Você já nos segue no Instagram?

Fale conosco pelo WhatsApp

Guia plástico da rinoplastia: Tudo sobre a cirurgia plástica do nariz!

Médico medindo o nariz de uma mulher branca com o auxílio de um paquímetro.

27 abril, 2023 Por:

Confira o guia plástico da rinoplastia para entender as principais etapas desde o pré-operatório até a recuperação da cirurgia plástica de nariz. 

A rinoplastia é a cirurgia plástica para correção de diferentes insatisfações estéticas com o nariz que podem ser relacionadas ao tamanho, proporcionalidade, proeminência ou angulação.

Consultar um guia plástico da rinoplastia antes de decidir pelo procedimento é fundamental para conhecer os pormenores do tratamento e tomar decisões mais acertadas desde o início. Confira a seguir!

Guia plástico da rinoplastia: Tudo o que você precisa saber!

Nesse guia plástico da rinoplastia apresentamos os principais cuidados a serem adotados com a cirurgia plástica do nariz desde antes do pré-operatório.

Escolha do cirurgião

O primeiro passo ao almejar a realização da cirurgia plástica é a escolha de um cirurgião plástico que seja experiente e tenha especialização em rinoplastia, o que garante mais segurança e também resultados mais satisfatórios.

Avalie, por exemplo, se o profissional é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), qual a avaliação de outros pacientes que realizaram o tratamento, verificando a reputação do médico, e se ele tem publicações e formação que comprovem a experiência no procedimento.

Consulta pré-operatória

A consulta pré-operatória é um momento determinante para o alinhamento entre paciente e cirurgião. Para isso, a boa comunicação é fundamental. Nesse guia plástico da rinoplastia recomendamos que o paciente converse com o especialista sobre:

  • motivações e expectativas com o tratamento;
  • histórico médico;
  • receios e dúvidas sobre o procedimento;
  • orientações médicas do pré e do pós-operatório.

Isso garante que haja o alinhamento entre o profissional e paciente, de forma que haja mais chances de sucesso e satisfação com o tratamento.

No pré-operatório também são solicitados os exames médicos para certificar-se quanto às condições de saúde do paciente, etapa sem a qual não é possível liberar a realização da cirurgia.

Tipos de rinoplastia

Ainda durante o pré-operatório, será realizado o planejamento cirúrgico, etapa na qual o médico, conforme as expectativas do paciente, define a técnica cirúrgica a ser utilizada.

Caso o paciente relate a existência de problemas respiratórios, por exemplo, pode ser realizada uma investigação para determinar as causas do problema e corrigi-lo durante a rinoplastia.

A cirurgia pode ser associada, assim, à correção do desvio de septo, chamada de septoplastia, ou a correção da hipertrofia dos cornetos.

Além disso, o especialista pode indicar a opção pela rinoplastia aberta ou fechada. Na primeira, as incisões cirúrgicas contornam o nariz a partir da columela, resultando em cicatriz na dobra da pele, e garante melhor visualização das estruturas internas do nariz.

Na rinoplastia fechada, as incisões são todas internas e, apesar de não ter cicatrizes aparentes, o que é um ponto positivo, há limitação da visualização das estruturas nasais, de forma que essa técnica é indicada apenas para correções pontuais.

Recuperação e resultados

O guia plástico da rinoplastia não estaria completo sem considerar uma etapa de grande relevância: o pós-operatório. São diversos cuidados necessários para boa recuperação da cirurgia, como:

  • repouso de 7 a 10 dias;
  • alimentação pastosa e fria nos primeiros dias;
  • não se expor ao sol por cerca de 30 dias;
  • não usar óculos nos primeiros dias;
  • fazer compressas frias para amenizar o inchaço;
  • fazer a higienização nasal;
  • manter os curativos limpos e secos;
  • só retomar atividades físicas de 30 a 90 dias, conforme liberação médica.

Adotar bons cuidados no pós-operatório da rinoplastia garante uma recuperação mais rápida e satisfatória.

É comum que nas primeiras semanas a face fique inchada e com hematomas, o que impede visualizar os resultados.

Entretanto, a regressão espontânea desses efeitos colaterais resulta em um nariz mais proporcional e harmônico em relação à face.

Conclusão

Esse guia plástico da rinoplastia teve como objetivo apresentar as principais etapas da cirurgia plástica do nariz.

É fundamental que o paciente entenda que todo o planejamento e execução da rinoplastia são personalizados, uma vez que a estrutura facial individual, questões pessoais e de saúde influenciam o direcionamento da cirurgia.

Assim, com o guia plástico da rinoplastia é possível ter acesso a informações mais precisas e completas em relação ao tratamento antes de tomar uma decisão.

As etapas apresentadas aqui, como escolher um cirurgião plástico experiente, expor suas dúvidas e objetivos na consulta pré-operatória, entender os diferentes tipos de rinoplastia e estar ciente dos resultados e possíveis complicações são passos importantes para uma decisão informada.

Saiba mais sobre esse e demais procedimentos realizados pelo Dr. Paolo Rubez agendando uma consulta!

Referências:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica