Fale conosco pelo WhatsApp

Mentoplastia com próteses

Mulher loira de perfil - Mentoplastia com próteses
15 jul, 2021

Procedimento é realizado para aumentar a região do mento (queixo) e pode ser associado à rinoplastia ou à cirurgia de rejuvenescimento da face

 

O contorno facial é uma de nossas características mais marcantes e evidentes. Algumas pessoas podem, em algum momento, se sentir insatisfeitas com a sua aparência, seja por consequência do processo natural de envelhecimento, seja por defeitos congênitos ou traumas sofridos no rosto. Essas situações podem levar a um desequilíbrio na harmonização da face. Existem alguns procedimentos que podem melhorar a aparência. Um deles é a mentoplastia com próteses, conhecida como plástica ou cirurgia de queixo.

A mentoplastia com próteses é um procedimento indicado para aumento do volume e melhora do contorno da região do mentoniana (parte do corpo que envolve mandíbula, pescoço e o terço inferior da face). Uma das vantagens deste procedimento é que, caso o paciente queira reverter o procedimento, basta retirar o implante.

Indicações da mentoplastia com próteses

A cirurgia de mentoplastia com próteses é indicada quando:

  • As áreas do rosto são assimétricas;
  • Uma área do rosto não é bem desenvolvida;
  • Uma região do rosto está disforme;
  • Há uma alteração na face em decorrência de um problema de saúde;
  • O paciente deseja obter uma melhor proporção facial.

Na mentoplastia com próteses, utiliza-se prótese feita de silicone coesivo ou de polietileno poroso, ou, ainda, pode-se fazer o procedimento com um enxerto de gordura. No caso da prótese, ela é implantada adjacente ao osso do queixo para aumentar a projeção e o tamanho do mento. A colocação é feita através de uma incisão por dentro da boca, na mucosa do lábio inferior, ou pelo lado externo, abaixo do queixo.

Como é realizada a mentoplastia com próteses

O cirurgião realiza uma pequena incisão no lado de dentro da boca ou ao longo da parte inferior do queixo. Para iniciar o procedimento, o médico fará uma incisão ao longo de uma linha pré-marcada. Em seguida, com o auxílio de um eletrocautério ou outros instrumentos cirúrgicos, o médico cria cuidadosamente uma bolsa abaixo da camada muscular, logo acima do maxilar.

O médico insere e posiciona cuidadosamente a prótese para que ela se ajuste sem tensão dentro da bolsa. Com o implante inserido, o cirurgião verifica se a aparência está natural e equilibrada, fazendo os ajustes necessários. Quando estiver satisfeito com os resultados, ele fecha as incisões da bolsa e da pele com suturas. Pequenas bandagens em combinação com uma bandagem de compressão podem ser aplicadas para proporcionar conforto e suporte. As cicatrizes ficam dentro da boca.

Pré-operatório da mentoplastia com próteses

Antes da cirurgia, o médico realiza uma análise facial do paciente, além de avaliar seu histórico médico e odontológico. Na análise facial, a face é dividida em três partes para que o cirurgião compare as proporções de cada terço.

O paciente será fotografado de vários ângulos para documentar a condição do queixo antes da cirurgia. Há casos em que pode ser recomendada a realização de um tratamento ortodôntico antes da cirurgia de mentoplastia com próteses. Isso porque os dentes influenciam a posição dos lábios e estes determinam a estética do perfil, por isso é essencial corrigir as más posições dentárias.

Cuidados pós-operatórios

Após a cirurgia, inchaço e hematoma são normais por dez a 15 dias. Um inchaço menor pode persistir por até seis meses ou mais. Na primeira semana procure não fazer esforço e evite movimentos bruscos no local. A retirada dos pontos, o curativo e uma avaliação pós-operatória são realizadas em torno de uma semana depois da cirurgia. Prescreve-se medicação analgésica e antibiótico para reduzir o risco de infecção.

Para que a recuperação seja completa, é recomendado:

  • Dormir com a cabeceira da cama elevada por alguns dias;
  • Evitar dormir de lado;
  • Manter repouso após a alta;
  • Fazer uma dieta pastosa por alguns dias;
  • Evitar se expor ao sol enquanto houver hematoma no local;
  • Realizar drenagem linfática no pescoço três vezes por semana;
  • Fazer uma higiene oral rigorosa.

Após a cirurgia de mentoplastia com próteses já se pode ter uma ideia do resultado do procedimento. Porém, o efeito definitivo só será efetivamente observado dentro de seis meses a um ano.

A mentoplastia com próteses deve ser feita analisando-se o rosto como um todo, para que o resultado final seja mais harmônico. Contar com um cirurgião especializado nesse tipo de procedimento faz toda a diferença para que bons resultados sejam alcançados.

Fontes:

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica;

Instituto Rubez de Cirurgia Plástica.

 

 

Sobre o autor
Formado na Escola Paulista de Medicina / Unifesp, é especialista em cirurgia plástica e cirurgia da enxaqueca. Além disso, passou por sete estágios em Cleveland, nos EUA, na University Hospitals, para se aprimorar em Rinoplastia.