Uma das cirurgias estéticas mais populares do mundo, a blefaroplastia remove o excesso de pele da pálpebra, de bolsas de gordura e ameniza assimetrias
Caso já tenha parado na frente do espelho e se perguntado “eu preciso de blefaroplastia?”, você não está sozinha(o). Essa cirurgia é uma das mais procuradas em todo o mundo. Trata-se de um procedimento muito associado ao envelhecimento. Isso acontece porque as pálpebras dos olhos apresentam os primeiros sinais da idade.
A sobra de pele é o aspecto mais comum e o que mais incomoda. Na sequência, as temidas bolsas de gordura. Para conhecer mais sobre o assunto, continue a leitura do post de hoje aqui no blog. Aproveite para compartilhar esse conteúdo com amigos e familiares.
Índice
O que é a blefaroplastia?
Quando a pergunta “eu preciso de blefaroplastia?” surge na mente, normalmente uma dúvida anterior já foi sanada, sobre o procedimento em si. Mas se este não for o seu caso, fique tranquilo(a).
Listamos abaixo os tipos de blefaroplastia para você compreender as principais diferenças:
- Blefaroplastia superior: cirurgia estética que tem como objetivo melhorar o campo da visão do paciente. Neste caso, há a remoção do excesso de pele da pálpebra e das bolsas de gordura. Também ameniza rugas e é ideal para rejuvenescer o olhar.
- Blefaroplastia inferior: seu objetivo é apenas estético, ou seja, não há benefícios para a visão. É muito procurada para melhorar aquele aspecto nada agradável de cansaço. Também há remoção do excesso de pele da pálpebra e das bolsas de gordura, além de amenizar rugas.
- Blefaroplastia sem cortes: quando notados os primeiros sinais do envelhecimento das pálpebras, a blefaroplastia sem cortes é a opção mais indicada para corrigir o excesso de pele considerado “leve ou moderado”, quando não há bolsas de gordura.
- Blefaroplastia de ocidentalização: procedimento cirúrgico para confecção das “dobrinhas das pálpebras”. Normalmente, é um procedimento muito procurado por orientais que se perguntam “eu preciso de blefaroplastia?”.
- Blefaroplastia estruturada: além das técnicas tradicionais, ela também consegue fortalecer ligamentos e músculos da região, assim como esculpir tecidos. É ideal para garantir o efeito “eye lifting”.
Como é feita a cirurgia de blefaroplastia?
Muitas pessoas pensam que a cirurgia de blefaroplastia envolve somente a retirada de excesso de pele, e não é bem assim. Também há outras ações, como:
- Reposicionamento de estruturas (cantopexia);
- Restauração de volume ao redor dos olhos.
A blefaroplastia é uma cirurgia estética ou necessária?
As duas coisas. Isso acontece porque muitas pessoas que se perguntam “eu preciso de blefaroplastia?” não sabem se o excesso de pele nas pálpebras, ou as bolsas de gordura, estão ou não impactando a saúde (neste caso, no sentido da visão). O grande segredo da cirurgia é justamente conseguir combinar os benefícios estéticos com os de saúde.
Saiba mais sobre esse e demais procedimentos realizados pelo Dr. Palo Rubez entrando em contato
Agende agora mesmo sua consulta!
Quais os riscos e os resultados da blefaroplastia?
O maior risco que envolve a cirurgia é a quebra da expectativa, ou seja, o paciente não ficar satisfeito com o procedimento. Além disso, em casos mais extremos e raros, a pessoa pode desenvolver uma úlcera da córnea em razão da retirada indevida e excessiva de pele. Por isso a importância de procurar um especialista capacitado.
Sobre resultados, o aspecto estético é o grande diferencial. A pessoa passa a ter uma aparência mais jovial e a pele fica com um aspecto mais firme.
Quais são os cuidados necessários para a blefaroplastia?
