo Rubez

Dr. Paolo Rubez

Dr. Paolo Rubez

Cirurgião Plástico
CRM/SP: 124.773
RQE: 38.994
Formado pela UNIFESP, o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez coloca em prática toda a sua experiência em cirurgias estéticas, além de colaborar na disseminação da cirurgia de combate a enxaqueca, técnica em que é pioneiro no Brasil

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE