Fale conosco pelo WhatsApp

Preenchimento labial com gordura

Realização do preenchimento labial com gordura
07 Maio, 2020

Ter lábios mais grossos e volumosos é o desejo de muitas mulheres, e uma eficiente maneira de obter esse resultado é por meio do preenchimento labial com gordura, um procedimento que recebe o nome de lipoenxertia. A lipoenxertia pode ser realizada em qualquer parte do corpo, inclusive na boca.

O preenchimento labial com gordura é uma técnica na qual o médico cirurgião plástico retira a gordura de um determinado local do corpo e, depois de tratá-la adequadamente, aplica em outra parte do corpo para dar efeito de preenchimento. Além dos lábios, esse procedimento é muito utilizado também nas nádegas. Trata-se de um tratamento muito seguro e que praticamente não apresenta complicações, já que a gordura utilizada é a do próprio paciente.

Preenchimento labial com gordura: como é feito?

O primeiro passo é a aplicação da anestesia — que pode ser local, geral ou peridural. Em seguida, uma substância à base de soro fisiológico e lidocaína é aplicada para minimizar o sangramento, e então cânulas de lipoaspiração são inseridas para aspirar a gordura da região doadora.

Por fim, essa gordura é aplicada na área em que se quer preencher por meio de agulhas bem finas. Tudo é realizado dentro de um ambiente cirúrgico e apropriado. Os cuidados na recuperação do procedimento são fundamentais para evitar infecções, processos inflamatórios e outros problemas.

Para quem é indicado?

O preenchimento labial com gordura é um procedimento indicado para quem deseja preencher os lábios. É normal que, com o avançar da idade, os lábios fiquem mais finos e com uma aparência envelhecida. Para aqueles que desejam disfarçar esses sinais do tempo, a lipoenxertia pode ser indicada. Isso não significa, é claro, que jovens que desejam lábios mais grossos não possam optar pelo tratamento.

Os resultados, em geral, são permanentes. Como é utilizada a própria gordura do paciente, o corpo reabsorve cerca de 30 a 50% do volume injetado e o restante permanece no local para sempre. Assim que o paciente sai da sala de cirurgia ele pode notar a diferença, embora os lábios fiquem ainda mais inchados por conta do processo inflamatório natural do corpo. Depois de 1 semana da aplicação, já é possível ver os reais resultados com maior clareza.

Quais são os benefícios?

Além da melhoria estética e da autoestima, um dos principais benefícios é o fato de que cerca de 50% a 70% da gordura injetada fica para sempre no local, ou seja: os resultados são permanentes. Além disso, como a gordura vem do corpo do próprio paciente, isso reduz as chances de que o material seja rejeitado pelo organismo.

Cuidados necessários antes e após o procedimento

Antes do procedimento, o paciente precisa necessariamente fazer uma avaliação com o cirurgião responsável. Neste momento, suas expectativas em relação ao preenchimento labial serão alinhadas às possibilidades que podem ser alcançadas. O profissional também faz uma avaliação da saúde geral do paciente, solicitando todos os exames necessários para ter certeza de que a cirurgia pode ser feita com segurança.

Após realizar o preenchimento labial com gordura, é essencial seguir todas as recomendações médicas com bastante cuidado e atenção. As principais recomendações são:

  • Tomar as medicações nos horários certos e pela quantidade de dias recomendada;
  • Repouso conforme orientação;
  • Cuidado com a exposição solar;
  • Comparecer às consultas de retorno.

Para saber mais sobre os benefícios do preenchimento labial com gordura e entender se esse procedimento é indicado para você, entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Sobre o autor
Formado na Escola Paulista de Medicina / Unifesp, é especialista em cirurgia plástica e cirurgia da enxaqueca. Além disso, passou por sete estágios em Cleveland, nos EUA, na University Hospitals, para se aprimorar em Rinoplastia.