Fale conosco pelo WhatsApp

A rinoplastia pode resolver o “nariz de batata”?

20 ago, 2020

A rinoplastia é a cirurgia plástica que visa alterar a estética nasal em busca de mais harmonia entre os elementos da face. A técnica permite corrigir diferentes insatisfações, como as trazidas pelo chamado nariz de batata ou outras relacionadas ao tamanho e formato, permitindo que eles sejam ajustados de acordo com o desejo do paciente.

O chamado “nariz de batata” está entre as condições que podem ser revertidas por meio da rinoplastia. A intervenção, entretanto, deve ser realizada por um cirurgião plástico capacitado, de modo a possibilitar uma estrutura nasal mais harmoniosa e proporcionar resultados alinhados com as expectativas do indivíduo.

O que é “nariz de batata”?

O “nariz de batata” é consequência do formato das cartilagens da ponta nasal e pode ser resultante das características da pele do paciente. Ambos os fatores são determinados pela genética e pela etnia, e conferem um aspecto bulboso e largo para a ponta do nariz.

A cirurgia plástica para reverter o nariz de batata não tem por objetivo descaracterizar uma condição genética do paciente, mas deixá-lo mais satisfeito com a própria aparência.

Quando realizada de forma responsável e por profissionais capacitados, a rinoplastia para reversão do “nariz de batata” permite preservar as características genéticas e étnicas do paciente, proporcionando maior equilíbrio estético do nariz em relação à face e, muitas vezes, melhorando a autoestima do paciente.

O objetivo da rinoplastia sempre é o de proporcionar maior satisfação do paciente com a própria aparência, respeitando as individualidades e as características gerais da pessoa e mantendo a naturalidade após a intervenção.

Quais são os cuidados no pré-operatório?

Assim como na rinoplastia que visa atender outras demandas estéticas, quando a insatisfação do paciente está relacionada ao nariz de batata é importante ter um pré-operatório adequado para obter resultados mais satisfatórios e garantir uma intervenção segura.

O primeiro passo é certamente procurar por um cirurgião plástico experiente, de confiança e que tenha conhecimento prévio sobre a reversão do nariz de batata. Essa experiência permite que o profissional avalie melhor o caso e as alterações que serão feitas para obter uma face harmônica e que respeite as individualidades do paciente.

Algumas etapas do pré-operatório são relevantes para garantir a saúde do paciente e o atendimento às suas demandas estéticas, como:

  • Esclarecimento de dúvidas durante as consultas iniciais, permitindo o entendimento de quais são as possibilidades e limitações do procedimento cirúrgico;
  • Alinhamento das expectativas ao que a rinoplastia pode entregar como resultado;
  • Avaliação da estrutura facial do paciente para planejar uma mudança no nariz que seja harmoniosa e compatível com a face;
  • Realização de exames prévios para verificar a condição de saúde, identificando se o paciente está apto a uma intervenção cirúrgica;
  • Recomendações médicas para garantir a segurança durante o procedimento, como interromper uso de tabaco e bebidas alcoólicas e o uso de medicamentos anticoagulantes;
  • Recomendações pré-cirúrgicas que incluem jejum, organização da bolsa hospitalar, presença de um acompanhante, entre outros detalhes.

Verifica-se assim que o suporte pré-operatório é essencial para que a opção pela rinoplastia para correção do nariz de batata seja consciente por parte do paciente e mais segura, considerando todas as particularidades do quadro individual.

Como a rinoplastia corrige o nariz de batata?

A rinoplastia, sobretudo por meio da técnica aberta, permite a visualização direta das estruturas anatômicas nasais e o emprego de suturas e enxertos cartilaginosos para moldar o nariz na forma desejada.

A redução das asas do nariz também pode ser necessária para um resultado mais harmonioso e proporcional ao rosto de cada paciente.

Para correção específica do nariz de batata é comum que haja uma remodelagem no formato e estilo do nariz por meio de incisões nas narinas que permitem reduzir a proporção da base nasal. Em alguns casos, o especialista opta também por aumentar a projeção da ponta utilizando enxertos de cartilagem.

A técnica empregada nesse tipo de rinoplastia é a ressecção, pois ocorre a remoção de parte do tecido das asas nasais para moldar o novo formato do nariz. As incisões são feitas nas extremidades das asas nasais, o que garante uma cicatriz mais discreta e rente à dobra natural da pele.

Como ter uma boa recuperação da rinoplastia?

Após a alta hospitalar, o paciente deverá respeitar uma série de recomendações médicas para garantir uma recuperação mais rápida e segura, o que influencia diretamente no tempo para retomada das atividades e nas chances de que haja complicações pós-operatórias.

É comum que após a rinoplastia o paciente fique com o nariz inchado e com hematomas na região. Além disso, sangramentos nasais podem ocorrer. Esses efeitos colaterais são passageiros, e podem ser amenizados mais rapidamente com cuidados como:

  • Manter a cabeça mais elevada que o tronco durante o repouso;
  • Evitar a exposição solar;
  • Fazer compressas frias, sem incidir peso sobre a face;
  • Tomar apenas a medicação prescrita pelo médico;
  • Não usar óculos;
  • Manter o nariz higienizado e seco;
  • Evitar alimentos processados, gordurosos ou difíceis de mastigar.

Com os cuidados adequados atividades cotidianas leves podem ser retomadas em cerca de 10 dias. Atividades extenuantes, como trabalho braçal ou exercícios físicos, devem aguardar liberação médica — o que costuma ocorrer em cerca de 4 semanas.

Quais são os resultados da cirurgia?

Entre os resultados alcançados pela rinoplastia, nestes casos especificamente, está uma definição mais delicada da ponta do nariz, tornando-a menor e mais compatível com os anseios do paciente.

A rinoplastia possui uma cicatrização bastante lenta, sendo que até 90% do inchaço some nos três primeiros meses após a realização da cirurgia. O resultado definitivo, porém, pode demorar até um ano para ser observado, principalmente na questão da definição da ponta nasal.

A correção do “nariz de batata” é um procedimento seguro, mas a cirurgia deve ser conduzida por um cirurgião plástico devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O conhecimento do profissional será essencial para um resultado mais satisfatório e seguro.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Paolo Rubez.

Sobre o autor
Formado na Escola Paulista de Medicina / Unifesp, é especialista em cirurgia plástica e cirurgia da enxaqueca. Além disso, passou por sete estágios em Cleveland, nos EUA, na University Hospitals, para se aprimorar em Rinoplastia.