Há sete procedimentos básicos neste sentido; não os seguir coloca em risco os ganhos trazidos pela operação.
Os cuidados pós rinoplastia são parte integrante do processo que levará ao sucesso de tal intervenção cirúrgica. Isto porque, na maior parte das vezes, a cirurgia de rinoplastia é realizada por motivos estéticos. E a falta de cuidados pós-operatórios anula, exatamente, o ganho em termos de beleza facial alcançados através do procedimento.
Porém, antes de prosseguir, convém deixar claro o que é uma rinoplastia.
Em poucas palavras, a rinoplastia é uma cirurgia feita no nariz de uma paciente, ou no de um paciente, a qual tem por objetivo modificar a aparência externa do rosto a fim de melhorar características dele e, assim, atingir uma harmonia com os demais traços do indivíduo.
Há dois tipos de rinoplastia, a aberta e a fechada. Saiba mais sobre a diferença entre elas.
No tipo aberto, as incisões são feitas nas laterais do nariz e na columela. Isso propicia uma melhor visão anatômica ao cirurgião. Removendo ou acrescentando tecidos, cartilagem e ossos, tal profissional remodela o nariz de seu cliente.
Já no tipo fechado, todas as incisões necessárias são realizadas internamente.
Dito isso, quais são os cuidados pós-rinoplastia que médico e paciente (em especial esse último) devem tomar visando assegurar o sucesso da intervenção?
Vamos conhecê-los.
Existe uma “linha do tempo” dos cuidados pós rinoplastia a ser observada, antes e durante a prática de tais cuidados. Não respeitá-la, e/ou não implementar esses cuidados, pode levar embora tudo o que se ganhou, em termos estéticos e até de saúde, com a rinoplastia.
Antes, vamos falar da linha do tempo mencionada. A recuperação de uma rinoplastia leva perto de 15 dias, assim divididos:
Esclarecida esta questão temporal, vamos agora aos 7 cuidados pós rinoplastia que todo aquele que se submete a tal intervenção deve observar:
O principal incômodo nos primeiros dias após a cirurgia é a obstrução nasal.
Esta obstrução é causada pelo edema das paredes internas das fossas nasais e pela presença de secreções e coágulos. No dia seguinte à cirurgia, o paciente deve iniciar lavagens frequentes das fossas nasais com spray específico, pelo menos 4 vezes ao dia.
Vale lembrar: o paciente deve evitar o uso de óculos por pelo menos dois meses após a rinoplastia.
O Dr. Paolo Rubez é cirurgião plástico, formado pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. Tem forte experiência, por exemplo, no combate a migrâneas via uso da toxina botulínica (botox). E, entre os anos de 2014 e 2018, o Dr. Rubez passou por seis estágios em Cleveland, EUA, na University Hospitals, visando justamente aprimorar-se em rinoplastia.
Fontes:
Lifting facial ou preenchimento? Veja aqui
Veja Saúde, a maior e melhor revista de medicina, nutrição e bem-estar do Brasil, clique…