Entenda o que é rinoplastia, seus tipos e como o procedimento e realizado
Parte da composição do rosto, a aparência do nariz é um motivo de preocupação para muitas pessoas, que desejam que o órgão tenha um contorno mais harmônico e proporcional ao rosto e à cabeça. Por isso, a cirurgia plástica do nariz é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios médicos.
Quando os pacientes chegam ao cirurgião plástico e recebem a indicação de rinoplastia, é comum que surjam dúvidas sobre o que é rinoplastia, como a cirurgia é feita e como é sua recuperação. Saiba mais a seguir.
Índice
De forma geral, a resposta à pergunta “o que é rinoplastia?” é simples: é a cirurgia plástica do nariz. O procedimento é capaz de corrigir deformidades estéticas, melhorar o contorno e a proporcionalidade do nariz em relação ao resto do corpo. As adequações são realizadas nas estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz para adequá-lo ao desejo e à necessidade do paciente.
No consultório, além de explicar o que é rinoplastia, o cirurgião também deve saber qual é a finalidade da cirurgia a ser realizada no paciente. Isso porque, além do benefício estético, a rinoplastia pode também ser realizada com finalidade funcional.
Quando se pensa sobre o que é rinoplastia, a primeira coisa que costuma vir à cabeça é a cirurgia como procedimento estético. Na rinoplastia estética, as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz são modificadas para melhorar o contorno e a aparência do órgão. A rinoplastia estética pode ser realizada das seguintes maneiras:
A rinoplastia pode ser funcional quando é realizada para corrigir, remodelar ou reconstruir alguma estrutura do nariz para restaurar ou melhorar sua funcionalidade. Sendo assim, a indicação da rinoplastia funcional é feita quando, após contato com o médico, é detectada sua necessidade, em casos como:
Além de questionar sobre o que é rinoplastia, é muito comum que os pacientes se sintam inseguros e queiram entender como o procedimento é feito. De modo geral, a rinoplastia é considerada uma cirurgia de menor impacto que, quando feita de maneira correta e todas as recomendações de recuperação são cumpridas, os resultados são alcançados sem complicações.
A cirurgia leva, geralmente, entre uma e duas horas e deve ser feita em ambiente hospitalar, com o paciente sob sedação intravenosa ou anestesia geral. Após a cirurgia, o paciente fica internado por até 24 horas.
Existem duas técnicas cirúrgicas possíveis na rinoplastia:
Para entender o que é rinoplastia, é importante compreender que a cirurgia é realizada em etapas. O pré-operatório, que é o período de preparação, a cirurgia em si e o pós-operatório, que é o período mais importante para que as incisões cicatrizem adequadamente e os resultados sejam definitivamente visíveis.
Para isso, é importante seguir recomendações como não expor a área operada ao sol, cuidar dos curativos de acordo com a recomendação médica, tomar as medicações indicadas pelo especialista e adotar uma alimentação equilibrada. Nos primeiros dias, é importante também dormir com a cabeça elevada em relação ao resto do corpo.
À medida que a cicatrização vai se completando, os resultados começam a ser visíveis. Mas, principalmente no caso da rinoplastia estética, os resultados definitivos podem demorar até um ano para serem atingidos.
Fontes:
Lifting facial ou preenchimento? Veja aqui
Veja Saúde, a maior e melhor revista de medicina, nutrição e bem-estar do Brasil, clique…