Existem alguns cuidados que devem ser tomados no pré e no pós-operatório de uma blefaroplastia. São eles:
Pré-operatório
- Realizar um jejum de oito horas antes do início do procedimento;
- Realizar exames de hemograma e coagulograma;
- Suspender medicamentos anticoagulantes;
- Restringir o uso de cigarros.
Pós-operatório
- Cigarro: evite pelos dois meses seguintes à blefaroplastia;
- Faça uso da medicação prescrita pelo médico;
- Higienização facial: pode ser feita normalmente, com sabão neutro e água;
- Para uma recuperação mais rápida, o repouso de uma semana é indicado;
- Óculos de sol: uso recomendado pelos trinta dias seguintes à cirurgia, quando há exposição ao sol;
- Lentes de contato: evite o uso nas primeiras semanas;
- Na hora de dormir, a posição indicada é a de barriga para cima;
- Se perceber inchaço na área em que o procedimento foi realizado, compressas geladas podem aliviar.
Confira quais são os procedimentos auxiliares à blefaroplastia
A aplicação de toxina botulínica e o lifiting facial são os principais procedimentos auxiliares. Aliás, se você já se perguntou “eu preciso de blefaroplastia?”, certamente já questionou se há ou não necessidade destas intervenções. Vale a pena reforçar que tais procedimentos ajudam a potencializar os resultados da cirurgia de blefaroplastia. Isso porque ajudam a melhorar o posicionamento dos olhos, além de contribuírem para a redução das rugas.
5 motivos para realizar a blefaroplastia
- Melhora do campo visual: a pessoa passa a enxergar melhor em razão da retirada do excesso de pele;
- Melhora do aspecto cansado: após a cirurgia, aquele visual cansado passa a ser coisa do passado. O paciente fica com a aparência mais jovial;
- Internação: o procedimento é rápido, ou seja, a pessoa passa poucas horas internada;
- Recuperação: também é rápida. Não causa muitos transtornos;
- Resultados duradouros: se realizada adequadamente, a cirurgia garante o aspecto firme e jovial da região dos olhos por muito tempo.
Perguntas Frequentes
Quando e para quem é indicada a blefaroplastia?
Quando o excesso de pele das pálpebras e das bolsas de gordura passam a incomodar. É indicada para todas as pessoas. Normalmente, mulheres e homens acima dos 40 anos.
Quais os benefícios da blefaroplastia?
- Rejuvenesce a região dos olhos;
- Garante maior firmeza da pele;
- Amplia o campo visual;
- Reduz o aspecto de cansaço.
Quanto tempo dura a cirurgia de blefaroplastia?
É uma cirurgia rápida. Dura cerca de 90 minutos.
Qual o tempo de recuperação de uma blefaroplastia?
A cicatrização total pode levar 12 meses, mas não causa incômodos.
Como é o pós-operatório da cirurgia de blefaroplastia?
É bem simples. Basta seguir algumas medidas para não ter problemas, como usar óculos de sol ao sair na rua e evitar o uso de lentes de contato nas primeiras semanas.
Como fica a cicatriz da blefaroplastia?
Além da questão “eu preciso de blefaroplastia?”, também há “a cicatriz é grande?”. A resposta é: não! Na verdade, é bem fina e não fica visível, já que as dobras da pele ou os cílios a escondem.
Quais são as contraindicações da blefaroplastia?
As principais contraindicações ocorrem em casos de inflamações e infecções na região dos olhos, bem como em situações de conjuntivite e hordéolo.
Quais são os profissionais aptos a realizar a blefaroplastia?
O profissional apto a realizar a blefaroplastia é o médico cirurgião plástico. De forma alguma o procedimento deve ser realizado por profissional de outra área, e o cirurgião escolhido deve ser procurado com cautela e ter experiência no procedimento.
Gostou do conteúdo do post de hoje? Se ainda restar o questionamento “eu preciso de blefaroplastia?”, não perca mais tempo!
Saiba mais sobre o procedimento de blefaroplastia agendando uma consulta!
Fonte:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Saiba mais sobre esse e demais procedimentos realizados pelo Dr. Palo Rubez entrando em contato
Agende agora mesmo sua consulta!