Fale conosco pelo WhatsApp

Quais os principais benefícios da rinoplastia?

17 set, 2020

Por mais que a cirurgia do nariz tenha se tornado um procedimento popular (se classificando como uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo) por proporcionar a melhoria estética do nariz, muitas pessoas desconhecem os diversos outros benefícios da rinoplastia, que podem ir além da reconquista da autoestima.

Este procedimento pode oferecer uma maior qualidade de vida aos indivíduos que optam pela cirurgia de nariz. Entretanto, para que seja possível conquistar os benefícios da rinoplastia, é imprescindível ter o auxílio de um cirurgião plástico qualificado e experiente que seja capaz de oferecer suporte ao paciente e alinhar as expectativas do indivíduo com os resultados que o procedimento pode oferecer.

Principais benefícios da rinoplastia

De maneira geral, a cirurgia plástica do nariz é capaz de reconquistar a autoestima e proporcionar uma melhoria da harmonia facial dos indivíduos que se submetem ao procedimento. A partir desta intervenção, é possível atender diversas demandas da estética nasal, tais como formato, tamanho e estrutura do nariz — podendo satisfazer pacientes com diferentes anseios relacionados à aparência.

Os benefícios da rinoplastia são diversos e podem englobar desde mudanças estéticas desejadas pelo paciente, como melhorias respiratórias. Isso porque, além de ter a possibilidade de ser associada a outras intervenções estéticas — como a mentoplastia, popularmente denominada plástica no queixo—, a cirurgia de nariz pode ser feita em conjunto de outros procedimentos funcionais.

É o caso, por exemplo, da rinoplastia associada à correção do desvio de septo ou com a turbinectomia, procedimento para retirada da carne esponjosa do nariz, condição essa que pode intensificar casos de rinite. Nesses casos, a cirurgia permite que o paciente conquiste uma melhoria significativa em sua capacidade respiratória.

A cirurgia de nariz também pode auxiliar na correção de imperfeições genéticas, traumas nasais e de cirurgias anteriores — como é o caso da rinoplastia secundária, uma alternativa para pacientes que foram submetidos a cirurgias plásticas nasais e não obtiveram resultados satisfatórios.

Vale lembrar, entretanto, que apenas o cirurgião plástico poderá avaliar se o paciente está apto para se submeter a cirurgias associadas e se é necessário mais de uma intervenção.

Procedimentos associados: o que é levado em conta?

Mesmo que seja potencialmente atrativo considerar associar outros procedimentos — tanto de finalidade estética quanto funcional — para aumentar os benefícios da rinoplastia, o paciente deve conversar com o cirurgião plástico para averiguar se a associação é de fato segura e se será possível obter os resultados desejados.

Para que seja possível avaliar se o paciente pode ser submetido à associação de procedimentos, o cirurgião plástico irá analisar diversos aspectos que envolvem a realização da cirurgia, tais como:

  • Quadro clínico do paciente;
  • Tempo estimado para realizar as técnicas em conjunto, já que o tempo de anestesia não pode ser superior à 6 ou 7 horas, para maior segurança;
  • Se a posição indicada para a realização de ambos os procedimentos é compatível;
  • Se as indicações para repouso e recuperação de ambos os procedimentos é parecida;
  • O sangramento ocasionado pelos procedimentos deve ser avaliado em conjunto e separadamente, evitando colocar o paciente em risco.

Como melhorar os resultados da rinoplastia?

Embora seja comum os pacientes focarem nos detalhes acerca da realização do procedimento, a recuperação também é uma das etapas fundamentais para aumentar os benefícios da rinoplastia.

O pós-operatório não costuma apresentar complicações quando o paciente é cuidadoso com as recomendações médicas e as segue à risca. É importante evitar a exposição ao sol, friagem ou vento nas primeiras semanas, além de dormir com a face voltada para cima por duas semanas, trocar e cuidar dos curativos e tomar medicamentos conforme prescrição médica.

Todos esses cuidados garantem que o paciente poderá ter resultados melhores, aumentando os benefícios da rinoplastia. Para saber outras particularidades da cirúrgica plástica no nariz, entre em contato e agende uma consulta com o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez.

Fontes:

Clínica de Cirurgia Plástica – Dr. Paolo Rubez;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Sobre o autor
Formado na Escola Paulista de Medicina / Unifesp, é especialista em cirurgia plástica e cirurgia da enxaqueca. Além disso, passou por sete estágios em Cleveland, nos EUA, na University Hospitals, para se aprimorar em Rinoplastia.