Conheça quais são as indicações e como é realizada esta cirurgia minimamente invasiva para aumento labial definitivo
Os lábios têm um papel central na estética facial e, especialmente entre as mulheres, ter lábios volumosos é desejado. É justamente devido à demanda que surgiu o Lip Lift, procedimento definitivo para aumento labial.
Antes de decidir pelo Lip Lift, entretanto, é fundamental conhecer melhor o procedimento, suas indicações, como é realizado e resultados possíveis.
Índice
O que é Lip Lift?
O Lip Lift é também chamado de Lip Lifting ou lifting dos lábios. Diferentemente do preenchimento labial com ácido hialurônico, o principal diferencial do procedimento são os resultados definitivos.
Assim, o Lip Lift é uma cirurgia plástica facial para levantar e dar mais volume aos lábios superiores, promovendo o rejuvenescimento da região labial e garantindo uma estética mais harmônica na face como um todo.
Saiba mais sobre esse e demais procedimentos realizados pelo Dr. Palo Rubez entrando em contato
Agende agora mesmo sua consulta!
Para que serve Lip Lift?
O lifting labial serve para alterar a projeção dos lábios superiores em relação à face e, mais especificamente, ao nariz.
Na avaliação do Lip Lift considera-se, principalmente, a simetria, proporcionalidade e harmonização da face, com foco na região nasolabial.
Esteticamente, o comprimento ideal da região nasolabial deve ficar entre 13 e 15mm, entretanto, essa distância tende a aumentar com a idade em decorrência dos fatores naturais de envelhecimento, como flacidez e perda de tônus muscular.
Com o Lip Lift, a distância entre lábio superior e columela (base do nariz) é reduzida para manter-se no padrão ideal.
Apesar das distâncias de referência para área nasolabial, toda avaliação para procedimento estético é individualizada, considerando as medidas faciais do paciente de forma a garantir um resultado mais harmônico e minuciosamente planejado.
Quais são as indicações do Lip Lift?
O Lip Lift pode ser indicado para diferentes demandas relacionadas à estética labial e não apenas ganho de volume.
Em geral, o procedimento é indicado para homens e mulheres após os 40 anos em decorrência da queda do lábio superior em decorrência da flacidez facial, resultado natural da diminuição progressivo do tônus da musculatura e pele.
Esse processo pode levar ao aumento da distância entre columela e lábios e, em pacientes que já apresentavam essa característica previamente, ampliar a sensação de “sorriso triste”, quando a boca fica com aspecto caído mesmo em repouso.
Ao mesmo tempo, o envelhecimento facial leva ao enrugamento e afinamento dos lábios, uma vez que a perda de volume observada no contorno facial e nas maçãs também ocorre no tecido labial.
Outro cenário no qual o Lip Lift é muito buscado é entre pacientes mais jovens nos quais o menor volume labial é decorrente de fatores genéticos. Nesse caso, a distância nasolabial é corrigida, mas não se observam as mesmas insatisfações, pois esse público não tende a ter problemas relacionados ao enrugamento ou perda do volume dos lábios.
Portanto, são diferentes situações que podem resultar na insatisfação com o volume labial, mas o Lip Lift visa corrigir a estética dos lábios independentemente das causas.
Como funciona o Lip Lift?
O Lip Lift é uma cirurgia minimamente invasiva que pode ser realizada no consultório do cirurgião plástico com anestesia local. Com duração média de 30 a 60 minutos, o paciente é liberado na sequência.
Para realização do lifting dos lábios é feito o encurtamento da distância nasolabial. Para tal, o cirurgião plástico faz uma incisão na linha da columela, abaixo do nariz, e retira uma porção de pele.
Para fechar a incisão e obter um lábio elevado e volumoso são considerados três pontos principais, nas laterais, seguindo a linha do sulco nasogeniano para elevar as extremidades da boca e evitar o sorriso triste e um ponto central para elevar o lábio superior.
A linha da incisão fica logo abaixo do nariz, não sendo aparente após a cicatrização. Os pontos são retirados entre 7 e 10 dias no consultório médico.
Cuidados antes e depois do Lip Lift?
Uma das principais vantagens do Lip Lift é que se trata de um procedimento simples, de forma que não são necessários cuidados pré-operatórios como em uma cirurgia plástica mais invasiva.
Na consulta inicial, o paciente deve apresentar suas queixas ao cirurgião plástico que vai avaliar se o lifting facial é, de fato, a abordagem mais adequada.
Não é incomum que o Lip Lift seja associado a outros procedimentos, como a rinoplastia ou o lifting facial.
Nesses casos, as cirurgias plásticas associadas devem ser realizadas em hospital com centro cirúrgico completo e os exames e outros cuidados pré-operatórios passam a ser necessários, incluindo:
- exame de imagem;
- exame cardíaco;
- exame de sangue.
Apesar de ser um procedimento simples, o especialista pode fazer algumas recomendações para o dia anterior, como fazer refeições leves, jejum, não beber e não fumar, o que é fundamental para obter melhores resultados estéticos.
Como é a recuperação do Lip Lift?
Por ser uma cirurgia menos invasiva, a recuperação do Lip Lift também é mais tranquila quando comparada com outros procedimentos, mas ainda assim alguns cuidados são necessários.
O cirurgião responsável pode prescrever algumas medicações, como analgésico e anti-inflamatório, mas o pós-operatório não costuma ser marcado por dores.
O paciente não precisa se afastar das atividades cotidianas de estudo e trabalho, mas é preferível que se poupe nos primeiros dias de práticas mais extenuantes, como esportes.
A exposição solar também é contraindicada no primeiro mês. Ainda que a cicatriz fique em um local muito discreto, a luz solar compromete o processo de cicatrização do lifting facial, podendo deixar o local mais escurecido e marcado. O uso do protetor solar é indispensável.
Apesar de ser uma cicatriz discreta, ela fica mais aparente no pós-operatório imediato e tende a amenizar conforme a recuperação avance. Portanto, não precisa ter receio da estética inicial, pois ela não é definitiva.
Com o Lip Lift, o paciente obtém um lábio superior mais volumoso e levantado, o que também melhora a aparência do lábio inferior, deixando a boca mais harmônica em relação à face.
Uma dúvida comum é quanto à realização, posterior ao Lip Lift, do preenchimento labial com ácido hialurônico.
De fato, a realização desse procedimento estético pode sim agregar nos resultados obtidos. Outras técnicas que também podem ser realizadas posteriormente incluem peeling e laser para maximizar os resultados alcançados.
Portanto, o Lip Lift é uma cirurgia simples, mas com ótimos resultados para uma estética labial mais satisfatória e harmônica.
Saiba mais sobre esse e demais procedimentos realizados pelo Dr. Paolo Rubez agendando uma consulta!