A recuperação da cirurgia de ritidoplastia geralmente leva em torno de dez a quinze dias e é ideal que o paciente não fique sozinho nas primeiras quarenta e oito horas após o procedimento. É esperado que o rosto do recém-operado apresente um inchaço substancial, que geralmente começa a diminuir após os quatro primeiros dias.
Áreas de roxidão são mais visíveis por até cinco dias após a cirurgia e começam a desaparecer no decorrer da primeira semana. Os roxos podem se estender até o pescoço e irão mudar de cor, indo do roxo escuro para esverdeado, passando para tons de amarelo até desparecer nas primeiras semanas.
Drogas esteroidais são ocasionalmente ministradas ao paciente para ajudar a reduzir o inchaço pós-cirúrgico. Compressas de gelo e elevar a posição da cabeça na cama também ajudam a reduzir o inchaço.
A Ritidoplastia é uma cirurgia plástica que não costuma causar dor. Há desconforto e incomodo para movimentação da face no início. A sensibilidade é diminuída, principalmente próxima às incisões, e vão retornando nos primeiros meses.
Instruções pós-operatórias
Toda cirurgia envolve algum risco de complicações. Os riscos de um lifting facial incluem: sangramento, infecção, cicatrizes inestéticas, contornos irregulares, dormência e perda de movimento facial. Possíveis complicações podem ser minimizadas caso o paciente:
- Mantenha sua cabeça elevada por dois travesseiros por um mínimo de duas semanas,
- Não se envolva em atividades extenuantes durante um mínimo de quatro semanas,
- Não levante peso por quatro semanas,
- Não faça movimentos bruscos com a cabeça por duas semanas,
- Faça uma dieta equilibrada,
- Beba bastante líquido e não beba álcool. O álcool pode afetar o equilíbrio além de alterar a eficácia dos medicamentos pós-operatórios,
- Tome medicação anti-náusea, como prescrito quando necessário,
- Mantenha as incisões e a face limpas,
- Use protetor solar de no mínimo FPS 50 e chapéu de sol quando sair de casa,
- Não tenha muita exposição solar por no mínimo 3 meses.