Rinoplastia

Isotretinoína (Roacutan): confira seus benefícios no pós-operatório de rinoplastia

Substância utilizada para tratamento de acne tem trazido importantes impactos no pós-cirúrgico da rinoplastia.

Também conhecida como Roacutan, a isotretinoína é uma medicação eficiente, geralmente recomendada para tratamentos de acne em que a doença está mais avançada. No entanto, pesquisas científicas recentes têm comprovado que esta substância também traz resultados satisfatórios no pós-cirúrgico da rinoplastia.

Quando a isotretinoína é indicada?

A isotretinoína, substância comercialmente vendida com o nome de Roacutan, costuma ser receitada para o tratamento de quadros mais agudos de acne ou da resistente, além da acne rosácea.

Esta medicação costuma ser recomendada quando tratamentos mais tradicionais, como a ingestão de medicamentos antibióticos populares, não surtem o efeito desejado. Este remédio, como qualquer outro fármaco, pode trazer efeitos colaterais, o que faz com que seja necessária a realização de exames para a liberação de seu uso em pacientes.

A isotretinoína traz um estímulo para que a pele consiga expulsar o sebo excessivo, localizado no interior das glândulas sebáceas. Estas são responsáveis pela produção de sebo e, consequentemente, do aumento de oleosidade da pele.

Como aplicar a isotretinoína na recuperação da rinoplastia?

A rinoplastia é considerada uma cirurgia estética que, através de diferentes técnicas, acessa e remodela a estrutura óssea e cartilaginosa do nariz. Assim, o principal objetivo deste procedimento é tornar o nariz mais harmônico com o rosto, trazendo a beleza facial pelo equilíbrio das formas.

Dentre as principais vantagens da realização de uma rinoplastia, podemos destacar:

Related Post
  • Afinar as asas nasais;
  • Aumentar ou reduzir o tamanho do nariz;
  • Reduzir o calo ósseo do nariz;
  • Afinar o nariz.

Cirurgiões plásticos têm pesquisado e confirmado que os princípios ativos da isotretinoína podem trazer benefícios para o resultado da rinoplastia. Esta medicação pode ser indicada por médicos durante a fase pós-cirúrgica do procedimento.

A substância consegue potencializar os resultados, ajudando na modelação do novo nariz. Em primeiro lugar, é importante entender que o uso isolado do medicamento não traz nenhuma alteração significativa no nariz — portanto, ele só traz os benefícios desejados uma vez utilizado depois da rinoplastia.

Em outras palavras, o paciente nunca deve consumir isotretinoína por conta própria, sem orientação médica. Quando o cirurgião recomenda seu uso após a rinoplastia, o grande objetivo passa a ser uma recuperação mais rápida e uma complementação dos resultados, principalmente quando a meta do paciente era afinar a pele do rosto e do nariz.

Os diferentes tipos de pele podem acelerar ou dificultar o processo de recuperação no pós-cirúrgico. Peles mais espessas ou mais grossas trazem menos resultados da cirurgia do nariz, enquanto as mais finas trazem com maior evidência os impactos da operação.

O tempo correto do tratamento também precisa ser individualmente avaliado, a depender da espessura da cútis. A isotretinoína traz, conforme já citado, uma redução da produção de sebo, situação esta que beneficia os pacientes em processo recuperatório de rinoplastia.

Além disso, outras vantagens da utilização da substância podem ser a diminuição do edema residual da operação, uma melhora na textura da pele do nariz e uma redução da probabilidade de hipertrofia das cicatrizes.

Para entender mais sobre os benefícios da isotretinoína no pós-operatório da rinoplastia, entre em contato com o Dr. Paolo Rubez e agende uma consulta.

Revisado por:
Dr. Paolo Rubez CRM/SP: 124773

Últimos Posts

  • Mídia

Adiar a plástica de lifting facial com preenchimento vale a pena?

Lifting facial ou preenchimento? Veja aqui

24 24-03:00 setembro 24-03:00 2024
  • Mídia

Rinoplastia étnica: o respeito à identidade cultural e a queda dos padrões.

Veja Saúde, a maior e melhor revista de medicina, nutrição e bem-estar do Brasil, clique…

25 25-03:00 abril 25-03:00 2024