Fale conosco pelo WhatsApp

Como reduzir o excesso de pele na pálpebra

Moça apontando para o rosto próximo a área dos olhos

1 dezembro, 2021 Por:

Blefaroplastia a laser é uma opção moderna e segura para realização da cirurgia plástica das pálpebras, corrigindo sinais de envelhecimento facial como a flacidez.

O excesso de pele nas pálpebras é um sinal incômodo do envelhecimento facial que fica mais proeminente após os 40 anos e pode acometer tanto homens como mulheres. Uma das opções de tratamento é a blefaroplastia a laser.

A blefaroplastia consiste na cirurgia plástica para correção do excesso de pele na pálpebra e nos sinais de envelhecimento na região dos olhos, viabilizando resultados como rejuvenescimento e podendo influenciar até mesmo na visão.

O que é e quais são as indicações da blefaroplastia a laser?

A blefaroplastia a laser é uma técnica que altera especificamente a etapa da incisão cirúrgica do procedimento que, em vez de ser realizado com o bisturi, como tradicionalmente, é feita com laser focado de CO2.

Nessa técnica cirúrgica, o laser corta e simultaneamente cauteriza o local da incisão, resultando em menor perda de sangue, maior precisão do corte e, posteriormente, pós-operatório mais tranquilo e com resultados estéticos mais satisfatórios com a cicatriz.

Apesar dessa diferença entre a blefaroplastia a laser e a técnica tradicional, a execução do procedimento e suas indicações são iguais. A cirurgia plástica das pálpebras é recomendada em casos como:

  • excesso de pele nas pálpebras;
  • bolsas de gordura na pálpebra inferior;
  • ptose palpebral, que consiste na queda da pálpebra devido fraqueza muscular;
  • pseudoptose palpebral, que consiste na queda em decorrência da flacidez.

Além de problemas estéticos decorrentes dessas questões, elas também podem comprometer a saúde do paciente, prejudicando a visão em caso de ptose severa.

Na blefaroplastia a laser, a correção desses problemas pode ser acompanhada da remoção dos xantelasmas, que são bolinhas de colesterol localizadas nas pálpebras, e das rugas presentes nas pálpebras inferiores.

Como é realizada a cirurgia plástica da pálpebra?

Como toda cirurgia plástica, a blefaroplastia a laser tem início com a consulta com cirurgião plástico, exames de saúde e avaliação pré-operatória para determinar se a intervenção é segura e recomendada às insatisfações do paciente.

No dia do procedimento em si, a internação ocorre pela manhã e, em geral, a alta hospitalar ocorre no mesmo dia à noite. Utiliza-se, quando não associada com outros tipos, a anestesia local com sedação que tem efeito entre 3 e 6 horas.

Na blefaroplastia a laser faz-se a incisão na linha dos cílios utilizando o laser de CO2 que cauteriza o local, reduzindo o sangramento. O especialista então remove o excesso de pele e os demais sinais indesejados, podendo fazer a sutura dos músculos para tratar a ptose e fazer a revisão da hemóstase para correto fluxo sanguíneo no local. Em seguida, a incisão é suturada e fechada.

A blefaroplastia pode ser realizada nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas, sendo chamada de completa.

Quais os benefícios e resultados do tratamento?

A blefaroplastia a laser é uma técnica mais moderna do que a versão tradicional, entregando benefícios aos pacientes, como:

  • menor sangramento durante o procedimento cirúrgico;
  • maior precisão na realização da incisão cirúrgica;
  • redução dos edemas e inchaços durante o pós-operatório;
  • redução dos hematomas após a cirurgia plástica;
  • menor tempo de recuperação, podendo retomar as atividades cotidianas rapidamente;
  • cicatriz mais discreta.

Apesar dos benefícios da blefaroplastia a laser, é importante que o paciente siga corretamente as recomendações médicas do pré e do pós-operatório, reduzindo as chances de problemas durante o tratamento ou na recuperação.

Para melhores resultados é fundamental que sejam adotados cuidados como:

  • compressas frias sobre os olhos ajudando a amenizar o inchaço;
  • dormir de barriga para cima e manter a cabeça mais elevada que o tronco, usando dois travesseiros;
  • usar óculos de sol ao se expor ao sol no primeiro mês, evitando a formação de manchas;
  • não aplicar maquiagens ou cosméticos na região sem autorização médica.

A blefaroplastia a laser somada aos cuidados apropriados antes e depois da cirurgia plástica garante resultados estéticos mais satisfatórios. Agende sua consulta aqui!

Dr. Paolo Rubez

Dr. Paolo Rubez

Cirurgião Plástico
CRM/SP: 124.773
RQE: 38.994
Formado pela UNIFESP, o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez coloca em prática toda a sua experiência em cirurgias estéticas, além de colaborar na disseminação da cirurgia de combate a enxaqueca, técnica em que é pioneiro no Brasil

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE